Atuação do Enfermeiro na Educação em Saúde a Pessoa Vivendo com HIV: um estudo bibliográfico.

Role of the Nurse in Health Education for People Living with HIV: a bibliographical study.

Papel de la enfermera en Educación para la Salud de las Personas que Viven con el VIH: un estudio bibliográfico.

 

Formandos da Faculdade de Enfermagem da Unic Ana Laura Jasper de Campos, Raoni Benith Vieira Soares, Stella Maris Oliveira Borges.     

 

 

 

 

RESUMO

 

A educação em saúde é uma estratégia que permite aos enfermeiros promoverem a melhoria da qualidade da assistência de enfermagem neste contexto, a assistência às pessoas com HIV/aids exige respostas por parte dos serviços, gestores e profissionais de saúde, com atenção e assistência integral, tanto social, psicológico, econômico e cultural do individuo, ou seja, de forma humanizada.Neste contexto o presente estudo tem como objetivo caracterizar as publicações indexadas em base de dados eletrônicas da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) no período de Janeiro de 2000 a Dezembro de 2009. Trata se de um estudo bibliográfico exploratório com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada através dos descritores e selecionada de acordo com os critérios de inclusão estabelecida nos objetivos. A anáise dos resultados revela aspectos que poderão contribuir para um melhor entendimento onde o enfermeiro possa promover e contribuir com as atividades educativas no seu âmbito de trabalho.

 

ABSTRACT

 

Health education is a strategy that allows nurses to promote the improvement of the quality of nursing care in this context, assistance to people with HIV / AIDS demands a response by the services, managers and professionals, with full care and attention, both social, psychological, economic and cultural life of the individual, ie, in a humane way. This study aimed to characterize the publications indexed in electronic database of the Virtual Health Library (VHL) in the period January 2000 to December 2009. This is an exploratory study literature with quantitative approach. Data collection was performed using the descriptors and selected according to criteria established for inclusion in the goals. The analysis of the results reveals aspects that could contribute to a better understanding of where nurses can promote and contribute to the educational activities in its scope of work.

 

 

Resumen

 

La educación sanitaria es una estrategia que permite a las enfermeras para promover la mejora de la calidad de los cuidados de enfermería en este contexto, la asistencia a las personas con VIH / SIDA exige una respuesta de los servicios, gerentes y profesionales, con el cuidado y atención, tanto en la vida social, psicológica, económica y cultural del individuo, es decir, de una manera humana. Este estudio tuvo como objetivo caracterizar las publicaciones indexadas en la base de datos electrónica de la Biblioteca Virtual en Salud (BVS) en el período enero 2000-diciembre 2009. Se trata de una literatura estudio exploratorio con enfoque cuantitativo. La recolección de datos se realizó mediante los descriptores y seleccionados según los criterios establecidos para su inclusión en los objetivos. El análisis de los resultados revela aspectos que podrían contribuir a una mejor comprensión de que las enfermeras pueden promover y contribuir a las actividades educativas en su ámbito de trabajo.Ouvir

Ler foneticamente

 

Dicionário - Ver dicionário detalhado

 

 

INTRODUÇÃO

 

No início da década de1980 apopulação mundial presenciou o surgimento, nos Estados Unidos da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (aids) causada pelo HIV, assumindo atualmente proporção pandêmica com casos registrados em todos os países do mundo (BRASIL, 1998).

É oportuno ressaltar que a aids é uma doença que se transmite por meio do contato com sangue, sêmen, secreção vaginal ou leite materno do portador (BRASIL, 1998).

Contudo, apesar dos avanços relacionados ao conhecimento de sua etiologia e características do vírus desta síndrome, disponibilização de terapia medicamentosa que possibilita uma maior expectativa de vida para as pessoas contaminadas, as possibilidades de cura ainda são remotas (BRASIL, 1998).

