Equipes de Autogestão - "Não há líderes".

Vitor O Ribeiro
04.11.2010.

Vivemos em uma época em que tem se tornado comum vermos maquinas e equipamentos realizando grandes proezas de forma autônoma, sem que seja necessária a operação direta do homem. Por exemplo, podemos encontrar no mercado maquinas de lavar roupas que após ser colocada a roupa em seu interior e adicionado os devidos produtos de limpeza, a mesma, por meio de um programa especifico, executa todas as tarefas que são necessárias absolutamente sozinhas. No campo, a agroindústria nos mostra que também possui maquinas que realiza de modo autônomo a tarefa que necessitaria de vários homens, no que diz respeito à colheita dos grãos. Maquinas inteligente que já não precisam que um individuo as opere do modo presenciam, trabalham mesmo que não haja alguém para operá-las, coordenando suas tarefas. E o futuro nos remete a avanços que seguem o mesmo caminho, o caminho da automação.

Se hoje já podemos dizer que as maquinas já podem trabalhar de modo a gerenciar suas próprias tarefas, ações e ate mesmo suas escolhas, podemos estar certos de que já passamos da hora de nos seres humanos buscarmos nossa autogestão, tanto para a vida pessoal quanto para nossa vida profissional.
Isso nos leva a entender que quer estejamos atuando de modo isolado, quer estejamos inseridos em uma equipe de trabalho ou mesmo em uma organização, precisamos nos aperfeiçoar ao ponto de estamos aptos a sermos pessoas, equipes e organizações auto-gerenciavéis.

Mas o que é ser uma pessoa auto-gerenciavél?

Auto:
Exprime a noção de próprio, de si próprio, ou por si próprio.

Autogestão:
Gerencia de uma empresa pelos próprios trabalhadores (ou de uma equipe por pelos próprios membros que a compõem).

Ou seja, é ser uma pessoa ou profissional habilitado a decidir por si próprio, capaz de escolher e realizar ações por si mesmo com base em seu conhecimento. Preparado para, quando necessário, estar pronto para gerenciar a si mesmo na execução de suas tarefas dentro de um grupo de trabalho.
Assim, estamos falando de equipes com profissionais que são apitos a atuar por si próprios ou que possuem habilidades capazes de coordenarem suas próprias ações sem a intervenção, auxilio ou coordenação de terceiros. Mas, tente imaginar uma equipe que por algum motivo qualquer tenha que operar sem a presença de um líder, se valendo da autogestão praticada por seus membros, será que se sairiam bem? Veja, abaixo, um grande exemplo de autogestão que responde a essa pergunta.

Durante sessenta e nove dias os olhos do mundo estiveram voltados para o Chile, mais precisamente para uma mina chamada São José, onde trinta e três homens ensinaram ao mundo uma lição extraordinária de perseverança, união e trabalho em equipe. A centenas de metros debaixo da terra fomos surpreendidos dia a dia com lições relacionadas à paciência, perseverança, fé, autocontrole, união etc. Mas uma das lições vividas por estes homens e retratada por um dos sobreviventes nos leva a entender que aqueles homens, profissionais, tornaram-se mais que uma equipe unida, eles se tornaram um exemplo de equipe auto-gerenciavél. Mostrando que a função e a presença de um líder são de grande importância para uma equipe, mas diante de certas circunstancias, algumas equipes conseguem chegar ao ponto de produzirem resultados surpreendentes mesmo sem que um individuo as lidere.

A revista "Época" teve a oportunidade de entrevistar um dos trinta e três sobreviventes o Sr. Ariel, nesta entrevista o mesmo destaca alguns pontos relacionados à equipe e a autogestão.

O repórter lhe perguntou se ele era considerado um dos lideres enquanto estavam aguardando o resgate, veja o que ele respondeu. "Na verdade, não havia líderes. Eu não me considerava líder."

Quando interrogado sobre o papel de Luis Urzua o líder do turno, o Sr. Ariel respondeu: "Urzúa era o chefe do turno na hora do acidente. Era natural que, por sua atribuição, tomasse uma condição de líder. Mas, a partir do momento em que ficamos presos, éramos apenas 33 trabalhadores. Esquecemos os cargos, se alguém era operador ou chefe de turno. Éramos todos com um único objetivo."

Quando o Sr. Ariel afirmou que lá embaixo não era o líder e que nem mesmo seu companheiro, Luis Urzúa, líder daquele turno, não se identificaram como lideres do grupo, suas palavras certamente não ofenderam nenhum de seus companheiros, pois sabia que da maneira como agiram não houve a necessidade de elegerem um líder, visto que todos sabiam o que cada um deveria fazer e mais, o que se esperava de cada um deles, não se fazendo assim, necessário a presença de alguém que os liderasse no objetivo de saírem dali, visto que esse era o desejo e o único objetivo de cada um deles.

