Discurso para o curso de pedagogia
 
Discurso para o curso de pedagogia
 


DISCURSO PARA O CURSO DE PEDAGOGIA  -

PROF. Me. CIRO JOSÉ TOALDO (NOME DESSA TURMA)

Estimados formandos, hoje meus colegas de trabalho, caros familiares, amigos e colegas desses guerreiros, batalhadores que muito se esforçaram para conseguir esse tão sonhado objetivo: ter um diploma e estar formado num curso superior. Primeiro quero dizer que não tenho palavras para agradecer pela escolha de ser o nome da turma de vocês. Para mim e, para minha família aqui presente, é uma grande honra. Tenho a plena convicção que vocês escolheram um curso que esta em evidência e que tem muitas perspectivas para o competitivo mundo do trabalho.

Esse momento é de recordação e de muita lembrança: em minha mente, estou rememorando o início do ano de 2004, quando vocês começavam a árdua missão da vida acadêmica, lá encontraram um professor que não largou do pé de vocês, muitas vezes até nos desentendemos, mas creio que entenderam nossa forma de agir, de ser e de conduzir a vida – hoje aqui vocês estão para a festa, a festa da vitória, da conquista e da solidificação de quem lutou para esse chegar nesse momento de triunfo. 

Só nos resta dizer parabéns, mas parabéns do fundo coração, pois como sempre colávamos nas provas e trabalhos e permeávamos nossas discussões em sala de aula:

“CONSERVE OS OLHOS FIXOS NUM IDEAL SUBLIME E LUTE SEMPRE PELO QUE DESEJARES, POIS SÓ OS FRACOS DESISTEM E SÓ QUEM LUTA É DIGNO DA VIDA”. Vocês hoje estão demonstrando que são fortes e que são pessoas dignas, pois venceram todas as barreiras.  

Um outro pensamento:

A PERSISTÊNCIA É O CAMINHO DO ÊXITO”. Vocês persistiram e, hoje são os mais novos pedagogos. 

E ainda mais:

“DE NADA VALE AJUDAR OS QUE NÃO SE AJUDAM A SI MESMO”. Vocês se ajudaram, enfrentaram as dificuldades e venceram mais um degrau da existência.

Espero que vocês, caros formandos, tenham sucesso em vossas vidas, mas não se esqueçam: sempre sejam vocês mesmos – deixem suas marcas por onde passarem - não tenham medo de fazer o bem - de praticar a caridade - de fazer o que é certo – de ser honesto e de agradecer a Deus por tudo que vocês receberam.

Enfim, nesse dia de festa, de regozijo, júbilo e das fortes emoções, que vocês não parem por aqui, avancem nos estudos. Os filósofos de nossas ruas há muito tempo afirmam: o ser humano nasce para conquistar o mundo deixado por Deus e, que o sol nasce para todos, mas é preciso fazer nossa parte, pois os méritos vão surgindo de acordo com a nossa vontade, nosso empenho, dedicação e amor pelo trabalho que abraçamos. Ajudem sempre os mais fracos e necessitados, principalmente dentro do campo da educação. Estimulem nossos alunos, nossos professores e a comunidade que vocês vão estar inseridos. Eis ai a grande missão de um autentico pedagogo.  

Mais uma vez, muito obrigado por terem me escolhido como nome de turma e não se esqueçam de sempre honrar o nome da faculdade que lhes concedeu esse título de Pedagogo, as Faculdades Integradas de Naviraí – FINAV.

Sejam felizes e meu grande abraço a todos.

 
Download do artigo
Avalie este artigo:
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Ciro Toaldo
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Professor Me. Ciro José Toaldo. Graduado em História pela UNOESC. Mestrado em História pela UFMS. Professor no Ensino Superior. Foi Diretor de Escola Pública, Presidente do Conselho Municipal de Educação, Membro do Conselho do FUNDEB. Faz parte da Associação Naviraiense dos Poetas e Escritores (A...
Membro desde fevereiro de 2009
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: