A algum tempo, comer macarrão entre amigos, tornou-se uma "tarefa" pouco profíqua. Pois, todas as vezes quem cozinhava eram sempre as mesmas duas ou três pessoas. Como as pessoas não modificavam, o tipo de macarrão, consequentemente também não modificava. E era sempre aquele macarrão extremamente cozido, com molho sem sal e tempeiro, com pedaços grandes de cebola murcha; e ainda, muito oleoso. 

Certo dia, já no fim de nossa reunião quinzenal, decidimos que daí um mês seria em minha casa. Então tive tempo para pesquisar tipos e macarrão e o molho mais apropriado para cada um dos tipos de macarrão. Pois, há macarrões extremamente finos e outros nem tanto, há aqueles que são pedaços de minúsculos a pedaços realmente consideráveis. Tendo em vistas que o morador da casa da reunião escolhia o tipo de macarrão e de molho; fiz minha parte. Escolhi um tipo sêmola, levemente encorpado, com ovo em sua composição. Vamos à receite que modifiquei, mas que é simples, barata, bela e apetitosa. 

Inicie provando um vinho suave [doce], conforme a preferência. Sugiro este, pois a mulher também preferirá, normalmente, um tipo suave a um demi ou seco.

 

INGREDIENTES:

500g de macarrão tipo sêmola; (não é o tipo spaghetti);

5 tomates maduros;

2 cebolas de cabeça;

4 colheres de sopa de extrato de tomate;

1 colher de sopa de alho triturado;

1 colher de chá de pimenta-do-reino;

1 colher de chá de assafrão;

1 colher de chá de sal;

2 ovos;

2 colheres de sobremesa de azeite.

 

MODO DE PREPARO:

Coloque um litro de água para ferver; 

Tome os tomates à mão e retire o pendúculo (a parte dura), faça um corte em formato de cone, para não desperdiçar o fruto. Em seguida parta-o ao meio, tome as metades e corte pequenas tiras; destas pique-as bem pequenas. Repita o mesmo processo com os outros frutos.

Limpe as cebolas, retire as folhas que estiverem secas; rale as duas em ralo simples ou em um ralo com sulcos pequenos. 

Provavelmente a água já estará fervendo. Adicione uma das colheres de sobremesa de azeite nesta água, meia colher de sal; mecha essa mistura e adicione as 500 g de macarrão. Oberserve que a embalagem afirma que, em média, são necessários 8 minutos para o cozimento da massa.

Em uma panela à parte, acrescente a outra colher de azeite e as cebola ralada ou triturada. Refogue-a e mecha com cautela, para não grudar. Quando já estiver dourada, acrescente os tomates picados, o alho, o restante do sal, a pimenta-do-reino e o assafrão. Após um ou dois minutos de cozimento, acrescente o extrato de tomate.

Aos poucos vai se tornando um molho homogêneo, misture de modo intermitente, até que não haja mais partes distintas de cebola ou tomate. Acrescente um pouco de água, use a água fervendo, pois vai agilizar o seu processo. Acrescente os dois ovos e mecha até que eles sejam totalmente dissolvidos e encorpe o molho.

Verifique se o macarrão após 8 minutos de fervura está cozido ao dente, ou seja, macio e sem aquele aspecto de massa seca por dentro. Informo que as pessoas quanto mais próximas do mar, a água ferve mais lentamente, então se você estiver nas alturas, pode levar apenas 6 minutos para ferver a água. Escorra a massa utilizando um escorredor e passe-a em água fria. 

Em uma travessa crescente duas ou três colheres de molho e coloque a massa por cima. Colocando o restante do molho. 

Se quiser, poderá acrescentar cebolinha verde ou manjericão por cima do prato pronto. Ou mesmo, se preferir, poderá servir a massa já no prato da pessoa que irá servir. Acrescentando o cheiro verde por cima ou mesmo o manjericão. 

Sirva com vinho tinto ou rosé. Pois a acidez do alho, da cebola e do extrato de tomate, poderá "tampar" o sabor de um vinho branco, que é melhor servido com uma massa também com molho branco. 

Bom apetite!