As bicicletas estão presentes na vida do homem há muito tempo e cada vez mais vêm ganhando espaço, seja nos esportes radicais, nas práticas de atividades físicas ou no lazer para adultos e crianças. Mas mesmo sendo algo tão popular e conhecido das pessoas, existem diversas informações que a maioria das pessoas não sabe á respeito das bikes. As famosas "magrelas" tem muita história e fatos curiosos relacionados á elas desde sua criação, até sua evolução, desenvolvimento, aperfeiçoamento, até chegar aos dias atuais. Se você está entre os apaixonados pela vida sobre duas rodas e ficou intrigado para saber mais sobre o universo ciclístico, fique atento á este texto, onde vamos falar sobre os mais variados fatos e curiosidades sobre bikes.

1- A mais antiga das bicicletas foi chamada em seu país de origem, a França, de “cavalinho-de-pau”. Este importante meio de transporte surgiu na cidade de Paris em 1818. Esta primeira versão não possuía pedais e provocava muito cansaço em que andava com ela.

2- Antes de 1840 as bicicletas não tinham pedivelas, até que um ferreiro escocês, Kirkpatrick Macmillan, construiu a primeira bicicleta moderna, que também tinha aros feitos de ferro. Este dispositivo deu a bicicleta mais rapidez e estabilidade.. Antes disso, você tinha que correr em cima da bike, literalmente.

3- Em1868 a levíssima bicicleta de 80kg Boneshaker foi introduzida. Ela tinha quadro de ferro, “pneus” de madeira e aros de ferro e uma pilotagem muito confortável.Era um modelo de bicicleta (ou um velocípede, como era chamado naquela época) com a qual você podia correr e competir, a naquele mesmo foi realizada uma corrida.

4- A primeira bicicleta a possuir um sistema com corrente ligada às rodas foi projetada por H.J.Lawson, no ano de 1874. Seu terceiro modelo, a “Bicyclette”, foi desenhado em 1879. Esta bicicleta já possuía maior estabilidade e segurança.

5- Na década de 1880, o inventor inglês John Kemp Starley projetou uma bicicleta semelhante as atuais. Possuía guidão, rodas de borracha, quadro, pedais e correntes.

6- Na Holanda de 7 entre 8 homens acima de 15 anos tem uma bicicleta.

7- Os irmãos Wright, pioneiros da aviação, tinham uma loja de manutenção de bicicletas e foi nela que desenvolveram suas máquinas voadoras.

8- As primeiras bicicletas chegaram ao Brasil em 1898, vindas da Europa.

9- A primeira fábrica de bicicletas do mundo foi criada em 1875 e chamava-se Companhia Michaux. Foi a primeira fábrica a produzir bicicletas em série.

10- No século XIX só pessoas de classe social elevada conseguiam ter uma bicicleta, por causa do alto custo de uma bicicleta para a época.

11- O crescimento da bicicleta declinou com a popularização dos automóveis , já que pilotar uma bicicleta no meio dos carros ficou mais perigoso.

12- O americano John Howard foi o ciclista que quebrou o maior recorde de velocidade sobre a bicicleta, atingindo 245,08km/h.

13- Antes das bicicletas atuais, e antes da invenção do sistema de transmissão com corrente, o pedivela ficava na roda da frente. Para maximizar a velocidade, as rodas dianteiras incharam e ficaram com64” (163cm) de diâmetro.

14- A bicicleta mais longa tinha um pouco mais de20 metros de comprimento, e 35 pessoas pedalavam nela.

15- Pedalar durante 25 minutos ou4,2 quilômetros todo dia, diminui em 50% o risco de ter doenças cardiovasculares.

16- Em 1862, em Paris, foram criados caminhos especiais nos parques para os velocípedes, para não se misturarem as charretes e carroças? Foi assim que surgiram as primeiras ciclovias.

17- O homem mais rápido a bordo de uma bike foi o americano John Howard, que pilotou sua bicicleta a quase 250km/h. Para conseguir tamanha proeza, um carro ia a frente dele e possuía um sistema para tirar a resistência do ar,o que facilitava a façanha.

18- Existem mais de 1 bilhão de bicicletas no mundo. Anualmente, uma média entre 50 a100 milhões de novas bikes são fabricadas.

19- Você pode estacionar 15 bicicletas no mesmo espaço utilizado por um carro.

20- 25% das pedaladas diárias no mundo percorrem até 2km longe de casa, 50% são abaixo de 5km de distância total. Mais de 90% de todas as pedaladas são abaixo de 15km.

21- Pedalar por 3 horas ou30 quilômetros por semana diminui o risco de paradas cardíacas.

22- Em média, os americanos usam sua bike para 1 em 100 viagens – os holandeses usam em30 a cada 100 viagens. Se os americanos aumentassem o uso da bike para 2% economizariam 3.500.000.000 (3,5 bilhões) de litros de gasolina por ano.

23- Comparado com carros, usar a bicicleta em 16km das viagens diárias economiza até 10 euros por dia, 5 quilos de dióxido de carbono e ainda queima 360 calorias a mais.

24- Manter uma bicicleta custa, em um ano, 20 vezes menos do que manter um carro.

25- A bicicleta é o veículo mais eficiente já criado. Um humano a bordo de uma bicicleta é mais eficiente (em energia consumida por quilômetro) do que trens, caminhões, aviões, barcos, carros, motos e jetpacks.

26- Estudos indicam que existem 1 bilhão de bicicletas espalhadas ao redor mundo, sendo que deste total, 500 milhões aproximadamente estão na China.

27- Uma pesquisa apontou que triplicar a quantidade de ciclistas nas ruas diminuiria a quantidade de ciclistas atropelados pela metade – então vamos continuar a colocar mais bikes na estrada, assim todos teremos mais segurança!

28- É possível estacionar 15 bicicletas no espaço de 1 carro.

29- Se as bicicletas fossem utilizadas para viagens em vez de carros, cerca de 238 milhões de litros de gasolina seriam economizados anualmente.

30- O Atual Código de Trânsito Brasileiro reconhece a bicicleta como veículo, por isso estabeleceu normas de comportamento ao ciclista. Instituindo direitos e deveres a este.

Viu só quanta coisa interessante existe por trás do mundo das bicicletas? As bikes realmente tornaram-se parte da vida das pessoas e certamente são um dos melhores veículos criados para o transporte e locomoção, além de todas as outras funções que ela oferece. Agora que você já sabe as maiores curiosidades sobre bikes, que tal aproveitar o clima ciclistíco e sair para dar umas pedaladas?

Se gostou deste artigo, acompanhe www.bikeloko.com.br/dicas.