O presente artigo tem como objetivo informar ao leitor informações acerca da formação do sangue no corpo humano e os elementos que o constitui através de uma pesquisa de caráter bibliográfico. O ato de pesquisar pode ser definido como o procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas propostos. Esse tipo de pesquisa é requerido quando não há informações suficientes para responder algum problema ou quando as informações disponíveis estão em desordem e por esse motivo incapazes de atender adequadamente ao problema relacionado. Ela é desenvolvida com a utilização de conhecimentos disponíveis e o cauteloso uso de métodos, técnicas e outros procedimentos científicos (GIL, 2002, p.17).

O sangue está incorporado aos líquidos corporais, que estão aproximadamente distribuídos em 40 litros para a água corporal, 25 litros para o total de líquido no interior das células (intracelulares), 12 litros para o total de líquidos presentes nos espaços entre as células (intersticial), 3 litros de líquido no plasma sanguíneo e 15 litros de líquidos extracelulares, que compreende a soma entre o volume do líquido extracelular e do volume de plasma (GUYTON, 1988, p.271). As células sanguíneas são formadas por um processo constante chamado hematopoiese. Estes processos são realizados em dois tipos de tecidos, o tecido mielóide, que é a medula óssea vermelha presente no úmero, no fêmur, nas costelas, no esterno, nos ossos do quadril e em algumas porções do crânio e são responsáveis pela produção dos eritrócitos, dos leucócitos granulócitos e das plaquetas e o tecido linfóide, que produz leucócitos agranulócitos (monócitos e linfócitos) é encontrado nos linfonodos, nas tonsilas, no baço e no timo (VAN DE GRAAFF, 2003, p. 544).

O líquido sanguíneo é constituído pelos elementos figurados eritrócitos, pelos leucócitos e pelas plaquetas. Esses constituintes do sangue funcionam como mecanismos de transporte, imunidade e de coagulação. É composto pela parte celular chamada também de elementos figurados, e uma parte líquida, chamada plasma sanguíneo. Os elementos figurados do sangue são os eritrócitos, que são as células sanguíneas vermelhas, os leucócitos, que são as células sanguíneas brancas e as plaquetas, que têm um papel importante na coagulação do sangue (VAN DE GRAAFF, 2003, p. 540).

Espera-se que com esse artigo o leitor possa conhecer um pouco mais sobre a formação do liquido sanguíneo no corpo humano como também a importância dos elementos presentes nele.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2002.

GUYTON, Arthur C.. Fisiologia humana. 6. ed. Rio de Janeiro, RJ: Editora Guanabara Koogan S.A., 1988.

VAN DE GRAAF, Kent Marshall. Anatomia humana [tradução da 6ª ed. Original e revisão cientifica Nader Wafael]. Barueri, SP: Manole, 2003.