Toda mulher sabe que para ter cabelos sedosos, com brilho e maciez precisa hidratar bem. Quando os cabelos são crespos, cacheados ou que passaram por química e tintura a preocupação com a hidratação é muito mais necessária.

Os cabelos cacheados e crespos são enrolados desde o couro cabeludo. Isso dificulta a distribuição da hidratação e oleosidade natural da raiz até as pontas, o que deixa o cabelo com aspecto de seco e as pontas ressecadas e duplas. Já os que passam por química perdem a hidratação pelos ativos de muitas substâncias, por isso o cuidado com estes tipos de cabelos é mais intenso, mas todos os tipos de cabelos precisam ser hidratados.

Sempre lave os cabelos com água fria, pois abre as camadas do cabelo, já para fechar use água morna no último enxágue. Só lembre-se que água quente estraga e danifica os fios, então não exagere no calor.

Para aplicar a hidratação de forma correta em casa pode separar o cabelo por mechas e aplicar a hidratação da raiz para as pontas, se seu cabelo é oleoso deixe um espaço de 1 a 2 dedos do couro cabeludo. Isso vai evitar o aparecimento de caspas.

Para quem possui pontas duplas e fios secos uma boa dica é usar além da hidratação com enxágue os cremes sem enxágue, chamados de leave-in. São muitas as substâncias que ajudam na hidratação, mas priorize óleos como uva, karitê e cremes com aloe vera.

Agora, para regenerar os fios é preciso hidratação profunda e de preferência térmica. Escolha produtos com vitaminas (como a A, que melhora a elasticidade), que possuam sódio (que ajuda a controlar o equilíbrio da água), silicones, glicerina e ácidos graxos (que favorecem a maciez e a flexibilidade). Agora, o sódio pode agredir os cabelos a longo prazo, por isso muitas mulheres apostam em xampu anti-resíduo e sem sal apara não sofrer tal agressão.

Evite chapinha e escova todo dia, o calor agride e danifica os fios. Ainda é contra-indicado o excesso de lavagens, sempre deixe o cabelo ficar sujo antes de lavar e caso tenha cabelos crespos e cacheados escolha xampu com PH próximo a 6. Hidrate em casa toda semana e se possível pelo menos 1 vez por mês no salão para manter os cabelos bem nutridos.