No Brasil os casos da infecção pelo HIV foram registrados logo no início da década de 1980, mas a política de assistência aos portadores do HIV/aids só foi estruturada 10 anos depois, fundamentando-se na obtenção da melhoria na qualidade de vida dos pacientes e racionalização dos recursos humanos e financeiros (BRASIL, 1998).

Assim, esta situação requer produção de pesquisas que possam proporcionar o controle da epidemia, bem como reflexões sobre o processo de trabalho direcionado às pessoas convivendo com HIV/aids (BRASIL, 1998).

A assistência voltada a estes pacientes pauta-se em uma relação de confiança entre profissional e paciente estabelecida por meio da escuta e de uma comunicação clara e objetiva. Portanto, realizada conforme prevista torna-se uma referência importante para o trabalho com HIV/aids estabelecendo no portador a característica de sujeito no processo de prevenção e no cuidado de si (BRASIL, 1998).

Desta forma deve-se afastar os fantasmas criados em torno do comportamento de quem se infecta, ou seja, o estigma da doença, levando também o profissional a confrontar-se com seus próprios medos e preconceitos, e com a questão da morte em vida (SOUZA, 1994 apud SILVA et al., 2002).

Contudo, de acordo com Souza (1994) apud Silva et al (2002) apesar disto nos serviços de saúde freqüentemente os profissionais desenvolvem práticas isoladas e muitas vezes concorrentes, com dificuldades de interação entre diferentes competências técnicas (BRASIL, 1998).

Para romper com esta lógica deve-se investir em educação permanente com desenvolvimento de práticas educativas que fortaleçam e desenvolvam a autonomia do usuário dos serviços, ou seja, a capacidade de decidir sobre sua vida de forma esclarecida, autônoma. Esta concepção de educação é considerada um processo representado por toda e qualquer influência sofrida pelo indivíduo, capaz de modificar seu comportamento (LEVY et al., 2007).

Desta forma, o conceito de educação em saúde se sobrepõe do conceito de promoção da saúde como uma definição ampla de um processo que abrange a participação de toda a população no contexto de sua vida cotidiana e não apenas das pessoas sob risco de adoecer. Esta noção está baseada em um conceito de saúde ampliado, considerado como um estado positivo e dinâmico de busca de bem-estar (SCHALL e STRUCHINER, 1999).                                                                                          Sendo assim, a educação em saúde ampliada inclui políticas públicas, ambiente e meios apropriados, reorientação dos serviços de saúde para além dos tratamentos clínicos e curativos, de forma que as propostas pedagógicas sejam inovadoras, comprometidas com o desenvolvimento da solidariedade e da cidadania, orientando-se para ações cuja essência está na melhoria da qualidade de vida e na promoção do homem (SCHALL e STRUCHINER, 1999).                                             

Diante disto, o enfermeiro deve estimular as pessoas a refletirem criticamente sobre as causas e efeitos dos agravos à saúde, visualizando a promoção da saúde individual e coletiva (BRASIL, 1998).

Tendo em vista a relevância e magnitude do HIV/aids no mundo e os índices de infecção no Brasil, torna-se pertinente a realização de estudos que enfoquem a educação em saúde voltada para os portadores do vírus HIV. Neste sentido, propomos o presente estudo com a finalidade de conhecer qual é a contribuição do profissional enfermeiro (a) no processo de assistência a estes pacientes apresentada nas publicações nacionais no período de Janeiro de 2000 a Dezembro de 2009.

 

METODOLOGIA

 

Para o alcance dos objetivos propostos a metodologia que mais se adequa ao seu propósito é o bibliográfico exploratório, com abordagem quantitativa. O estudo bibliográfico se designa à investigação de fatos que estejam disponíveis em fontes impressas ou virtuais, desde que de fonte secundária (POLIT, BECK e HUNGLER, 2004).

A coleta de dados foi realizada por meio dos seguintes descritores: Enfermagem, Educação, HIV/aids. Estes por sua vez foram pré-estabelecidos para que atendam aos critérios de seleção apontados na seqüência.

A pesquisa foi realizada por meio de um instrumento de levantamento de dados, previamente elaborado pelos pesquisadores, contendo questões fechadas, contemplando as variáveis de acordo com os objetivos e critérios de inclusão.  Assim, contempla as seguintes variáveis: ano de publicação, origem (centro de produção); características: artigos, dissertação; fonte de indexação; autor; formação, titulação; estratégias de educação em saúde.

Os dados foram levantados no mês de agosto a setembro de 2010, divididos em etapas descritas abaixo:

A primeira etapa foi o levantamento de artigos, capturados por meio das palavras-chave, seguindo de seleção por meio dos critérios de pré-estabelecidos, para averiguação das publicações que se adéquam a este trabalho, seguida de leitura previa, exploratória, seletiva e critica.

ANÁLISE DOS DADOS

 

Para atender os objetivos propostos neste trabalho elencamos os seguintes tópicos a serem analisados: caracterização da produção cientifica levantada: captura dos dados segundo base de dados, descrição do perfil dos autores dos estudos analisados, fontes de publicações e veiculação dos estudos analisados, e ano de publicação, estratégias de educação em saúde: voltadas para os serviços de IST/HIV/aids, e desenvolvidas pelo profissional enfermeiro (a).

Os resultados quanto aos objetivos do presente estudo nos revelam que a produção científica sobre o tema é restrita, assim há necessidade de maiores investimentos acerca do objeto de estudo na presente pesquisa.

Neste sentido, ao ser iniciada pesquisa, utilizamos a priori o sistema de busca do site da BVS com os descritores selecionados.

Foram capturados 29 artigos em muitas publicações e foram excluídas por não atenderem aos critérios de seleção estabelecidos.

A Tabela um demonstra os resultados sobre os critérios de exclusão que fundamentou este estudo.

Tabela 1 - Distribuição da freqüência absoluta e relativa dos estudos excluídos, Cuiabá, 2010.

Base de dados

Fora do período de produção

%

Não atendiam aos objetivos  propostos

%

Língua estrangeira

 nº

%

Duplicatas nº

%

Textos

Não

Disponíveis na íntegra

%

Total

%

Língua estrangeira

 

Lilacs

05

62,50

04

100

04

80

-

-

05

100

18

81,81

05

Scielo

03

37,50

-

-

01

20

-

-

-

-

04

18,18

03

Total

08

100

04

100

05

100

-

-

05

-

22

100

08

 

Sendo assim, a amostra utilizada para estudo compõe-se de sete artigos, sendo dois capturados na base de dados SCIELO e cinco na LILACS.

Neste estudo foi considerado o perfil a formação e qualificação dos autores, ao analisarmos percebemos que em todas publicações havia mais de um autor.

Tabela 2 – Distribuição da freqüência absoluta e relativa do perfil dos autores (formação e qualificação), Cuiabá 2010.

 

Perfil dos Autores

%

Enfermeiro

1

14,28

Enfermeiro Especialista

2

28,57

Enfermeiro Mestre

1

14,28

Enfermeiro Doutor

2

28,57

Enfermeiro PHD

1

14,28

Total

7

100

 

Os profissionais que mais tiveram publicações, segundo a sua formação foram o enfermeiro especialista e enfermeiro doutor, mostrando assim que cada vez mais o profissional enfermeiro anseia por obter uma qualificação seja ela uma especialização, mestrado, doutorado, pois somente através de novos conhecimento e estudo é que podemos solicitas os conhecimentos técnicos científicos na saúde.

Ano de publicação dos estudos analisados

 

Os artigos analisados conforme ao ano de publicação foram coletados de acordo com os objetivos propostos para este estudo.

A tabela tres mostra o percentual dos artigos publicados.

Tabela 3 – Distribuição da freqüência absoluta e relativa do Ano de Publicações dos Estudos Analisados, Cuiabá 2010.

 

Ano

%

2000

-

-

2001

-

-

2002

-

-

2003

-

-

2004

-

-

2005

3

42,85

2006

-

-

2007

-

-

2008

-

-

2009

4

57,14

Total

7

100

 

O ano com maior número de publicações foi o de 2009, sendo que neste ano tiveram 29 encontros, conferencias tais como o Congresso brasileiro de Infectologia Belo Horizonte - MG, VII Congresso de Prevenção das IST’s e aids e Congresso brasileiro de Enfermagem para a discussão da HIV/aids no Brasil gerando assim o interesse dos profissionais e acadêmicos da área da saúde para produção de novos artigos (BRASIL,2009).

Sendo assim, as estratégias de educação em saúde precisam ser planejadas e executadas de acordo com a condição do serviço e as necessidades levantadas, ajudando na busca de experiências de aprendizagem e reflexão acerca das questões de saúde, respeitando os valores e as experiências dos sujeitos envolvidos no processo (QUEIROZ e JORGE, 2006).

Observamos que entre os artigos analisados ambos trouxeram estratégias para a educação em saúde como: palestras educativas, reuniões em grupo, orientações sobre o uso do preservativo, campanhas educativas do Ministério da Saúde onde o foco é a população em geral e não somente a população com vulnerabilidade.

A educação em saúde promove o conhecimento de forma a diminuir as vulnerabilidades relacionadas a tais questões. Cabe ressaltar que vulnerabilidade é a condição existencial humana, supondo uma manifestação de diferentes graus, dependendo da situação em todos os seres humanos (PETTENGILL e ANGELO, 2005).

Contudo, em todos os artigos analisados os autores enfocam sobre a importância de se realizar novas pesquisas e estudos sobre o tema que venha a complementar ainda mais o conhecimento do profissional da saúde. Desta forma o profissional de saúde poderá ter uma formação mais humanista e ética diante do paciente soro positivo sem medos e preconceitos.

 

Considerações Finais

 

Ao término desde trabalho podemos considerar que HIV/aids ainda é um assunto que desperta bastante interesse na população e profissionais da saúde. Ressaltando que a atuação do enfermeiro na educação em saúde à pessoa vivendo com HIV ainda é pouco destacada no meio cientifico, embora seja uma situação vivenciada no cotidiano do profissional.

Sendo assim, é de estrema importância que a sociedade tenha conhecimento do que é o HIV/aids e o que pode causar, sabe se que não atinge somente o individuo portador da doença mais também toda sociedade . Entende se que o único meio de se evitar a infecção do HIV/aids é através da prevenção, ocorrida por meio da disseminação do conhecimento e acesso aos meios de prevenção.

Cabe ressaltar que os objetivos deste estudo foram alcançados, contudo, despertam a necessidade da realização de novos estudos que complementem o conhecimento da doença e a importância de se realizar a educação em saúde seja ela voltada não somente para o HIV/aids como também para outras doenças ainda existentes na sociedade.

Deste modo as instituições educativas devem estimular seus profissionais e acadêmicos a realizarem mais pesquisas cientificas e publicá-las, já que a nível nacional ainda são poucas publicações de artigos científicos sobre o tema em pauta, se comparados com outros países, pois encontramos dificuldade na busca de publicações atualizadas sobre o tema.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, P. F. GIOVANELLA, L. MENDONÇA, M. H. M.; ESCOREL, S. Desafios à coordenação dos cuidados em saúde: estratégias de integração entre níveis assistenciais em grandes centros urbanos. Rio de Janeiro: Caderno Saúde Pública, 2010.

 

ANDRADE, J. S.; VIEIRA, M. J. Prática Assistencial de Enfermagem: problemas, perspectivas e necessidades de sistematização. Aracajú-SE, 2005.

 

ARAÚJO, E. C.; VASCONCELOS, E. M. R.; LIMA, L. S. Os padrões de conhecimento da enfermagem relacionados à síndrome da imunodeficiência adquirida em adolescentes. Recife-PE, 2005.

 

BARBOSA, S. F. F.; SASSO, G. T. M. D. Informática na pesquisa em enfermagem. 2009. Disponível em: http://www.fen.ufg.br/revista/v11/n3 /pdf/v11n3a34.pdf. Acesso em: 27 outubro 2010.

 

BATISTA, K. T.; CALDAS, K. R.; PORTILLO, J. A. C. Integralidade da saúde: significado e situação atual. Brasília-DF, 2009.

 

BERTOLOZZI, M. R.; GRECO, R. M. As políticas de saúde no Brasil: reconstrução histórica e perspectivas atuais, 1996.

 

BRANCO, I. M. B. H. P. Prevenção do Câncer e Educação e Saúde. Opiniões e perspectivas de enfermagem. Texto e contexto de enfermagem, v. 1, n. 1. Florianópolis: UFSC/PEN. 1992.

 

BRASIL, Ministério da Saúde. Curso básico de Vigilância epidemiológica em HIV e AIDS. Caderno do aluno: Unidade I, 2005.

 

 

BRASIL, Ministério da Saúde. Política Nacional DST/AIDS: princípios e diretrizes / Coordenação Nacional de DST e AIDS. 1° edição. Brasília: Ministério da Saúde, 1999.

 

________. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Portaria 1376/1993. Sangue e Hemoderivados.

 

________. Constituição da Republica Federativa do Brasil (1988). Brasília: Senado Federal, 1988; Diário Oficial da Republica Federativa do Brasil, 1990.

 

________. Leis, Decretos, etc. Lei n.º 7498, de 25 de junho de 1986. Diário Oficial da União, Brasília, 26 de junho de 1986. Seção I. Dispõe sobre a regulamentação do exercício de enfermagem.

 

________. Leis, Decretos, etc. Lei n.º 9313, de 13 de novembro de 1996. Dispõe sobre a distribuição gratuita de medicamentos aos portadores do HIV e doentes de AIDS.

 

________. Leis, Decretos, etc. Portaria n.º 236, de 02 de maio de 1985. Estabelece as diretrizes para o programa de controle da AIDS, no âmbito do território nacional.

 

________. Ministério da Saúde. Coordenação Nacional de DST/AIDS. Aconselhamento em DST/HIV e AIDS: diretrizes e procedimentos básicos. Brasília: Ministério da Saúde; 1998.

 

________. Tratamento de HIV e Aids - Adesão. Brasília/DF – 2007.

 

________. Tratamento de HIV e Aids - Adesão. Brasília/DF – 2009.

 

BREVIDELLI, M. M.; DE DOMÊNICO, E. B. L. Trabalho de conclusão de curso: guia prático para docentes e alunos da área da saúde. São Paulo: Iária, 2006.

 

BROTAS, Mariana da Silva; MELO, Andreia Silene Alves Ferreira. Concepções dos Estudantes de Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana sobre HIV/AIDS. Feira de Santana-BA, 2009.

 

COREN-SP. Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN-SP). Principais Legislações para o Exercício da Enfermagem 2007.

 

ÉVORA, Y. D. M. A Informática na Pesquisa em Enfermagem. V.13.  São Paulo-SP, 2000.

 

FERNANDES, A. P. M.; GONÇALVES, A. G.; MACHADO, A. A.; HAYASHIDA, M.; GIR, E.; DONADI, E. A.; RODRIGUES, M. L. V. Maior sobrevida em pacientes com marcadores imunogenéticos de rápida progressão para a AIDS: subsídios para a assistência de enfermagem. Rio de Janeiro-RJ, 2005.

 

FERNANDES, H.; HORTA, A. L. M. Percepções de alunas de graduação em enfermagem sobre parcerias sorodiscordantes para o HIV/AIDS. Ribeirão Preto-SP, 2005.

