DISTÚRBIO ESPECÍFICO DE LINGUAGEM: do conhecimento à orientação no processo de ensino e aprendizagem de um adolescente do Ensino Fundamental II

RESUMO

Este trabalho se refere à saúde, à educação, e ao próprio desenvolvimento do indivíduo. Mostrará, dentro de muitos distúrbios de aprendizagem, o DEL – Distúrbio Específico de Linguagem, que é uma desordem de comunicação iniciado na infância e caracterizado pelo atraso na aquisição e desenvolvimento da linguagem, sem que haja motivo aparente. Ainda possui cura. O DEL é também muito confundido com a dislexia, autismo de grau leve, e possui um difícil diagnóstico por não ser muito conhecido no Brasil. No decorrer do desenvolvimento desse estudo, será analisado como se dá o processo de ensino e aprendizagem do portador, o processo de aceitação e ajuda dos pais, o método de ensino adequado que os professores devem usá-lo. Realizou-se pesquisa bibliográfica, onde os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. Como métodos de pesquisa, tomou-se o caso de um pré-adolescente de 12 anos, portador de DEL, cursando o Ensino Fundamental II, e a postura de seus pais. Os instrumentos utilizados foram questionários com questões fechadas para o jovem e  seus pais. Após serem recebidos, os questionários foram analisados. Os principais resultados encontrados dão conta de que o jovem em  questão possui estrutura psíquica bem sólida, e sua interação social esta dentro do esperado. Ele tem consciência de que é portador de DEL, sabe dos seus direitos como cidadão, e tem noção das implicações do distúrbio.

Espera-se que esse estudo possa contribuir para uma melhor orientar as famílias, professores e profissionais da educação no conhecimento desse distúrbio. Acredita-se que, ao fazer pesquisas nos fatores genética, sintomas do DEL, métodos de ensino e aprendizagem para o portador de DEL, muitos rótulos, serão evitados e a falta de informação será suprida.

Concluo que ainda se tem muito a fazer, muitas lacunas à serem preenchidas, muito o que  pesquisar e compreender o funcionamento do portador de DEL como um todo. 

PALAVRAS- CHAVE: DEL . Ensino. Aprendizagem. Adolescente