Toda a bagagem existente e ainda a influência técnica da cerâmica japonesa se levando em conta todo o meio inspirador e exuberante da natureza, misturando a toda a grande diversidade cultural do Brasil acaba incorporando nas artes de cerâmica japonesa uma mistura das técnicas milenares com visuais ousados e diferenciados que faz sucesso tanto por aqui como no mundo inteiro. Tudo isto que acaba levando a incorporação de uma argila modelada e também uma boa liberdade e espontaneidade citada como um tipo de comedimento e simplicidade desta arte.

Um pouco dos diferenciais desta arte milenar        

Levando em conta toda a arte milenar com uma tradição considerada arcaica, e ainda se colhendo os minerais de toda a natureza, além de enfrentar cada uma das etapas realizadas de aprendizado dos segredos da argila, o seu comportamento na modelagem, secagem e ainda queima é algo que pode fazer toda a diferença.

As cerâmicas baseadas na arte da cerâmica japonesa são modeladas, pré queimadas e ainda esmaltadas e pintadas, enfornadas e também queimadas a lenha no forno Noborigama, tudo isto vindo de uma estrutura refratária composta de fornalhas, além de quatro câmeras interligadas que devem atingir um temperatura equivalente a mais de 1400 graus para cozimento do barro.

A maioria dos ateliers que atuam com estas técnicas misturam o fogo, o ar, a terra e a água unindo todos os elementos para criar obras de arte incríveis e também para lá de especiais, onde é possível se criar objetos incríveis e lindíssimos e ainda uma ótima oportunidade para se observar toda a interação existente da natureza com o barro, a lenha, e todo o restante, além disto podemos citar toda a energia que definitivamente motiva os trabalhos artísticos realizados. A grande parte dos ateliers ficam abertos ao público diariamente nos horários dás 9 ás 18 horas inclusive em todos os feriados existentes e também nos finais de semana. Com isto é possível se conhecer em várias cidades do Brasil tudo o que a cultura oriental nos oferece de bom.