Segundo estimativas do Instituto Akatu, a humanidade já consome 25% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos.

Uma das melhores maneiras de mudar isso é a partir das escolhas de consumo. Ao levantar informações sobre os produtos, como são produzidos, por quem, a maneira de tirara maior proveito do produto e como descartá-lo depois do uso, o consumidor maximiza os impactos positivos e minimiza os negativos.

Para satisfazer essa mudança no cenário atual, têm surgido nos últimos anos novos produtos e negócios sustentáveis. E é aí que entra o consumo consciente e o poder de escolha dos consumidores, que têm tido cada vez mais opções na hora de comprar. O consumo consciente visa o equilíbrio entre a satisfação do cliente e o bem-estar da sociedade e da natureza.

Visando atender a demanda por produtos “verdes”, principalmente dos consumidores conectados a internet e as redes sociais, surgiu a Greenland Ecostore (www.greenlandecostore.com.br), loja virtual multimarcas de produtos sustentáveis, ecologicamente corretos, naturais, orgânicos e veganos. “Queremos oferecer o que há de mais novo no mercado de sustentáveis, divulgando os benefícios que esses produtos trazem às pessoas e o bem que fazem ao planeta, disseminando o ideal ancião de preservação da natureza, aliado à última tecnologia em processos de produção e ao uso de materiais menos nocivos”, destacou Fernando Schneider, idealizador da eco loja. “Os consumidores se tornaram mais críticos, estão exigindo mais qualidade e tolerando menos agressões como a poluição; estão mais conscientes do que estão comprando”, completou.

 O papel da Greenland Ecostore é reunir esses produtos em um portal de vendas para divulgar e fomentar o mercado de produtos sustentáveis. Entre os principais produtos disponíveis na loja estão artigos de decoração e utensílios para a casa feitos de bambu, cosméticos orgânicos, a primeira linha de maquiagem vegana do Brasil, tapetes e acessórios para yoga recicláveis e biodegradáveis, camisetas e moletons em tecidos ecológicos variados, óculos em madeira de reflorestamento, capas para iPhone de bambu e uma seleção especial de bebidas orgânicas.

 “Os benefícios são imensos: cosméticos e maquiagem, por  exemplo, que são muito utilizados pelo público feminino, normalmente contém alumínio e parafina, o que pode ser prejudicial no longo prazo. Nossos produtos utilizam ingredientes encontrados na natureza e não são testados em animais”, acrescentou Schneider.

Catarinense, 30, formado em Turismo e Lazer, Schneider mudou-se para Londres em 2005, onde se pós-graduou em Marketing anos depois. Foi em um festival de cultura alternativa e sustentabilidade em Portugal que começou a mudar sua visão de mundo. Envolveu-se também com a filosofia budista, o que o levou a uma peregrinação pelo Nepal e pela Índia e que, segundo ele, reforçou seu interesse pelo planeta e o tornou mais consciente. Em 2012 retornou ao Brasil e decidiu investir em uma loja de produtos sustentáveis.

Contato: Fernando Schneider

E-mail: [email protected]

www.greenlandecostore.com.br

www.facebook.com/greenlandecostore