A acne é uma doença da pele com maior incidência na adolescência devido a um elevado nível de hormônios sexuais que provocam o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas originando bolhas, pontos negros e espinhas sobretudo ao nível do rosto embora também possam aparecer nas costas, peito, ombros e braços.

O acumulo de células mortas no orifício do folículo pilossebáceo impossibilita a saída de sebo pelo poro e ajuda à formação da acne que pode ser seborreia, cravo, pápula, pústula e nódulo.

O cravo é a forma mais comum de acne apresentando-se como uma elevação cutânea esbranquiçada ou amarelada podendo evoluir para pápula em caso de inflamação e para pústula em última análise. O nódulo é uma lesão profunda sem aparentar anomalia já que a pele que a envolve é normal. A acne seborreia torna a pele oleosa e brilhante já que está relacionada com a excessiva produção de sebo mas observa-se pelos exemplos anteriores que nem sempre o aparecimento de acne está relacionado com a intensidade da seborreia.

Hoje em dia existe um sem número de tratamentos para cada tipo de acne com eficácia comprovada e que, geralmente, atuam para que não ocorra ressurgimento da doença, assim temos:

  • A esfoliação atua sobretudo ao nível da prevenção auxiliando na desobstrução dos poros;

  • Antibióticos tópicos e orais sendo que estes últimos são mais eficazes;

  • Tratamento hormonal através da ingestão de anticoncepcionais orais;

  • Retinóides tópicos;

  • Retinóides orais como a isotretinoína muito eficazes mas só devendo ser prescritos em casos de acne muito resistente.

Algumas plantas medicinais poderão auxiliar no tratamento de acne mais superficial assim como soluções inorgânicas como é o bicabornato de sódio.

A acne pode deixar cicatrizes nas situações mais graves ou se se coçar e espremer as bolhas com frequência estando este procedimento contra-indicado pelos dermatologistas.