Carl Hempel.

1905-1997.

Filósofo das Ciências da natureza, alemão que nasceu em Orianenburg, posteriormente passou a residir nos Estados unidos, a partir exatamente do ano 1937, quando foi profundamente influenciado pela Filosofia positivista.
Hempel como filósofo sempre esteve de forma coerente ligado com seu próprio pensamento a lógica do movimento empírico, defendeu, sobretudo, aplicação do movimento que foi denominado em Filosofia, o empirismo lógico.
A diferença fundamental de Hempel com os demais positivistas lógicos, ele nunca foi propriamente um dogmático em suas posições filosóficas aplicadas as Ciências naturais, fazia uso do mesmo método na aplicação das leis da História.
Naturalmente que combateu a metafísica como todo filósofo defensor da lógica da natureza empírica, Hempel nunca negou as Ciências do espírito, pelo contrário defendeu, mas naturalmente fazia uma divisão pedagógica entre ambas, na aplicação do método interdisciplinar e no uso da aplicação da Filosofia positivista.
No entanto, aplicava a mesma logicidade como fundamento da análise lógica da linguagem científica, o uso constante da Filosofia na construção de uma linguagem positiva utilizada a lógica racional.
Os princípios básicos do racionalismo cartesiano, na lógica do positivismo científico, na perspectiva da defesa tanto das Ciências naturais, como também do espírito.
Sempre preocupado com o desenvolvimento das Ciências naturais, escreveu muitos artigos com o objetivo para esclarecer conceitos, definir linhas lógicas da linguagem aplicada à formulação das Ciências da natureza, como também as leis históricas.
Procurou trabalhar no campo na definição dos conceitos científicos, a elaboração das diferenças básicas nas questões dos métodos dedutivos e indutivos na confirmação das hipóteses pelo mecanismo de verificação pela observação.
O seu grande trabalho desencadeou-se numa linha interdisciplinar na busca para o conhecimento gerais das leis da História, do mesmo modo que as Ciências da natureza.
Fundamentava em um método coerente e indutivo na defesa da verdade científica pelo empirismo, ele desejava aplicação do mesmo método as Ciências do espírito.
Hempel defendeu a seguinte tese, o que levou a certa fama como intelectual, a explicação da História, no uso da Filosofia como fundamento, do mesmo modo as Ciências do espírito necessita da objetividade das Ciências naturais.
Portanto, as Ciências sociais deveriam ser compreendidas no uso lógico do positivismo e da Filosofia da linguagem, com a mesma análise positiva aplicada as Ciências naturais.
O uso do método indutivo, dando as referidas os critérios científicos do mundo lógico da Filosofia da análise crítica e aplicação do fundamento positivo na definição das verdades confirmadas pelas hipóteses.

Edjar Dias de Vasconcelos.