Mesmo com bastante gente usando o consórcio hoje, como uma forma de evitar as altas taxas de juros na hora de comprar alguma coisa, quando se fala em consórcio ainda resta muitas dúvidas sobre o que exatamente é e como funciona.

No consórcio, quando você está interessado em comprar algo, você procura empresas que trabalham com o consórcio e eles juntam um grupo de pessoas interessadas em uma mesma coisa, ou uma empresa, quando formam o grupo o prazo de duração e o número de cotas é determinado na intenção de formar um poupança e assim conseguir adquirir bens ou alguns serviços após o tempo determinado.

Atualmente existem várias empresas no mercado que trabalham com o consórcio, e elas podem te ajudar a adquirir vários tipos de coisas como: imóveis, carros, motos, caminhões, viagens. As empresas mais conhecidas no consórcio de carro são: Consórcio Caixa, Consórcio Honda, Consorcio Yamaha, Consorcio Nacional Volkswagen. Já para os consórcios imobiliários, temos as empresas: Caixa Consórcios, Consórcio Bradesco, Consórcio Itaú, Consórcio Porto Seguro.

Lembrando que essas são apenas poucos exemplos das tentas empresas que podem te ajudar no consórcio, quando estiver interessado em fazer consórcio, você deve analisar o mercado e verificar os valores de cartas de crédito, taxa de administração cobrada e a idoneidade da empresa que faz a comercialização do produto. Uma coisa importante antes de fechar acordo, visite os sites das empresas que você poderá fazer uma simulação do consórcio e verificar se os planos e pagamentos vão caber no seu bolso mensalmente.