Um mistério sempre circunda a bebida que o brasileiro ama: o Café. Mas afinal, será que o café faz bem ou mal para nossa saúde? Quais são as verdades e lendas sobre o café e seus segredos, quais são as propriedades dele e quais são as recomendações de consumo.

O maior consumidor de café do mundo é nosso país, seguido por outros países de dimensões bem inferiores, como a Dinamarca, por exemplo, sendo normal este questionamento sempre estar na boca do povo.

Como este tema é bastante controverso, procuramos separar informações sobre:

  1. A história do café
  2. Suas propriedades
  3. Benefícios para saúde
  4. Malefícios para saúde
  5. Recomendações de Consumo

Dessa maneira, conseguiremos traçar uma evolução do tema, para que você tenha uma opinião crítica e concreta acerca do café.

Café e seus segredos: A História do Café

Para nos auxiliar no resgate histórico do café, colhemos informações no site da própria ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), com relatos com maior aceitação, tanto para o meio acadêmico, quanto para a comunidade apaixonada por esta bebida.

Não há uma precisão e muito menos evidência científica que comprove a real concepção do café no mundo. O mais próximo disso que podemos chegar são relatos e lendas que rodeiam o Café e seus segredos.

Segundo a ABIC, a versão mais aceita de sua concepção é:

“...a do pastor Kaldi, que viveu na Absínia, hoje Etiópia, há cerca de mil anos.”

“Ela conta que Kaldi, observando suas cabras, notou que elas ficavam alegres e saltitantes e que esta energia extra se evidenciava sempre que mastigavam os frutos de coloração amarelo-avermelhada dos arbustos existentes em alguns campos de pastoreio.”

Devido a este comportamento, Kaldo foi até a um monge que residia na região para contar sobre o comportamento de suas cabras. Foi então que este monge fez algumas experiências com o fruto amarelo-avermelhada.

Uma delas foi sua infusão, tornando o fruto em uma bebida que fazia com que ele resistisse ao sono durante prolongadas orações. Logo a bebida tornou-se requisitada entre monastérios.

Outra informação importante é que, ainda segundo a ABIC:

“...evidências mostram que o café foi cultivado pela primeira vez em monastérios islâmicos no Yemen.”

O café no Brasil chegou de forma clandestina, através de um pedido do então governador do Maranhão, Francisco de Mello Palheta.

Café e seus segredos: Propriedades

Quando falamos de propriedades do café, só nos vem à mente a Cafeína correto? ERRADO! O café é um composto repleto de vitaminas e minerais importante para nosso corpo. Pretendemos aqui apontar alguns deles.

Ela possui tanto macro, quanto micronutrientes e existem até dietas que recomendam a ingestão adequada do café para o auxílio no movimento peristáltico, facilitando assim a digestão.

Aqui não vamos tratar das propriedades do café in natura, pois oconsumo dele é proveniente do café torrado, que possui propriedades totalmente diferentes.

Começando pela tão abordada cafeína, sabia que o café possui entre 1 e 2% de cafeína apenas? Quantidade ínfima perto do que imaginávamos não é verdade?

O efeito principal desta cafeína está em sua propriedade estimulante, que age direto diretamente em nosso sistema nervoso central. E não é apenas ideal para amenizar o sono, mas também tem efeitos significantes sobre o raciocínio e a resistência muscular.

O café possui propriedades antioxidantes também, que abordaremos mais adiante sobre os benefícios que estas propriedades antioxidantes trazem para nossa qualidade de vida. Uma informação relevante é que o café traz em sua composição, ácidos clorogênicos, que são responsáveis por exatamente essa atividade antioxidante, só que em proporção maior que a cafeína.

Outro detalhe de significância sobre as propriedades do café, é que ela possui vitaminas do complexo B, formado a partir de sua degradação natural.

Café e seus segredos: Benefícios do café para saúde

Ao começar a falar dos benefícios que o café trás para nosso corpo, vamos começar com o que já abordamos acima, para não perder o fio da meada.

