O Botox é, atualmente, um dos procedimentos mais procurados visando o tratamento de rugas e a suavização das marcas causadas pelo envelhecimento. Mas você sabe como funciona o tratamento?

 A toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, é uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum tipo A, que apesar de ser uma toxina, é altamente purificada para ser utilizada com fins estéticos. Dessa forma, a toxina não oferece riscos ao paciente, desde que as normas e a quantidade de aplicações sejam obedecidas.

A ação do Botox consiste basicamente na paralisação dos músculos da área aplicada, como são esses músculos que produzem as rugas durante suas contrações, a toxina botulínica acaba suavizando as marcas de expressão e eliminando rugas.

Em que casos o Botox é indicado

A toxina proporciona ótimos resultados na suavização das rugas localizadas em regiões como a testa, entre as sobrancelhas, ao redor dos olhos (pés de galinha) e ao redor da boca. Por isso, a técnica é indicada para pacientes com sinais inicias de envelhecimento, para quem não deseja realizar uma cirurgia plástica facial e também como complementação após o procedimento cirúrgico.

Mas é importante ressaltar que o botox trata as rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que aparecem quando contraímos algum músculo da face. As rugas permanentes, ou seja, as estáticas, que continuam aparecendo mesmo quando não nos expressamos, não podem ser atenuadas pela toxina botulínica, nesses casos é recomendado outro tipo de tratamento.

Como funciona o tratamento com a Toxina botulínica

O tratamento com botox é realizado sob anestesia local, a toxina botulínica apresenta o seu efeito máximo após cerca de 7 dias, sendo que a duração típica é de 4 até 6 meses.

As aplicações podem ser repetidas ao longo dos anos, de acordo com a necessidade de cada caso, mas devem sempre ser realizadas por um profissional especializado, como um cirurgião plástico.

Um profissional que vale destacar nesse tema, é o Dr. Alan Landecker, cirurgião plástico com formação internacional, pois sua clínica em São Paulo irá realizar esse mês uma semana promocional dedicada ao Botox.