Por mais que tentemos tirar um tempo para descansar, para relaxar e para nos desligarmos do mundo real, nem sempre conseguimos atingir um estado pleno de descanso. E são várias as razões que podem provocar este estado de alerta, sendo que a origem é apenas uma: erramos na maneira como tentamos descansar e não nos conseguimos abstrair daquilo que nos rodeia.

De facto, quando tentamos relaxar, há muita coisa que fazemos e pensamos de forma errada. Até porque, relaxar, não precisa apenas resumir-se a fazer uma massagem ou a entrar numa sauna para descansar. Dormir, fechar os olhos, sentar-se para pensar e «viajar», são muitas as formas de conseguir atingir o bem-estar. Sentir-se bem é meio caminho andando para ter uma melhor aparência e para melhorar a sua saúde. É atingir uma consciência sobre si mesmo, um autoconhecimento e uma paz de espírito que nem sempre conseguimos por causa da vida que levamos todos os dias.

Relaxar e sentir-se bem

A preocupação diária tornou-se numa caraterística tão grande do nosso quotidiano que nos esquecemos dos benefícios que o relaxamento nos traz. Para além do bem-estar mental, o relaxamento diminui a sensação de cansaço, a ansiedade, aumenta o equilíbrio emocional e ajuda a enfrentar as adversidades, aumenta o bom humor, a qualidade de vida e melhora o sono.

Mas se praticamos técnicas de relaxamento e temos cada vez mais novas formas de aprender a descansar, porque não conseguimos relaxar? Na hora de o fazer, cometemos quatro erros crassos, que apesar de os desvalorizarmos, não nos ajudam a afastar o stress diário.

Para relaxar não cometa estes 4 erros:

Telemóvel: atualmente, toda a nossa atividade social está no nosso telemóvel: redes sociais, pesquisa da internet, o e-mail do trabalho, etc. Por isso, torna-se difícil relaxar, quando o mundo lá fora pode estar na palma da nossa mão. Desligar o telemóvel quando chega a casa pode ser um grande incentivo para abrandar.

Ruido: o silêncio é o maior amigo para adquirir e tornar efetivas as técnicas de relaxamento. Mas conseguir ouvir o «nada» torna-se difícil, mesmo que seja no interior da sua casa. Vivemos rodeados de barulho e esquecemo-nos do quão positivo pode ser observar o silêncio e o quão nos podemos ajudar. O silêncio é terapêutico, salva-nos em alturas de maior confusão e atividade mental, permite pensar e objetivar melhor e ajuda a concentrar.

Ler em iPad, tablets, telémoveis:  ler ajuda a refletir, a viajar, a conhecer, mas tudo depende da forma como o faz. Com a criação dos mais diversos equipamentos tecnológicos que concentram tudo em si, deixámos os livros na prateleira. Mas sabia que isso só nos stressa ainda mais? E a culpa é da luz emitida pelos aparelhos móveis, que até o sono nos faz perder, ao reduzir o nosso descanso ocular. Se lê, esqueça os aparelhos e pegue num livro.

Evite pressões: deixe de pensar em como deve fazer para começar a relaxar. Se pensamos numa coisa de forma excessiva, mais difícil será consegui-la, pois a nossa ansiedade e a tensão aumentam. O mesmo acontece com as técnicas de relaxamento: quanto mais se pressionar para se manter calmo, mais difícil será ficar bem. Relaxe e pense de forma positiva, sem pressões. Verá o stress a ir embora e o bem-estar a aumentar.