Fundamental no dia-a-dia, os perfumes estão cada vez mais em alta. Olfatos cada vez mais aguçados, técnicas perfumistas com requinte e novas propostas, tecnologia diferentes em frascos chamativos, um odor agradável e você simplesmente não resiste: mais um perfume para conhecer e colecionar, não é mesmo?

Mas e quando o resultado não é o agradável? Você aplica o produto e em pouco tempo, parece que nem se perfumou, e lá vamos nós reclamar, falar que o produto não presta e sentir aquela baia frustração. Mas você já parou pra imaginar que a escolha do perfume não pode se resumir ao seu odor, por exemplo?

Entendendo as denominações sobre a concentração dos perfumes

Provavelmente você deva ter lido alguma vez nos frascos de perfumes as denominações Parfum, Eau de Parfum (EDP), Eau de toilette (EDT), Eau de Cologne (EDC) e Splash. Você já se perguntou o que elas significam? São nestas terminologias que residem a porcentagem de fixação dos perfumes. Veja:

Parfum: altamente concentrado, o produto com esta denominação é raro, mais caro e poucas gotas já são suficientes para fazer o efeito desejado;

Eau de Parfum: um pouco menos intenso que o Parfum mas também de boa concentração. Tem ótimo poder de fixação na pele;

Eau de toilette (EDT): mais discreto, maior proporção de diluição e muito usado em climas mais quentes e tropicais como no Brasil;

Eau de Cologne ou Deo Colônia: menos essências, menos concentração = menos fixação;

Splash: mais discreto que todos citados acima, os perfumes com esta terminação saem facilmente da pele, indicado para quem apenas quer sentir um leve frescor sem marcar presença por meio de algum aroma.

Tipos de pele x tipos de perfume

Um fator fundamental para se obter o sucesso na escolha do perfume é saber adequar a escolha ao seu tipo de pele. De acordo com a pele há um perfume ideal, que irá propor maior fixação e durabilidade, por exemplo. Isto explica o motivo pelo qual, aquele perfume excelente do seu amigo(a) não combinou contigo.

A culpa (se é que podemos assim dizer) não está na qualidade do produto, nas substâncias e matéria-prima utilizada na confecção do produto ou “azar”, como costuma-se dizer no senso comum. Mas exatamente pelo fator cútis. É na oleosidade da pele que definimos seu tipo e sucessivamente a melhor fragrância para se utilizar. Veja a seguir como detectar seu tipo de pele e adequar as escolhas de acordo com as notas aromáticas que mais combinam com a textura de pele que você possui.

Pele seca

É identificada pela textura um tanto quanto áspera e maior opacidade. Com tais características, a pele tende a não fixar muito o perfume, o que acarreta a sensação de em pouco tempo, sentir-se como se não houvesse utilizado o produto. Se for o seu caso, a melhor escolha será aquela baseada em fragrâncias orientais pois são aromaticamente mais intensas. Fica aqui uma dica preciosa: hidrate a pele com um creme, se possível da mesma marca ou família olfativa do perfume, assim, o poder de fixação será potencializado.

Pele oleosa

Segura muito mais o aroma e odor. Se este for seu tipo de cútis, é bom evitar perfumes fortes pois o cheiro será intensificado. Opte por algo mais suave, como por exemplo cítricos e amadeirados, além é claro, dos florais mais amenos.

Pele normal

Neste caso falamos de equilíbrio. A pele normal é caracterizada pela textura mais fina e macia. Ela tem a vantagem de ser o único tipo de pele que promove a fixação do produto tal como se espera e foi concebido. Ou seja, se você tem esta pele, agradeça aos céus e escolha o perfume que quiser já sabendo exatamente os efeitos.

Pele negra/morena

Como a pele negra tende a ser mais oleosa, a aderência aromática é muito boa. Florais, cítricos, e outros que dialoguem com esta família olfativa, cairão bem na pele e terão os efeitos potencializados pela melhor absorção.

Pele clara/branca

É comum pessoas com essa tonalidade de pele terem sua textura mais seca. Isso se traduz na breve evaporação dos perfumes e pouca durabilidade aromática. Neste caso, não tenha dúvida e opte por produtos com fixação prolongada, de preferência com a denominação Eau de Parfum.

Artigos como este em: http://toquedeperfume.com.br/