Os traumas psicológicos atormentam milhões de pessoas, sendo muito abrangentes e com muitas causas, desde comportamentos abusivos durante a infância, acidentes ou mesmo eventos emocionalmente estressantes.

Existem diversas formas de se tratar um trauma. A mais comum é a psicoterapia, onde se busca compreender como e porque o trauma foi formado. Em alguns casos, se utiliza medicamentos para combater a ansiedade e a depressão que se é formada em um trauma, de forma conjunta ao apoio psicológico.

Outra forma de tratar um trauma é a terapia EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing – Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares). Essa abordagem, bastante diferente, busca simular o movimento dos olhos durante o sonho, que é a hora em que processamos e guardamos nossas memórias. Acredita-se que durante um evento traumático, o cérebro arquiva o evento de uma forma diferente, criando um problema para o indivíduo, que fica aterrorizado ao acessar aquela memória.

A ideia por trás do EMDR é que o cérebro arquive a memória como qualquer outra, de forma natural, para que a pessoa possa ter uma relação normal com a experiência que gerou essa memória.