Preparamos 10 mandamentos do Churrasco com os amigos!

1 - "O melhor churrasqueiro..."

Sempre haverá alguém que acha que sabe fazer o churrasco melhor do que você. É aquele que se "aprochega" à churrasqueira -- porque não conhece mais ninguém no evento -- e diz: "tá boa a carne heim...". Vai ganhando sua confiança, logo parte pra ofensiva e diz: "hah mas falta carvão" ou "vai queimar..."

Imponha tua autoridade e diga: QUEM É O ASSADOR?

2 - O vegetariano de boa

Às vezes aparece um vegetariano no churrasco e, são de duas espécies: os "de boa" e os "militantes".

Lógico que entre os dois existe grande diferença. Vamos falar dos primeiros. Eles são aqueles que não ligam pra carneada do evento e não enchem o saco dos demais por comer carne. Na democracia do churrasco, sempre haverá alguma salada, pão e até um lugarzinho na churrasqueira para um hambúrguer de soja... Afinal, o churrasco é um momento de paz e confraternização entre amigos, sem discriminação. Que bacana!

3 - O militante...

Pois é, nem sempre o vegetariano está disposto a ser de boa. Às vezes, são forçados por alguém a estar presente ou querem mesmo encher o saco, vão ao churrasco e exigem condições especiais: "deixa tua carne a 15cm de distância da minha salada..." e "não corte os legumes com a mesma faca que foi cortada a carne..."

Logo depois, começa a militância: "Não te da pena comer um animal morto?" ou "vocês se alimentam de cadáveres..."

4 - Está bom de sal?

Qual a quantidade correta? O que dizem os especialistas? O que diz o assador? O que dizem a maioria dos convidados? O critério é daquele entojado que acha tudo salgado e diz com toda autoridade "se tiver faltando põe no prato"

A verdade é que o assador deve se impor e não deixar a galera tomar conta, nunca haverá consenso. Logicamente, com bom senso, buscar um meio terno, pra ninguém dizer que está salgado ou faltando sal...

5 - O ponto da carne

Dilema parecido com o item anterior, mas com mais dramaticidade pro assador. Em todo churrasco haverá uma pessoa que vai dizer: "que nojo, a carne está crua, está sangrando...". Se o assador opta por deixar a carne mais passada, alguém vai pedir pra fazê-la mal passada. É um dilema, obvio que é possível agradar todos os gostos, torrando solas de sapato pra turminha do "bem passado" e servindo boi mugindo pra quem gosta. Mas fato é, a carne mal passada fica mais macia e suculenta, uma vez que se assa demais a carne, fica seca e dura, destruindo a reputação do assador...

6 - Os abutres

Fazem parte da fauna churrasqueira. São aquelas pessoas -- individualistas por natureza -- que ficam do lado da churrasqueira durante todo o churrasco, são os primeiros a chegar quando a carne está sendo cortada -- cinicamente, dizem estar experimentando a carne para prestar um serviço à coletividade -- e estão ali toda vez que se corta a carne -- para justificar seu dinheiro investido no "racha do churrasco". Às vezes não respeitam nem aquela guria que não conseguiu comer carne ainda, tamanho reboliço que se forma onde se está carneando... mas que barbaridade!

7 - Os paraquedistas...

"Não tragam ninguém a mais porque a quantidade de carne e cerveja está certa, se não vai faltar..."

"Não chamem mais ninguém porque já pagamos e eles não vão dar nada..."

"Não cabem mais pessoas no pátio da minha casa, então não chamem mais ninguém..."

Estas advertências são tão inúteis como falar com as paredes. Sempre chegará alguém que não foi convidado, que alguém chamou pra não se sentir muito sozinho no evento. E pior, o amigo do seu amigo você nem conhece... E o cidadão não vai se tocar em levar algumas cervejas, ao menos...

8 - A cerveja

Por lembrar da cerveja, um dos mais clássicos problemas do churrasco. Nunca deixe a cargo dos convidados a cerveja. Vão aparecer com cervejas da pior espécie possível, aquela água de pano retorcido que nem o filho da mãe que comprou irá tomar... Claro, ele vai tomar a cerveja boa que algum inocente comprou. Por isso, pegue o dinheiro antes e compre uma boa cerveja. E se disserem: "Hah mas eu não vou beber..." Não caia nessa!!!

9 - Os que não ajudam em nada

Pois é, ninguém entende que o assador está ali, assando o churrasco por pura amizade, servindo os amigos com o maior gosto. Mas tem uns que pesam estar pagando o assador e não ajudam em nada. Não ajudam a carregar as sacolas no supermercado, não pegam as compras no carro, não colocam a cerveja pra gelar, não pegam a carne na geladeira, não ajudam o assador a espetar a carne, nada disso!!! Tomam mais cerveja que todo mundo e não pegam uma tampinha de garrafa no chão...

10 - Por último, um aviso

Caso alguém que você pensa em convidar pro churrasco reúna mais de duas características acima, não o convide. Uma até que é tolerável, ninguém é perfeito. Duas, as coisas já começam a ficar difíceis. Se passar de duas, repito, não o convide! Se convidar, fique avisado!

Fique por dentro das novidades:

Açougue Kretzer - Mercado Público de Florianópolis

http://acouguekretzer.com.br

http://www.facebook.com/acouguekretzer