Ceviche

Muitos aproveitam a viagem para algum país ou cidade de cultura diferente para saborear pratos típicos. O chamado turismo gastronômico é uma experiência extremamente enriquecedora, já que esses pratos trazem aromas, cores, texturas e sabores que mostram, de uma forma muito prazerosa, como é a vida e o dia a dia do povo local.

No entanto, a globalização e o cosmopolitismo de algumas regiões têm dado um novo gás para a culinária de raiz, que tem sido reinventada por chefs jovens e criativos. Hoje, pratos até então patrimoniais e tradicionais têm se transformado e ganhado contornos inusitados, sem, ao mesmo tempo, perderem sua essência. Eles ganham novos ingredientes, novas apresentações, novas disposições e ainda flertam com culturas distintas, sendo produtos extremamente modernos e antenados.

O Peru, um dos países mais históricos do mundo e onde a fusão de etnias faz parte de sua essência, tem entendido muito bem esse cenário. É em suas vibrantes cidades, com destaque para a capital, Lima (a terceira maior das Américas), que restaurantes de ponta têm remodelado diversos pratos, ganhando fama internacional e até mesmo prêmios das mais conceituadas revistas do segmento.

Por isso, se você pretende fazer uma viagem para esse país da América do Sul, você precisa conferir os restaurantes do Peru, provar seus cardápios inventivos e descobrir uma nova faceta do turismo gastronômico. Nesse artigo, estão listadas as melhores opções e por que visitá-los é crucial para qualquer turista apaixonado por comer e beber bem.

Os premiados

Quem acompanha, anualmente, a edição latino-americana da premiação da revista britânica Restaurant, sabe que o Peru está em alta. Nos últimos dois anos, é um restaurante de Lima quem ganhou o prêmio de melhor da região. Trata-se do Central, comandado pelo chef Virgilio Martinez.

Ali, um trabalho contemporâneo utiliza-se da culinária peruana clássica para cativar turistas e a nova geração de consumidores locais. Considerado o 4º melhor restaurante do mundo, também pela Restaurant, o Central tem receitas com ingredientes dos quatro cantos do Peru – há desde matérias-primas da Amazônia até produtos do mar e dos Andes. No entanto, para minimizar gastos e para facilitar a logística, nem tudo é nativo. A casa conta com uma horta própria, instalada nos fundos do empreendimento, de onde saem hortaliças, ervas e vegetais frescos, perfeitos para a preparação de receitas da mais alta qualidade.

No entanto, prepare-se para o preço: a expectativa é de se gastar em torno de R$ 220 por pessoa, valor comparável ao dos restaurantes mais luxuosos de São Paulo e do Rio de Janeiro. Além disso, não se esqueça de reservar.

Outro premiado restaurante do Peru é o Astrid y Gastón, o 3º da América Latina e o 2º do país. Ali o tempo é proporcional à qualidade da experiência: um jantar leva em torno de 04 horas, já que só é servido o menu-degustação, que pode ter inclusive 26 pratos diferentes – um contraste com o pequenino salão, que dá direito a uma agradável varanda. Ali a comida também foca numa culinária peruana reinventada, com direito a um trio de ceviches espetacular. O ceviche, aliás, dá o tom em muitas casas, já que o prato é um dos símbolos da culinária peruana.

Assim como o Central, o preço é salgado. São R$ 500 por pessoa, isso se incluído um vinho. Também é fundamental reservar.

Menos pompa, mas muito sabor

Outros restaurantes do Peru também valem a visita, apesar de não terem a mesma pompa e luxo que os premiados. O El Mercado é um deles. De decoração alegre e alto-astral, a casa é comandada por Rafael Osterling, um chef bastante antenado que percebeu que o ceviche servido em Lima era muito homogêneo e, por isso, resolveu criar um estabelecimento que servisse diversas versões do prato. Ali nada de mesmice: tudo tem muito sabor e ingredientes diferentões, maravilhosos para quem quer ousar. Além de ceviches, a casa também serve sanduíches e um maravilhoso Tacu Tacu, em que frutos do mar são salteados com vinho branco e aji amarillo (uma espécie de pimenta peruana).

E, por fim, outro restaurante que compensa em Lima é o La 73, localizado bem no bairro de Barranco. Singelo, simples e muito saboroso, ele é um lugar para quem não quer luxos na hora de comer, mas quer uma refeição muito boa e eficiente. Ali pratos típicos peruanos ganham uma leve pitada espanhola, como o pollo a la parrilla, um frango feito com temperos andinos e grelhado segundo a moda espanhola da parrillada. Realmente um lugar delicioso, para quem não quer gastar muito.

Por isso, em sua viagem ao Peru, não deixe de conhecer seus maravilhosos restaurantes, que, cada qual a sua maneira, encantam os amantes de uma boa, criativa e diferenciada culinária.