Muito se tem falado sobre a auto-hemoterapia na medicina médica, e fomos procurar maiores informações para passar aos amigos leitores sobre essa técnica de tratamento.

 

            Homoterapia seria o emprego do sangue como método terapêutico (nesse caso, por exemplo a transfusão sanguínea) e, portanto, a auto-hemoterapia seria o tratamento de alguns males com o uso do sangue venoso que é aplicado intramuscularmente no próprio paciente que se retirou o sangue.

 

            Na área da medicina animal, conforme entendimento do Dr. Cícero Neiva, na obra Formulário de Terapêutica Veterinária, publicada em 1942, é um tratamento eficaz contra algumas doenças - inclusive já tivemos a oportunidade de testar seus efeitos benéficos na prática, utilizando a auto-hemoterapia no combate a algumas zoonoses dos animais como a febre em bovinos, suínos e ovinos, a poliartrite em potros e em caninos nos casos de eczemas crônicos, infecções, e verrugas papilomatosas.

 

            O que para alguns a novidade é o uso dessa técnica em seres humanos, mas com certeza, quem teve a oportunidade de manter contato e trabalhar ao lado de doutores formados em décadas remotas - período quando havia dificuldades tecnológicas e financeiras em se obter soros imunológicos para o tratamento de alguns males - seja na área humana ou veterinária, sabe que o tratamento de auto-hemoterapia pode sim ser eficaz.

 

            Segundo a história, e aqui se falando de medicina humana, em 1911, F. Ravaut registra: modo de tratamento auto (uno mismo, haima - sangra) empregado em diversas enfermidades infecciosas, em particular na febre tifóide e em diversas dermatoses. Ravaut usava a auto-hemoterapia em certos casos de asma, urticária e estados anafiláticos (dicionário enciclopédico de medicina, T.1 de L. Braier). Em 1941 o Dr. Leopoldo Cea, no Dicionário de Términos Y Expressiones Hematológica, pg. 37, cita: auto-hemoterapia, método de tratamento que consiste em injetar a um indivíduo cierta cantidad de sangre total (suero Y glóbules) tomada de este mismo indivíduo. Entre esses que citamos, muitos outros médicos e/ou cientistas já comprovaram a técnica, entretanto foi o professor Jesse Teixeira que provou que o S.R.E - Sistema Retículo-Endotelial (grosso modo era o termo antigo utilizado para denominar parte do sistema imunológico), era ativado pela auto-hemoterapia em seu trabalho publicado e premiado em 1940 na Revista Brasil - Cirúrgico, no mês de março.

 

            Mito ou realidade, nos dias atuais existem muitos adeptos a esta terapia e, inclusive médicos que empregam a técnica em seus pacientes. Sendo eficaz ou não no homem, uma coisa é certa, a auto-medicação, ou ainda qualquer outro tipo de terapia alternativa deve ser acompanha de perto por um médico, isso para evitarmos riscos a nossa saúde ou simplesmente pelo princípio da precaução.

 

 

*Texto do autor publicado em jornal impresso que circulou no Tocantins em dezembro de 2008.