Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?
 
Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?
 


BOM MESTRE, QUE HEI DE FAZER PARA HERDAR A VIDA ETERNA?

A pergunta é uma coisa maravilhosa porque, ao fazê-la, significa que a pessoa está participando com vivo interesse do assunto em discussão, e vive a doce expectativa da resposta do seu interlocutor.

E a pergunta que encima este artigo é certamente a mais imprescindível que alguém pode fazer neste mundo das nossas peregrinações. Digo isto porque não há, debaixo do sol, nenhum assunto mais importante que a Salvação Eterna.

O nosso destino eterno é, de fato, o assunto primeiro a ser tratado nesta vida, porque sabemos que morreremos; portanto, é dever máximo de uma pessoa preocupar-se com o destino da sua alma...

Esta belíssima pergunta está registrada nos três Evangelhos Sinóticos (Mt.19:16; Mc.10:17; Lc.18:18), e foi formulada por um jovem muito rico (Lc.18:23), que possuía muitos bens (Mt.19:22; Mc.10:22).

E esse jovem, possuidor de riquezas materiais, demonstrou possuir, também, uma certa sabedoria, porque ele não perdeu seu tempo consultando qualquer pessoa, mas dirigiu a sua indagação à Fonte da Sabedoria, à Sabedoria Suprema.

E da Fonte da Sabedoria só podem jorrar as mais sábias respostas!

BOM MESTRE...

Jesus Cristo foi por todos os seus contemporâneos chamado de Mestre (Mt.8:19; 9:11; 12:38: 17:24; 19:16; 22:16,24,36; 23:8; 26:18,25,49; Mc.4:38; 5:35; 9:5,17,38; 10:17,20,35,51; 11:21; 12:14,19,32; 13:1; 14:14,45; Lc.5:5; 7:40; 8:24,45,49; 9:33,38,49; 10:25; 11:45; 12:13; 17:13; 18:18; 19:39; 20:21,28; 21:7; 22:11; Jo.1:38,49; 3:2; 4:31; 6:25; 8:4; 9:2; 11:8,28; 13:13,14).

E, na verdadeira acepção da palavra, só Ele é Mestre. O Mestre Divino. O Mestre Supremo. O Mestre por Excelência. O Mestre dos mestres. O Bendito Mestre!

Disse Ele aos seus discípulos: "Vós me chamais Mestre e Senhor; e dizeis bem, porque eu o sou." (Jo.13:13)

Isaías profetizou que Ele seria o "Maravilhoso Conselheiro" (Is.9:6); destarte, desde criança Ele se nos revelou Mestre, porque, quando tinha 12 anos de idade, foi achado "no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os. E todos os que o ouviam se admiravam da sua inteligência e das suas respostas." (Lc.2:42,46,47)

Judas Iscariotes jamais chamou a Jesus Cristo de Senhor, mas terá que fazê-lo no Dia do Juízo Final, juntamente com todos os que se omitiram e ainda se omitem nessa inevitável confissão (Fl.2:10,11); contudo, ele chamou ao Senhor Jesus de Mestre (Mt.26:25,49; Mc.14:45).

Devemos continuar chamando ao Senhor Jesus Cristo de Mestre, pois Ele ainda o é, em virtude de Ele haver sido chamado assim, após a sua Gloriosa Ressurreição (Jo.20:16), e em razão de Ele encontrar-se conosco, presente em nossa vida, na Pessoa do Espírito Santo (Jo.14:16-18), ensinando-nos todas as coisas (1Jo.2:27).

... QUE HEI DE FAZER...

Quem se preocupa com o assunto da Vida Eterna, com o destino da sua alma, sabe que precisa fazer alguma coisa. É preciso dar o passo inicial. É preciso recorrer a alguém, para pedir orientação. E o homem rico tomou a atitude correta, ao dar esse importante passo, indo até Jesus.

Conforme ensina-nos o Apóstolo Pedro, em sua Primeira Epístola 3:15, nenhuma pessoa anelante da Salvação Eterna, que se dirige a um salvo para obter orientação sobre este magno assunto, deve ficar sem resposta. E ele mesmo, Pedro, ao ser perguntado por pessoas a respeito de como ser salvo, prontamente respondeu: "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em Nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo." (At.2:37,38); e igualmente o Apóstolo Paulo e seu companheiro Silas: "Senhores, que me é necessário fazer para me salvar? Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa." (At.16:30,31)

Jesus respondeu ao jovem o que ele deveria fazer: "Sabes os mandamentos: Não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; a ninguém defraudarás; honra a teu pai e a tua mãe." (Mc.10:19). E Mateus anota mais um Mandamento: "e amarás o teu próximo como a ti mesmo." (19:19)

Jesus disse: "Sabes os mandamentos", e o jovem o confirmou, visto que "Ele, porém, lhe replicou: Mestre, tudo isso tenho guardado desde a minha juventude." (id.v.20)

...PARA HERDAR...

O jovem abastado usou o vocábulo HERDAR, porque certamente estava familiarizado com o mesmo. Se ele era MUITO RICO (Lc.18:33), embora jovem, dá a entender que, provavelmente, ele recebera uma herança. Sabemos que para um homem ficar MUITO RICO, com o seu próprio esforço, levam-se anos. Muitas vezes os homens vêem-se ricos só lá pelas tantas, numa idade média ou avançada. Mas este homem era jovem...