Dois pontos ficam claros por meio destas declarações:
? Primeiro: A liderança de um grupo ou equipe não é prerrogativa do mais venho, ou do mais inteligente, nem mesmo do que ocupa a posição de chefia. A liderança deve ser exercida por aquele que a conquistada por mérito, pela iniciativa e pelo desejo de servir aos outros (liderados) auxiliando-os na tarefa de alcançarem um determinado objetivo. Esse modelo de liderança dente a ser bem sucedida por quem a pratica, visto que mérito, iniciativa e abnegação para servir são competências que são percebidas por aqueles que se submeterão a liderança.

? Segundo: Quando várias pessoas possuem e compartilham os mesmos valores e por meio desde desejam alcançarem um objetivo que seja comum a todos, torna-se desnecessário a presença de alguém que as lidere, no sentido de: mande-las no curso correto e motivá-las. Pois todos sabem onde querem chegar e isso às motiva a continuar em frente. Passam a ser pessoas lideradas e motivadas pelo que as uni.

"Quando a meta se torna um objetivo compartilhado por todos os membros da equipe, tornando-se um objetivo comum a todos, torna-se desnecessário a presença de um individuo que atue na função de líder, pois cada membro da equipe, individualmente, e ao mesmo tempo de forma coletiva, unidos em trono de um mesmo objetivo, atuando em prol a uma mesma finalidade, unindo seus esforços e competências, tornam-se indivíduos preparados e aptos a exercerem a autogestão, lideres por excelência, e deixam de ser uma equipe sem líder para se tornar em uma equipe de lideres. Lembre-se: melhor ter uma equipe de lideres, do que em líder na equipe."

Cada um daqueles homens se esforçou para administrarem a si mesmo, para gerenciarem suas ações, contribuições, pensamentos, desejos, palavras e impulsos, a fim de contribuir em prol a um fim comum, voltarem à superfície. Isso é autogestão, esta é uma equipe auto-gerenciavél.

Entenda! De forma alguma estou dizendo que não é mais necessário investir na formação e presença de lideres nas equipes que hoje temos. De modo nenhum, antes ratificamos a importância, validade e necessidade de lideres que estejam aptos a exercerem suas funções com competência e sabedoria. O que desejo mostrar é a necessidade de lideres que ao exercer suas atribuições não ignorem o fato de que cada liderado deve ser preparado para atuar, no presente e no futuro, como gestor de si mesmo e de suas tarefas bem como de outros que necessitem de seus préstimos como líder. Desejo fomentar a necessidade de despertar em cada liderado o desejo e a consciência da necessidade de se preparar e estar pronto para atuar como líder, seja ocupando uma função dentro de uma equipe ou grupo, seja estando à frente de uma equipe ou grupo.

Diante dessa realidade, qual devem ser a atitude e o papel do líder?
? O líder eficaz será aquele que possuir visão e humildade para reconhecer que liderar é trabalhar de modo a aceitar que no futuro, por meio de seus esforços, seus liderados se tornarão lideres.

Nem todos os líderes estão prontos para assumir esta postura. Muitos crêem que ficarão postados na função de líder para sempre, e movidos pela insegurança de terem que deixam o posto deixam de preparar seus liderados para que atuem de modo a exercerem a autogestão no presente e se tornem lideres no futuro. Tornando-as pessoas que dificilmente deixam de ter a necessidade de serem guiadas ou lideradas.
Ser liderado é ótimo, mas ter a oportunidade de alcançar a independência e a autonomia por meio do estudo e da capacitação deve ser visto como um premio a ser alcançado por todos os que são liderados.

? Cada líder deve entender que aqueles que o seguem vêm a ele como alunos, mas devem ser transformados em discípulos.

Existe algo muito importante que distingue o aluno de um discípulo. O aluno como o próprio nome diz em latim são "sem luz", ou seja, sem a luz do conhecimento sem a instrução. Já o discípulo é aquele que, não só adquiri conhecimento e instrução, mas também segue os passos de seu líder ou mestre. Aplicando o conhecimento adquirido a fim de atuar de modo semelhante a seu líder.

Aqueles mineiros além de terem sido orientados por um líder que os preparou de modo excepcional, atuou, também de modo a capacitá-los para que no momento devido pudessem assumir a posição de lideres.
Posso citar um motivo para justificar o fato de que aqueles homens, naquele momento, não necessitavam ser liderados. Pense nas razões que pediria a presença de líder entre eles. Podemos dizer que, na maioria das vezes um líder é necessário para mostrar o caminho, manter a equipe com o foco no objetivo, orientar, gerenciar possíveis conflitos, motivar, corrigir, ensinar, punir, quando necessário etc.

Agora analise comigo:
Eles necessitavam de alguém que os mostrasse o caminho? Eles precisavam de alguém que mantivesse a equipe com o foco no objetivo? Precisavam de alguém que os orientasse? Alguém capaz de gerenciá-los como mediador de conflitos? Pelo que nos foi apresentado, eles precisavam ser motivados? Precisavam ser corrigidos, ensinados ou punidos? Creio que não! Não havia a necessidade de um líder. Ate mesmo para elaborar a ordem dos que sairiam primeiro não resultou em problemas, atrito ou confusão. Eles sabiam o que tinham que fazer e fizeram.

Perguntado sobre qual a lição que o Sr. Ariel havia tirado deste episodio, ele respondeu: "Como diz o ditado, que a união faz a força. Temos que resgatar isso. Nós demos ao Chile e ao mundo um exemplo de como conseguir um objetivo estando unido. Mesmo com todas as diferenças entre cada um, todos estávamos ali, apegados a um só Deus."
Além da competência, além da dedicação e esforço individual, quando estamos unidos em torno de um mesmo objetivo nos tornamos "um". Quando agimos com o mesmo pensamento e propósito, deixamos de lado o que possa ser capaz de nos desmotivar, desviar nosso foco ou nos tornar incapazes. Quando agimos como "um" somos muito mais fortes. Somente a união é capaz de transformar pessoas e profissionais competentes em equipes de autogestão. Equipes capazes de gerenciar a si mesmos e a grandes projetos e avanços por si próprias.
Abaixo cito alguns conselhos que ajudarão a nos tornarmos pessoa apta a gerenciar nossa própria vida, carreira e equipe.
 Saiba o que, como e quando realizar o que é de sua responsabilidade;
- Isso consiste em apresentar de modo prático o conceito de "competência" no que diz respeito a "saber", "saber fazer" e "saber ser". Não podemos esperar que nossos lideres e superiores invistam todo o tempo a nos monitorar ou nos acompanhar na execução de nossas tarefas. Não é raro encontrarmos pessoas que não estão dispostas a ensinar, e quando o fazem desejam fazê-lo uma única vez, assim, preste a máxima atenção e busque estudar e aprender cada vez mais de modo, a saber, o que deve ser feito, saber fazer, de modo correto o que deve ser feito e saber ser, aquilo que se espera de você como pessoa e profissional.

 Tenha iniciativa, não espere que outro lhe diga o que deve ser feito;
- Assuma na prática o conceito de "iniciativa". Seja o primeiro a propor idéias e soluções e/ou esteja pronto para analisar e aplicar as mesmas idéias e sugestões quando apresentadas por aqueles que estejam colaborando com você. Uma vez que saiba o que deve ser feito, não deixe que o fato de não saber como fazer o limite. Leia, consulte, na maioria das vezes que não saber algo, conhecemos alguém que saiba. Não espere que lhe digam o que deve ser feito ou como deve ser feito, encontre os meios e faça.

 Confie em si mesmo e no conhecimento que possui;
- Acredite que é possível conseguir obter o excito, saiba administrar o medo e tenha a calma para aplicar todo o conhecimento que possui. Arriscar e errar fazem parte e está presente em todos os caminhos que levam ao sucesso. Sendo assim, confie no que sabe e faça com perfeição.

 Mantenha o foco no resultado a ser alcançado;
- Não se deixe desviar, objetive o resultado. Perdemos tempo precioso desviando nossa atenção e nosso foco.

 Não ignore os processos, pois eles refletem eficiência e resultam em eficácia;
- Procure conhecer os processos utilizados e aplique-se a agir de modo que os mesmos sejam atendidos a fim de que aja eficiência que resulte em eficácia.

 Valorize a união e some esforços;
- Lembre-se que autonomia não é sinônimo de individualismo. Quando necessário esteja disposto a se unir e aceitar a ajuda de outros a fim de maximizar os resultados.

 Mantenha-se atualizado e atento, mesmo as menores variações;
- O mundo e o ambiente onde estamos inseridos esta em constante mudança, processos, idéias, e mesmo estratégias mudam constantemente. Sendo assim, esteja pronto e preparado de modo a ser flexível quando necessário para acompanhar e se adaptar as alterações que surgirem.

 Avalia-se constantemente, procure analisar seu progresso, bem como os avanços e possíveis erros que possam ocorrer;
- Somos avaliados o tempo todo, não podemos escapar disso. Desta forma, antes de ser avaliado por terceiros, avalie-se a si mesmo, certamente encontrará avanços, bem como pontos que necessitam ser corrigidos e melhorados. Somente desta forma alcançará resultados cada vez melhores.

 Esteja sempre pronto e on-line.
- Aprenda sempre, estude sempre, mantenha-se em constante treinamento só assim estará pronto e bem preparado para atender as oportunidades que surgirem em sua trajetória profissional. Procure estar sempre em contato com informações relacionadas a sua área de atuação de modo estar sempre atualizado, pronto e bem informado.

Lembre-se, ser liderado é ótimo, mas ter a oportunidade de alcançar a independência e a autonomia por meio do estudo e da capacitação deve ser visto como um prêmio a ser alcançado por todos os que são liderados. Pense nisso um forte abraço e que Deus o abençoe sempre.