Parando pra pensar!

Os profissionais costumam perguntar: o que a empresa reserva para mim? Quais as oportunidades que ela abrirá em minha carreira?

A resposta é simples: a empresa não reserva nada para você e não vai abrir oportunidade nenhuma. Não existe em nenhuma organização, um "departamento de reservas profissionais" no qual você pode garantir o seu futuro. Sua carreira e suas oportunidades dependem de você e só de você.

A carreira é feita pelo individuo, no mercado. A empresa é um meio para essa realização - um meio que você deve saber usar. Não é bom imaginar você mesmo como uma peça na engrenagem da empresa. Dessa forma, é você que esta sendo usado.

Compare a vida de um profissional com a carreira de um ator. O ator pode fazer filmes, novelas em diferentes emissoras, peças de teatros com diferentes diretores. Mas é valorizado pela carreira com um. O ator é dono de sua própria história e de suas realizações. Equando é premiado em festas ou ganha um Oscar, todos reconhecem nele seu talento, sua capacidade e seu brilho individual.

Na vida profissional, cada êxito é uma premiação que não se restringe aos muros: ela é vista por todo mercado.

A convergência de interesses entre o profissional e a empresa acontece da seguinte forma: o sucesso profissional favorece a empresa e o crescimento da empresa favorece o sucesso profissional. É uma aliança que pode durar pouco tempo ouestender-se por varias décadas. O fundamental é viver sempre uma situação em que a empresa seja o palco mais adequado para a sua realização.

Isso significa que você deve ser fiel, antes de tudo a sua própria carreira. É preciso manter, o tempo todo, uma percepção aguçada da realidade, para poder tomar as posições e decisões necessárias.

As empresas e o mercado mudam. É fundamental estar atento a essas modificações e avaliar sempre - como fazem os atores - se o papel que você desempenha esta de acordo com sua capacidade, com sua trajetória e com seu perfil.

Ao mesmo tempo, considere que a relação profissional/empresa precisa ser entendida como um investimento. Você investe sua capacidade, seu talento, seu tempo e precisa ter um retorno adequado. Esse retorno será maior quanto mais você conseguir tornar-se visível, ocupar espaços, crescer. Isso é possível com aperfeiçoamento continuo e com um marketing pessoal consistente. Procure apresentar projetos, aceitar idéias alheias e aperfeiçoa-las, facilitar a comunicação e mostrar aquilo que é seu: seu talento.

Freqüentemente, você vai encontrar dentro da empresa lugares já ocupados. Eles podem estar ocupados, mas jamais estarão bloqueados. Alcançar posições já ocupadas não quer dizer destruir o ocupante, mas mostrar a sua própria capacidade. Até que você vira referência obvia, que não pode ser ignorada.

Lembre-se, ao mesmo tempo, de que crescer implica mais responsabilidades e exigências. A cada nova posição você precisará dedicar-se mais e brilhar mais ainda para se manter e continuar crescendo.

Ninguém nota muito, quando um ator desconhecido representa mal seu papel, mas um vencedor de Oscar numa representação medíocre, vira manchete mundial.

Se você quer ganhar um Oscar profissional, lembre-se de que seu desempenho será avaliado com rigor, a cada dia. O mercado é uma platéia atenta e exigente.

Tudo de bom e muito mais.