Devo começar dizendo que as palavras são de um pouco bem complicadas mas da para capitar o que nela é dita. Pero Vaz descreve de um modo bem delicado de como ele vê os índios, ele cita a nudez de suas vergonhas. Também citou que deles não havia nenhum entendimento, não falavam nenhuma língua conhecida por eles. Quando eles chegaram haviam apenas 10 a 20 homens desconhecidos. Uma coisas que eles notaram bastante foi que estes andavam muito com seu arcos e flechas.

Eles os descreviam com feições avermelhadas e narizes bem feitos e que andavam nus sem nenhuma preocupação, seus corpos eram pintados de cores bem fortes e diziam que seus cabelos eram corredios que é um tipo de cabelo liso que se move facilmente. Fizeram com que os homens experimentassem comidas novas, mas isso não os agradou nem um pouco.

As moças eram descrevidas da mesma maneira, pele avermelhada com suas vergonha a mostra e tingidas todo o corpo, dizendo eles que estas são mais graciosas que as mulheres de sua terra, que elas fazem vergonha perto destas.

Haviam decidido de manda uma carta sobre o descobrimento desta nova terra. Desde já todos andavam misturados, não havia assim tanta diferença. As moças andavam com suas crias amarrada a tiras em seus colos, era a única coisa que cobria algumas partes de seu corpo.

Pero Vaz também citas que os homes tinham seus beiços furados e neles tinham ossos grandes ou pequenos enfiados e que era muito estranho olhar para aqueles buracos. Ele também diz que são todos limpos nus porém limpos e gordos. Descreveu a casa dos homens como grandes e de madeira e tabuas cobertas de palhas e eram bastante compridas sem nada que as dividisse, dizendo ele também que dentro delas havia esteios que significam varas, peças de madeira e muitas outras coisas.

Em cada casa cabia de 30 a 40 pessoas, eram servido de comidas inhame (Tubérculo comestível) que ainda atualmente é muito conhecido em algumas cidades.

Na quinta – feira citada por Caminha foram convidados alguns homens a  banquetear junto a eles, e todos comeram bem, só não lhes deram vinho pois não gostaram nem um pouco da primeira vez que o sentiram o cheiro. Depois comemoraram na praia e foram vindos mais homens e moças também, e pelas suas contas ele achava que já havia mais de 450 pessoas.

Ele citou que os homens eram de tão grande inocência que a cruz que havia encostada na beira da praia eles beijaram-na apenas por verem os outros fazerem o mesmo.

Por ultimo Caminha cita que a terra é muito boa mas não sabe se nela tenha ouro, prata ou algo de metal, mas que a terra em sim é muito boa e graciosa, que a melhor coisa a ser feita e salvar a toda a gente.