O conceito simples de Ética seria dizer que é a pesquisa da natureza moral do ser humano com a finalidade de se descobrir quais são as suas responsabilidades em relação ao meio de convívio. Na realidade a ética apesar de compartilhar com outros empreendimentos humanos na busca da verdade, se distingue pelo fato de querer levar o homem àquilo que ele deve fazer com base na verdade descoberta. Convém salientar que não se trata apenas de uma precaução, mas de uma prescrição no seu caráter primeiro.

Todo ser ético tem a capacidade de refletir sobre sua própria ação verificando se fez bem ou mal para alguém.

A Ética pode ser dividida no seu campo de pesquisa em:

Cristã, Filosófica, Teológica, Social, Pessoal e Profissional

A Ética Cristã é na realidade a maneira de pesar o homem à luz da revelação Divina.

A Ética Filosófica responsabiliza o homem a respeito daquilo que ele conhece através da razão natural e também no que diz respeito à existência temporal.

A Ética Teológica trata do que pode ser aproveitado dos alegados entendimentos de uma determinada comunidade, no tocante a esta vida e do porvir.

Apesar de enganosa a afirmação, pode-se distinguir também a Ética Social e Pessoal. Por que enganosa? Pelo fato do homem ser um ser social e toda sua conduta tem significado social. Apesar disso, a ética social trata das considerações morais que dizem respeito à conduta social.

A profissional nada mais é que manter a postura profissional, mesmo nos momentos mais inoportunos. Para ser uma pessoa ética deve-se seguir um conjunto de valores

Embora o conceito pareça forçado, a ética não se limita apenas à maneira como tratamos com o outro, mas em como os grupos se associam, a fim de agirem de modo responsável.

A pesquisa ética é uma atividade refletida de forma humana, portanto é falível. Isto porque os aspectos da vida humana mudam com as épocas, levando o ser humano a implicações diante das verdades presentes. Isto implicaria em troca de valores, levando o homem a pesar, de tempos em tempos as verdades percebidas no passado. Além disso, existem as barreiras culturais e transculturais que terão de ser vencidas no esforço de levar o homem a entender a obrigação diante de cada ambiente.

Por muito tempo apelou-se para a consciência como uma faculdade ética, mas as ciências psicológicas vieram para derrubar este conceito devido às variáveis psíquico-comportamentais.

Permanece o fato de que o homem toma decisões não simplesmente com referência a preocupações pragmáticas, mas de acordo com alguns princípios que considera certo e apropriado. Ele age raciocinando baseado em alguma norma ética.

Convém uma abordagem à Ética diante do conceito bíblico. Pode-se se chamar de ética bíblica, pois nem no pensamento cristão e nem no pensamento judaico ela poderá ser separada do contexto teológico. Isto porque toda teologia bíblica tem e é baseada em conceitos morais. A falta de revelação e o antolhismo cristão levaram a igreja a adotar no século XIV alguns precedentes sobremaneira embaraçosos como, por exemplo, a queima das bruxas, a taça de veneno para provar a verdade moral e a destruição de famílias inteiras diante da quebra dos conceitos morais da época. Em contrapartida houve uma herança enorme de instrução moral, advertências, exemplos, alta inspiração de fé moral, aumentando de modo imensurável os recursos da Ética cristã.

Percebe-se que o próprio decálogo implantado por Deus, implica em fundamentos éticos e de respeito com uma forma tradicional de deveres religiosos. Indubitavelmente esta forma de autoridade divina deu o tom de moralidade que implicou no comportamento judaico-cristão.

Um ser ético deixa patente, qualidades que o torna diferente e admirável.

É honesto em qualquer situação, tem coragem para assumir decisões, é tolerante e flexível, íntegro e humilde.

O brilho refletido por nós é provindo de um Deus que prima pela Ética.