MEMORIAL DESCRITIVO

Estudei pela primeira vez no ano de 1978, na escola de 1º Grau karoBempô, localizada na Aldeia Katõ, situada no RioKabitutu, noMunicípio de Jacareacanga-PA, em que a Professora pioneira era Regina Coelho da Silva, funcionária da FUNAI (Fundação Nacional do Índio).

No primeiro dia de aula, eu encontreium desafio muito forte, porque não entendia e nem falava a língua portuguesa, mas,isso não impediu a minha curiosidade de aprender a escrever e falar a língua recém -chegada à minha vida escolar na época.A segunda professora com quemestudei foi Maria Solange, repetindo a mesma série, porque a aula nunca terminava o ano letivo certo, devido à ausência de professores. Quando saiam para cidade, não retornava para o seu local de trabalho, assimo atraso das aulas acontecia quando a educação era da responsabilidade da FUNAI.

 A terceira professora com quem eu estudei, foi com a Ilma de Belém Carvalho da Silva,que trabalhou durante seis anos, quando conclui a 4º série do Primeiro Grau, na década de1984, foi à última professora contratada e concursada pela FUNAI.

Na Aldeia Katõ, ficou muito tempo sem professor na comunidade, então abandonei o estudo eparti para a atividade de garimpo, em busca de um meio para me sustentar, afinal, só me resultou as doenças de malárias e outros.  A minha ausência da escola, trouxe muito atraso para a minha comunidade e para mim, principalmente, porque eu não tinha mais como estudar, muito menos fora da Aldeia.

O meu contato com a sociedade não indígena, aconteceu em 1990, quando eu me desloquei da Aldeia para a cidade de Santarém-PA, pela primeira vez para estudar no SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), no qual passei seis meses onde me formei em Mecânico, reparador de automóvel diesel. Retornei para a Aldeia e comecei a praticar o conhecimento adquirido comotrabalhador voluntário, fazendo serviços de manutenção nos motores comunitários e das escolas, essa foi à primeira ação afirmativa.

O meu retorno para a Escola aconteceu em 1992, com 23 anos de idade, fora da Aldeia na cidade de Jacareacanga-PA, meinscrevi no projeto Gavião, mais não conclui, no ano de 1993, recomecei a estudar na Escola Prof.ª Maria Emília na EJA, (Educação de Jovens e Adultos),no Ensino Fundamental. Cursei o Ensino Médio Regular na Escola Brigadeiro Haroldo Coimbra Veloso, no ano de 2008.

A minha trajetória na política partidária Municipal, durante 05 mandatos que equivale vinte anos, onde adquiri outros conhecimentos de mundo para trabalhar com diferentes sociedades no caso índio não índio, como representante legal noPoder Legislativo Municipal, fui eleito primeiro Vereador Indígena da Etnia Munduruku, sou um dos Constituintes na elaboração da Lei Orgânica do Município,eleito uma vez presidente da Comissão Justiça e Redação Final, três vezes presidi aComissão de Educação, também participei na relatoria da Comissão de Finanças eOrçamento da Câmara Municipal.

Durante o trabalho de Vereador, os meus projetos, requerimentos,ofícios eoutros documentos, foram mais voltada para a educaçãoescolar indígena através do Município. Foram construídas várias escolas com padrão MEC,nas aldeias e nas áreas garimpeiras,contratação de professores índios e não índios para atuarem na área da educação, sem formação adequada como professores leigos,mas pornecessidade da época.Participei do conselho de alimentação escolar,com oobjetivo de acompanhar e fiscalizar o recebimento e distribuição da merenda escolar e aceitação do mesmo pelosalunos, acompanhei diversas vezes a realização de jornada pedagógica anual, não como professor, mais como representante legítimo do povo,e participava também das Conferências de Educação Municipal,Regional, Estadual e Federal como  delegado eleito nas Conferências.