A HERANÇA, mesmo nos tempos de Jesus, era uma coisa assaz conhecida e praticada: "Disse-lhe alguém dentre a multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a HERANÇA. Mas Ele lhe respondeu: Homem, quem me constituiu a mim juiz ou repartidor entre vós?" (Lc.12:13,14)

A Vida Eterna é uma HERANÇA a ser entregue aos salvos, pois ela foi conquistada por Jesus Cristo em favor dos crentes nEle: "Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai; possuí por HERANÇA o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;" (Mt.25:34)

E, nesse ambiente de herança, de posse de bens materiais, que o jovem bem conhecia, tendo, inclusive, feito uso da palavra HERDAR, recebeu do Mestre a seguinte tréplica: "E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Uma coisa te falta; vai, vende tudo quanto tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me." (id.v.21)

Eu, particularmente, prefiro esta passagem de Marcos às de Mateus e Lucas, por causa da anotação: "E Jesus, olhando para ele, O AMOU..."

Ah, o AMOR de Jesus!

Não há herança, riquezas, bens materiais, fortuna, ouro e prata que se comparem ao AMOR de Jesus! Nada se compara ao AMOR de Jesus, porque Ele não apenas possui o amor; ELE É O PRÓPRIO AMOR! (1Jo.4:8,16).

E o que Jesus disse-lhe foi basicamente isto: "Rapaz, você guardou sim, os Mandamentos do Senhor; você possui grandes qualidades; você é possuidor de elevados valores morais e espirituais; você não está muito longe da Vida Eterna... Falta-lhe UMA coisa, UMA somente! Existe uma coisa que está lhe prendendo a este mundo passageiro, e nessa coisa o seu coração está preso... Vai, vende TUDO, mas TUDO mesmo que você possui e dá-o aos que não possuem, ou seja, troca tudo isto que o seu coração ama, pelo meu AMOR, e eu vou lhe dar UM TESOURO NO CÉU, infinitamente mais precioso que este que você tem agora... Faça isto, rapaz, entregue-se a mim totalmente, e segue-me!"

...A VIDA ETERNA?

Eu disse no início que esse jovem possuía uma certa sabedoria, pelo fato de não perder seu tempo consultando métodos ou pessoas erradas, mas indo diretamente ao MANANCIAL INESGOTÁVEL DA SABEDORIA. Ele sabia que SÓ JESUS CRISTO TEM AS PALAVRAS DA VIDA ETERNA.

Certa vez, Jesus pregou à multidão um belíssimo Sermão, declarando-lhe ser Ele o Pão da Vida; mas, "Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?" (Jo.6:60). Então, por causa deste discurso, muitos dos seus discípulos voltaram para trás e não andavam mais com Ele, pelo que "Perguntou então Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? TU TENS AS PALAVRAS DA VIDA ETERNA." (Jo.6:66-68)

A expressão VIDA ETERNA aparece muitas vezes no Novo Testamento. E, nos Evangelhos Sinóticos, ela marca presença no episódio do Jovem Rico, em Mt.19:29, Mc.10:30 e Lc.18:30.

No mais belo, inefável, magnífico e extraordinário Texto, ou Versículo, de todas as Escrituras Sagradas - JOÃO 3:16 -, consta o termo VIDA ETERNA: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a VIDA ETERNA."

JESUS CRISTO e VIDA ETERNA formam o mais perfeito sinônimo, pois Jesus Cristo é Vida Eterna, e Vida Eterna é Jesus Cristo: "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o Caminho, e a Verdade, e A VIDA; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (Jo.14:6). "E a VIDA ETERNA É ESTA: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a JESUS CRISTO, aquele que tu enviaste." (Jo.17:3). "Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. ESTE É O VERDADEIRO DEUS E A VIDA ETERNA." (1Jo.5:20).

O Jovem Rico, como acabamos de ver, deu um enorme passo rumo à Vida Eterna. Por um momento ele a desejou, dirigindo-se a Jesus, o Autor, o Príncipe da Vida (At.3:15), Jesus que é a própria Vida Eterna (Jo.14:6; 17:3; 1Jo.5:20); e ele recebeu do Mestre as mais doces e incomparáveis palavras.

O jovem fez tudo certo, mas...

"MAS ELE, PESAROSO DESTA PALAVRA, RETIROU-SE TRISTE, PORQUE POSSUÍA MUITOS BENS." (id.v.22)

Ah, esses homens sequiosos de riquezas terreais!

Tolo jovem, com sua riqueza efêmera!

"Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?" (Lc.12:20)

Pobre jovem... embora tão rico!

Ele não deu crédito ao ensino de Jesus, preferindo o tesouro da Terra ao TESOURO NO CÉU: "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." (Mt.6:19-21)

O Bendito Salvador, como sempre fez, e está fazendo neste exato momento a muitas pessoas, ofereceu àquele jovem a sua Graça, mas ele, infelizmente, não quis aceitá-la; antes recebeu, pesaroso, a Palavra de Jesus; e, triste, retirou-se da presença do único Senhor e Salvador para, certamente, mergulhar-se no seu prazeroso e amado mundinho, maculado pelo vil metal...

Lázaro Justo Jacinto

 
Avalie este artigo:
(4 de 5)
13 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Lázaro Justo Jacinto
Talvez você goste destes artigos também