tipos de vinhoUma bebida que pode ser considerada como bastante romântica, assim como também que pode acabar por gerar diversas dúvidas, seriam os vinhos, sendo que esta, diferente de muitas outras, acaba por obter uma determinada variação, fazendo com que assim algumas pessoas possam ter determinadas dúvidas com relação a quais seriam os tipos de vinhos que existem, e até mesmo a qual seria o vinho adequado para determinadas ocasiões. Sendo assim, iremos citar agora mesmo quais são os tipos de vinho que podemos encontrar no mercado.

Tipos de vinhos

Claro que a maioria das pessoas sabem que existem os vinhos tinto e branco, assim como também o doce e o seco, no entanto, não é apenas isto que acaba por fazer com que ocorra a variação dos tipos de vinhos, do contrário. Tanto é que podemos verificar que há até mesmo um dicionário dos vinhos. Porém, também acaba por ser interessante que se entenda que os vinhos acabam por ter diferença também pelo tipo de uva que é utilizado em sua produção. Sendo assim, vamos conhecer agora mesmo os tipos de uvas e também as nomenclaturas que são utilizadas para determinar cada tipo de vinho.

O primeiro tipo de uva que podemos verificar, seria o periquita, sendo que ela é produzida em Portugal, o segundo seria o Cabernet Sauvignon, que é produzida no sudoeste da França, o terceiro tipo seria o Merlot, que também é produzida na França, o quarto tipo seria o Malbec, que novamente é produzida na França, o quinto tipo seria o Chardonnay, o mais popular, e se trata de uma uva produzida no Brasil. O sexto tipo seria o Moscatel, que é cultivada na Grécia, o sétimo tipo de uva seria o Syrah, e por fim, as uvas que são utilizadas na fabricação do famoso Vinho do Porto, que é produzido em Portugal.

Já as nomenclaturas, são: Aberto, que possui cor clara, acidez, que é a sensação de frescor, aveludado, que é se a uva é macia e com textura aveludada, bouquet, o aroma, corpo, que é a sensação que o vinho oferece na boca, curto, se a uva do vinho não deixa o sabor prolongado na boca, demi-sex, que é o vinho ligeiramente doce, frutado, quando o vinho tem aroma de frutas, jovem, que é a acidez agradável, suave, quando o vinho tem pouco álcool, tanino, que é uma substancia que dá adstringência ao vinho, e tânico, que é quando o vinho tem muito tanino.