No ano 2010, ministrei a aula na Escola de Ensino Fundamental Carmem Valente da Silva, para 2º ano da EJA (Educação de Jovens e adultos), o público alvo,índios e não índios, com oobjetivo de daraulas,tornar comum o uso da língua oral e escrita na língua Munduruku, daquela região e ao mesmo tempo ensinar o professor não índio, sobre a cultura diferenciada para banir o preconceito na sociedade. Realizei oficina de saber em2009, na semana de comemoração do dia do índio,com os alunos de níveis básicos,as escolas envolvidas foram: HaroldoC.Veloso,Maria Emília e Carmem Valente da Silva, com exposição de artesanatos,alimentação típicas, e esportesIndígenas. No final do evento foram expedidos osCertificados de participação.No ano de 1994, fiz parte da Associação indígena Pusuru, do Alto Tapajós, como um membro fiscal, com objetivo deacompanhar o trabalho do mesmo, na execução dos projetos que teve os resultados como: a Demarcação da terra indígenaMunduruku, a retirada dos invasores, Garimpeiros,Madeireiros,Pecuaristas, Pescadores e Comerciantes, com o apoio do Governo Federal, Implantação do Curso de Magistério Indígena na Aldeia Sai-Cinza, na terra Indígena Sai- Cinza, para a Formação dos Professores leigos, posteriormenteforma mais uma turma com 217 alunos para o Curso Ibaorebu, Ensino Médio Integral que pretende formar em três áreas de conhecimentos diferentes como: Magistério, Agroflorestal e Enfermagem. Implantação da casa de Saúde indígenaem Jacareacanga-Pá, em parceria com o Poder Executivo Municipal, em 10 de setembro de 2010, foi implantado o Ensino Médio Modular, nas seguintes Aldeias: localizadas, Aldeia Sai-Cinza na Margem esquerda do Rio Tapajós, Aldeia Katô Rio Kabitutu,   Aldeia Missão Cururu no Rio Cururu, o referido Ensino, já formou  1º e 2º turmas durante a sua Implantação totalizando 382 alunos, uma parte destas  turmas já estão cursando o Ensino Superior, nos Munícipios, em Jacareacanga,Itaituba e na cidade de Santarém-PA.

Em janeiro de 2010, continuei o meu estudo, desta vez no Ensino Superior; pela Instituição FAI Faculdade de Itaituba, extensão em Jacareacanga, nas aulas intervalar nos Meses de janeiro, julho e janeiro, para quatro anos, na cidade Jacareacanga-PA, no Prédio da Escola Haroldo Coimbra Veloso, Avenida Mundurukânia,bairro Bela Vista. Primeiro Professor foiJoaci Castro, na abertura da aula, ele fez um dinâmico muito interessante para que, apartir daquele momento, eu senti a diferençaentre os ensinos básicos e o Superior,no decorrer das aulas, encontrei novos amigos e amigas, fazendo trabalhos emdupla, e em grupos, seminário e atividades individual.

Perante as aulas, foram feito diversas pesquisas como posso memorizar de algumas: pesquisa de campo, entrevistas na cidade, no interior e nas Aldeias Indígenas, trazendo problemas cotidianos da sociedade para dentro da sala de aula, como trabalho de exposição pelos acadêmicos de Letras. Lembro-me, as questõesmais destacadas na sala era sobre Cultura Indígena, devido uma sociedade bem diferenciada daquela Região. Estagiei na Escola de Ensino Fundamental Carmem Valente da Silva, localizada na Av. Mundurukânia, bairro aeroporto de Jacareacanga-PA, nas séries de 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano, onde tive oportunidade de acompanhar o trabalho dos Professores, de como eles trabalham, e distribui as fichas para preenchê-las individualmente, com as seguintes perguntas: qual a sua Formação Acadêmica? Como deve ser trabalhada com os alunos Indígenas? O que entendem sobre a Educação indígena e Educação Afrodescendente? De que trata a Lei, 11.645, aprovado em 10.03.2008.

No 6º período do Curso, aconteceu comigo uma coisa que quase tirou a minha vida desse mundo, acidente de moto, os dois últimos períodos conclui com muita dificuldade, graças à proteção do Divino.

Em janeiro de2014, tive a experiência para participar de um curso, de extensão universitária na Instituição FAI (Faculdade de Itaituba), como um professor Indígena da Língua Materna Munduruku, público alvo, professores, acadêmicos das áreas de: Letras, Pedagogia, História e Enfermagem aula de primeiro nível como vocabulário leitura do texto traduzido na Língua Munduruku, com a duração de 50 horas e com Expedição de Certificados.

A partir do dia 07 de julho,de 2014, comecei frequentar o novo desafio, é na Pós-Graduação, para me especializar na Docência para o Magistério Superiorampliando cada vez mais o meu conhecimento, e  ter um bom perfil de professor na área Letras.

Este trabalho de Memorial Descritivo trata da minha jornada que percorri durante a minha vidadesde a infância até na atualidade, por tudo que passei nos momentos difíceis e de alegrias. O texto menciona o primeiro ano da minha escolaridade na Aldeia e fora da Aldeia. Aqui deixo o meu abraço, agradecendo aopapai do Céu que me guia todos os momentos, a todos os Educadores que me alfabetizaram fico muito grato por isso, e feliz para continuar a vida.

Hans Amâncio Caetano kaba Munduruku

Itaituba, 21 de Julho de 2014.