A anemia é uma doença relacionada à redução dos níveis de hemoglobina no sangue. Seus principais sintomas são cansaço, fadiga, apatia, tristeza, falta de energia e, em casos mais extremos, taquicardia e dificuldades para respirar.

A anemia é diagnosticada através de um exame de sangue. No caso das mulheres, se apresentarem um valor de hemoglobina inferior a 11’7 gr/dl, a paciente se considera anêmica. No caso dos homens, este número muda para 13’2 gr/dl.

Ao apresentar qualquer sintoma de anemia, o paciente deve rapidamente procurar ajuda médica. Um hematologista é o médico que diagnostica e trata a anemia. Porém, antes de desenvolver a doença, também é importante levar em consideração alguns conselhos para evitá-la. Afinal, o melhor remédio sempre é a prevenção.

As principais medidas para evitar a anemia são:

  • A principal forma de prevenção da anemia é a alimentação, já que a doença deriva da falta de ferro no sangue. Ao incorporar alimentos ricos em ferros à sua dieta, você terá mais chances de se livrar da anemia.
  • As proteínas animais são um fonte muito rica em ferro, especialmente as carnes magras e vermelhas, os marisco, fígado e outros frutos do mar e peixes como o salmão e as sardinhas.
  • As verduras como espinafre, acelga e brócolis são leves e também contêm altos níveis de ferro.
  • Comer legumes como feijão, lentilha, grão de bico e ervilha, quando não estejam combinadas com embutidos gordurosos, também são uma alternativa rica em ferro.
  • Os frutos secos também contribuem para evitar a anemia, já que contêm pouca gordura.
  • A ingestão da vitima C facilita a absorção de ferro pelo organismo, por isso também é uma grande aliada da prevenção.

A anemia deverá ser acompanhada por um hematologista e, segundo sua orientação, por um nutricionista, que recomendará a melhor dieta para o paciente anêmico.