Todo mundo quer ficar bonito sem gastar muito. Essa é uma ideia alimentada dia a dia nos grandes portais da internet. Mas é preciso muito cuidado quando se pensa em misturar substâncias sem o conhecimento técnico disso. Lembro-me de que quando eu era criança na casa de minha avó, uma tia guardava a água que saía da primeira lavagem do arroz porque dizia que era um esfoliante natural. Não creio que isso fazia mal à saúde, mas é preciso tomar cuidado com outras receitas. Recentemente um portal da internet trouxe na sua capa um artigo falando sobre receitas para ter uma pele mais bonita e saudável. O artigo começa com o seguinte texto:

"Manter a pele sempre macia e saudável requer cuidados no dia a dia. Um dos caminhos mais fáceis é recorrer à esfoliação, pois é um tratamento que limpa a primeira camada da cútis, removendo células mortas e deixando-a lisinha. Simples de ser aplicada, a terapia pode ser feita até mesmo em casa, com receitas práticas e rápidas."

É o que eu disse no começo do artigo. Juntar as palavras "beleza, saúde e de graça" atraem leirores. Na continuidade é que vemos algumas informações a se tomar cuidado.
"Aveia em flocos, mel, açúcar, fubá e azeite servem de base para os esfoliantes caseiros. Porém, cada ingrediente deve ser usado numa parte específica do corpo para não agredir a pele. Isso por que ela apresenta densidades diferentes em cada região."

É importante, por exemplo, lembrar que "o açúcar, por exemplo, é excelente para ser aplicado nas costas, porém na face acaba sendo um produto muito agressivo". Isso quem disse foi a Dra. Luciana de Oliveira, dermatologista e diretora médica da Clinique des Arts, de São Paulo e entrevistada no artigo citado no início.

Fica ainda a dica de que, mesmo que se encontre a melhor receita, sempre que se usa algo na pele devemos observar alguns cuidados como aplicar suavemente e em movimentos circulares para não arranhar ou provocar vermelhidões.

Procure a sua receita, isto é, aquela que esteja adequada ao seu bolso e que não prejudique sua saúde, mas lembre-se de que procurar um profissional é sempre a melhor opção.