O traumatismo craniano ou traumatismo cranioencefálico carateriza-se por um golpe na cabeça que pode ter vários graus de gravidade, desde o leve até ao grau III.

As situações em que mais frequentemente sucedem traumatismos cranianos são acidentes automobilísticos, quedas, atropelamentos ou no decorrer da prática esportiva.

Sempre que haja um golpe forte da cabeça, o indivíduo deverá ser observado em um hospital já que os sintomas de um traumatismo craniano podem não ser imediatos e demorar até 24 horas a manifestarem-se. Poderá ocorrer desmaio, dor de cabeça intensa, dificuldade na expressão, alteração da visão ou audição, sonolência, sangramento da cabeça, boca, nariz ou ouvido, comprometimento da força muscular, perda de memória e, em casos mais extremos, coma. Cada um destes sintomas individualmente analisados são suficientes para que a vítima seja acompanhada a um hospital para observação.

Um traumatismo craniano grave poderá ter consequências irreversíveis para o paciente. Poderá ocorrer perda de visão, perda de memória, deficiência mental, alterações de comportamento, perda de capacidade de locomoção ou de movimentar algum membro, convulsões, epilepsia, coma, e por último, pode resultar em morte.

O tratamento varia de acordo com a gravidade, mas estes pacientes deverão ser sempre acompanhados de perto por um neurocirurgião, especialmente nos casos mais agudos em que poderá ser necessário recorrer a intervenção cirúrgica.

Em casos mais leves o paciente deverá permanecer sob observação em meio hospitalar por um período de pelo menos 24 horas, podendo ser administrada medicação para as dores e para a circulação.

É uma situação grave que deve ser encarada com seriedade, apesar de poder ocorrer em situações de lazer, como passeios, mergulhos, corridas, etc.