Essa torta fria ficou muito boa. Ela é bem diferente, eu tive a ideia de fazer uma mistura, massa de pão de ló salgado com recheio de salpicão, e deu certo.

 
Ingredientes do Pão de Ló:
 
– 5 ovos
– 5 colheres de amido de milho
– 1 colher de chá de sal
– óleo para untar a forma
 
Ingrediente do Recheio Salpicão:
– Maionese (eu comprei 1 kg e sobrou um pouco)
– 1 kg de peito de frango desfiado ou moído
– 1 pacote de batata palha
– 50 gramas de uvas passas
– 50 gramas de nozes
– 200 g de azeitona sem caroço
– 2 cebolas pequenas
– 2 cenouras grandes
– 1 maçã
– 2 dentes alho
 
 
 
Modo de preparo:
 
*Pão da torta-
 
Bata na batedeira as claras em neve, até ficar firme sem cair da colher. Acrescente as gemas uma a uma bata tudo, por ultimo acrescente o amido de milho e o sal e bata também. Unte uma forma grande com óleo e amido de milho para facilitar a retirada na hora de montar a torta. Antes eu fazia essa receita de pão de ló e colocava o amido de milho por ultimo, uma colher de cada vez peneirando e mexendo levemente com uma colher, mas eu testei bater tudo na batedeira e deu certo também. E como a massa é para torta fria não deve ficar alta, tem que se baixinha mesmo.
Asse em forno pré aquecido a 180 graus de 20 a 30 minutos, faça o teste do palito, se sair limpo quando você espetar está pronto. Quando estiver frio, retire da forma com cuidado, use uma espatula de silicone para ajudar. Divida o pão de ló no meio, e reserve.
 
*Recheio de Salpicão-
 
Para o recheio, cozinhe o peito de frango com sal, uma cebola pequena e 2 dentes de alho para dar gosto e aproveite o caldo para umedecer o pão de ló, depois desfie o frango e reserve. Em um pote grande que você possa misturar tudo, comece a colocar os ingredientes. Primeiro pique as azeitonas, as nozes e a maçã. Depois rale as cenouras e vá colocando tudo no pote. Agora pique a cebola, refogue com o óleo de sua preferencia e misture no pote com os outros ingredientes. Coloque também as uvas passas, a batata palha, o frango desfiado e a maionese, coloque a maionese aos poucos e vá misturando até ficar uma mistura úmida para rechear a torta. O resto da maionese é para colocar por cima da torta fria, reserve.
 
* Como montar a torta-
 
Em uma bandeja que caiba o pão de ló divido ao meio, coloque a primeira metade de pão de ló, com a ajuda de uma colher umedeça a o pão com o caldo do frango que sobrou. Então coloque o recheio de salpicão e espalhe bem. Depois coloque por cima a outra parte do pão de ló e umedeça com o caldo também. Por último coloque maionese por cima para decorar como a torta fria tradicional.
 
Está pronta a torta, agora é só colocar para gelar e depois servir.