A cenoura é uma raiz muito usada na cozinha do Brasil e do mundo, existe uma variedade de cardápios que utilizam cenouras. Podem ser usadas na salada, como petiscos, no preparo de caldos e sopas, em forma de purê, doces e bolos. A cenoura é muito versátil, não existem muitas desculpas para não provar e aderir ao consumo dessa raiz.

Ela é também a raiz perfeita para sua saúde e cozinha. Uma super aliada das melhores receitas e também uma auxiliar da sua saúde. Ela é crocante, muito saborosa e nutritiva, sendo fontes de várias vitaminas.

O consumo da cenoura tem sido associado a diminuição dos níveis de colesterol e melhora da saúde ocular. Além disso, sua ação antioxidante tem sido associada à redução dos riscos de câncer.

O teor de água que pode ser encontrado na cenoura varia entre 86 a 95%, ela também contém poucas gorduras e proteínas. As informações abaixo são referentes a uma porção de 100 gramas de cenoura:

  • Calorias: 41
  • Água: 88%
  • Proteínas: 0,9 gramas
  • Carboidratos: 9,6 gramas
  • Açúcar: 4,7 gramas
  • Fibras: 2,8 gramas
  • Gorduras: 0,2 gramas

Propriedades da cenoura

As cenouras possuem principalmente água e carboidratos que consistem em açúcar (sacarose e glicose) e amido. Você também pode encontrar na cenoura uma ótima fonte de fibras, essenciais para regular o sistema digestivo.

O baixo índice de glicêmico da cenoura também está associado a vários benefícios para saúde, inclusive é super recomendada para pessoas diabéticas por regular os níveis de açúcar no sangue.

Das fibras presentes na cenoura, a pectina é a principal delas. Ela é um tipo de fibra solúvel, muito boa para a redução de açúcar no sangue. Além disso a pectina também é fonte de alimento das “boas” bactérias intestinais, auxiliando na saúde da flora intestinal.

Principais vitaminas da cenoura

A raiz alaranjada apresenta uma série de vitaminas indispensáveis para quem busca ter uma boa saúde. Ela é fonte principalmente de biotina, potássio, vitamina A e B6.

  • Vitamina A: ricas em betacaroteno que no nosso organismo se converte em vitamina A. A vitamina A é desempenha uma função muito importante para a saúde dos olhos e melhora do sistema imunológico.
  • Biotina: conhecida também como vitamina B7 ela tem um papel importante para o metabolismo das gorduras e proteínas no organismo.
  • Vitamina K: evita hemorragias através da atuação na coagulação sanguínea e promove a saúde óssea melhorando a densidade.
  • Potássio: conhecido também pele símbolo K, o potássio é importante para o controle da pressão arterial.
  • Vitamina B6: também conhecida como piridoxina, a vitamina B6 atua melhorando a respiração das células e no metabolismo de proteínas, além de atuar na conversão dos alimentos em energia.

É nos compostos vegetais da cenoura que encontramos tais vitaminas. Por exemplo, o betacaroteno, um pigmento carotenoide que produz a coloração alaranjada da cenoura, no nosso organismo é convertido em vitamina A.

Outros compostos vegetais importantes que estão presente na cenoura são: o alfa-caroteno, luteína, licopeno, poliacetilenos e antocianinas. E então, convencido da importância do consumo da cenoura?

Agora será menos difícil ainda resistir aquelas receitas maravilhosas com cenoura.