O Brasil ocupa a 2ª posição em número de cirurgias plásticas no mundo, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC). O que comprova que aderimos de vez a prática das cirurgias plásticas como aliadas para melhorar nossa imagem e levantar nossa autoestima.

Porém como todo procedimento invasivo, a cirurgia plástica exige cuidados especiais, principalmente depois da operação. Até porque, se as orientações médicas não forem seguidas corretamente, o resultado pode não ser o esperado.

Portanto é fundamental uma boa recuperação após a cirurgia e para isso é preciso seguir algumas regras. Listamos algumas dicas básicas que garantem um bom pós-operatório, para que sua cirurgia plástica tenha ótimos resultados.

 • Evite esforço físico: Andar muito ou pegar peso eleva a frequência cardíaca e pode provocar o aumento dos edemas decorrentes da cirurgia, causar sangramentos ou abrir cicatrizes. Portanto, o ideal é evitar qualquer esforço físico nos primeiros dias após o procedimento.

 Evite tomar sol: A exposição ao sol de áreas com hematomas, principalmente os causados pelas cirurgias plásticas faciais, pode causar manchas crônicas na pele ou escurecimento das cicatrizes. Além disso, os edemas tendem a aumentar e a exposição solar pode piorar o processo de cicatrização. Por isso, evite a exposição solar por até três meses após a cirurgia.

 • Não ingerir bebidas alcoólicas e fumar: As bebidas alcoólicas podem diminuir o efeito dos antibióticos e o cigarro pode causar a má cicatrização.

 • Faça uma boa higiene do local: É preciso dar uma atenção especial para as cicatrizes cirúrgicas durante o banho e mantê-las sempre limpas para diminuir o risco de contaminação e evitar que o processo de cicatrização seja comprometido. 

 

 Qualquer problema ou complicação deve ser informado ao médico. Por isso, sempre escolha um profissional especializado e uma clínica responsável, que te garanta toda estrutura e cuidados necessários. A UP!Plástica, em São Paulo, é uma clínica que fornece muitas informações sobre cada procedimento no seu site, visando esclarecer todas as dúvidas e dar total suporte para os pacientes.

 Cirurgia plástica é uma aliada, mas é coisa séria, por isso escolha uma clínica que te dê toda segurança e siga todas as recomendações médicas para uma recuperação perfeita.