A sibutramina é uma amina que vem sendo bastante utilizada na fórmula de inibidores de apetite, que são produtos visam proporcionar o emagrecimento através da sensação de saciedade. A princípio esta substância tem diversos benefícios a oferecer para quem pretende perder os quilos extras, porém, é necessário usá-la com cautela, pois do contrário a pessoa pode desenvolver doenças graves.

Os inibidores que contém sibutramina são fabricados em cápsulas, o tratamento deve ser realizado com a ingestão de uma pílula por dia. Não é recomendado aumentar o consumo por conta própria, pois isto pode causar um excesso de saciedade, fazendo com que a pessoa emagreça muito, ou ainda tenha o seu organismo prejudicado pela falta de nutrientes.

Além disso, a alta concentração de sibutramina no organismo pode interferir no funcionamento do fígado, fazendo com que ele fique sobrecarregado, não conseguindo realizar o filtro de todas as substâncias que são ingeridas, o que faz com que o sistema imunológico se torne frágil. Em decorrência disto, é de fundamental importância que o tratamento seja feito com intervalos de pelo menos um mês para que o organismo tenha tempo de eliminar as impurezas.

Estes inibidores também não são indicados para mulheres grávidas, pois a redução no apetite pode prejudicar o desenvolvimento do bebê, uma vez que a quantidade de nutrientes ingeridas não é o suficiente para nutrir dois organismos ao mesmo tempo. Portanto, se a descoberta da gestação vier durante o uso do produto é preciso suspender o consumo imediatamente, e posteriormente consultar-se com um médico para avaliar se a mãe deve consumir vitaminas, assim poderá suprir a carência que teve destes elementos.

Por fim, os remédios para emagrecer também não devem ser consumidos pelas pessoas que possuem problemas cardíacos, hepáticos, ou que estão em fase de desenvolvimento, uma vez que a substância pode agravar as doenças ou interferir no crescimento do indivíduo.