Como mencionado anteriormente, o café possui propriedades antioxidantes, mas o que isso quer dizer?

Segundo o portal de ecycle:

Por definição, antioxidantes são substâncias capazes de atrasar ou inibir a oxidação de um substrato oxidável. O papel dos antioxidantes é proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres.”

Não entendeu? Para tentar traduzir esta definição um pouco confusa, vamos por partes.

  1. “Atrasar ou inibir a oxidação de um substrato oxidável”: Ele previne teu envelhecimento! Ele não deixe que a ação do tempo haja sobre nosso corpo, ou pelo menos a retarde.
  2. “O papel dos antioxidantes é proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres.”: Ele protege nossas células contra a ação desses agentes oxidantes, que são os famosos radicais livres. Estes, por sua vez, são moléculas instáveis que utilizam elétrons de nossas células sadias para poder chegar a sua estabilidade.

Por fim, os antioxidantes ajudam a regular quantidade destes radicais livres em nosso corpo, deixando-o mais equilibrado.

O café vem sendo cada vez mais utilizado por esportistas, como ciclistas e praticantes do atletismo. Estudos apontam resultados significativos em relação ao desempenho físico, atenção e velocidade de resposta do cérebro, melhorando assim o tempo de reação de quem o utilizam na prática de esporte.

Um último benefício, não tão usual aos que lemos na internet, é o grande benefício para nossa respiração. Claro que isso não tem a ver com o aroma maravilhoso que o café tem, mas com relação ao café ser um bronco dilatador nato! Assim sendo, ele ajuda pessoas que possuem problemas como a asma, bronquite e outros problemas respiratórios.

Café e seus segredos: Malefícios do café para a saúde.

Levemente prejudicial à saúde é o consumo do café durante a gravidez. Apesar de que os estudos acerca deste tema chegar a resultados inconclusivos, a cafeína atravessa a placenta com facilidade e pode chegar até o feto.

Não que isso comprometa o desenvolvimento desse feto, mas como toda droga, causa dependência e o recém-nascido pode nascer sentindo falta dessa substância.

Ainda falando do vício, este talvez seja a abordagem principal quando falamos dos malefícios do café. Todo vício é prejudicial à saúde...

... O café é um ótimo aliado para uma infinidade de complicações, só não podemos exagerar, lembrando que até água em excesso pode trazer complicações.

Se você toma muito café, vai saber me responder esta pergunta:

- Você já reparou que, sempre ao final da tarde, por volta das 18 horas... Acaba ficando um pouco mais irritado do que o normal?

Isso pode ser devido à ausência de cafeína em nosso corpo. Se isso acontecer, diminua aos poucos a quantidade de café que consome por dia, o problema pode estar morando exatamente nesse quesito.

Café e seus segredos: Recomendações de consumo

Para trazer as recomendações de consumo do café, nada melhor do que um médico para trazer este parecer. Não é qualquer médico, mas sim o Dr. Drauzio Varella, em um post publicado em abril de 2011.

Ele relata o consumo do café assim:

“Pelo menos até que outro estudo demonstre o contrário, podemos tomar até cinco cafezinhos por dia, sem culpa nenhuma. Não é pouco.”

Utilizando suas próprias palavras: “Não é pouco” e não é MESMO! Caso você seja um consumista compulsivo de café, dose estas 5 xícaras ao longo do dia, sua qualidade de vida agradece!

Conclusão

Se levarmos em consideração que as complicações do café só vêm a partir do consumo desregrado, o café só possui benefícios para nossa saúde.

Precisamos desmistificar que o café só é cafeína e tratar a bebida como um composto com vitaminas e propriedades fantásticas para garantir nossa longevidade.

Quer viver mais? Beba café!

Além de o aroma ser irresistível e do sabor fantástico, ele nos faz bem! Tem combinação melhor?

Por fim...

Gostou do artigo?          Por que não compartilha conosco... Ficaríamos honrados em aprender contigo!

Se você gostou deste artigo, acompanhe www.athosquimica.com.br.