 

FIGUEIREDO, N. M. A.; TONINI, T. SUS e PFS para Enfermagem: Práticas para o Cuidado em Saúde Coletiva. São Caetano do Sul, SP: Yendis Editora, 2007.

 

 

FOCACCIA, R. Tratado de Infectologia. 4. ed. São Paulo: Atheneu, 2009.

 

GOMES, A. M. T.; CABRAL, I. E. Entre dose e volume: o princípio da matemática no cuidado medicamentoso à criança HIV positiva. Rio de Janeiro-RJ, 2009.

 

PAULUS JR., A.; CORDONI JR., L. Políticas Públicas de Saúde no Brasil. Londrina-PR, 2006.

 

LACERDA, Maria Ribeiro; GIACOMOZZI, Clélia Mozara; TRUPPEL, Thiago Christel. Atenção à Saúde no Domicílio: modalidades que fundamentam sua prática. Curitiba-PR, 2006.

 

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed.- 5. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2007.

 

LEOPARDI, M.T, BECK, C. L. C.; NISTCHE, E. A.; GONZALES, R. M. B Metodologia da pesquisa na saúde. Santa Maria: Pallotti, 2001.

 

LESCURA, Y.; VILLELA, M. Educação em saúde: abordagem para o enfermeiro. São Paulo: Sarvier, 1990.

 

LEVY, S N; SILVA, J J C; WERBERICH, P M; MOREIRA, L L S; MONTIANI, H; CARNEIRO, R M. Educação em Saúde Histórica, Conceitos e Propostas Ministério da Saúde Diretoria de Programas de Educação em Saúde.

 

LOPES, B.; AMARAL, J. N. Políticas Publicas: Conceitos e Práticas. Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2008.

 

MACHADO, M. F. A. S.; MONTEIRO, E. M. L. M.; QUEIROZ, D. T.; VIEIRA, N. F. C.; BARROSO, M. G. Integralidade, Formação de Saúde, Educação em Saúde e as Propostas do SUS- Uma revisão conceitual. Fortaleza-CE, 2007.

 

MARQUES, M. C.C. Saúde e Poder: a emergência política da AIDS/HIV. Maringá-PR 2002.

 

MATOS, S. D.; BAPTISTA, R. S.; FRANÇA, I. S. X.; MEDEIROS, F. A. L.; BRITOS, V. R. S. Conhecimento das gestantes atendidas nos serviços de pré-natal acerca do teste Anti-HIV. Campina Grande-PB, 2005.

 

MATTOS, Ruben Araújo de. Os Sentidos da Integralidade: algumas reflexões acerca de valores que merecem ser definidos. Rio de Janeiro-RJ, 2001.

 

MIQUELIM, J. D. L.; CARVALHO C. B. O.; GIR, E.; PELÁ, N. T. R. Estresse nos Profissionais de enfermagem que atuam em uma unidade de Pacientes Portadores de HIV-AIDS. Ribeirão Preto-SP, 2004.

 

MOURA, A. D. A.; PINHEIRO, A. K. B.; BARROSO, M. G. T. Realidade vivenciada e atividades educativas com prostitutas: subsídios para a prática de enfermagem. Fortaleza-RE, 2009.

 

NICOLAU, Isabel. Conceito de Estratégias. Campo Grande-MS, 2001.

 

PETTENGILL, M. A. M.; ANGELOS, M. Vulnerabilidade da Familia: Desenvolvimento do Conceito. Ribeirão Preto-SP 2005.

 

POLIT, D. F.; BECK, C. T.; HUNGLER, B. P. Fundamentos de pesquisa em Enfermagem: Métodos de Avaliação e Utilização. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

 

PORTELA, M. C.; LOTROWSKA, M. Assistência aos pacientes com HIV/AIDS no Brasil. Rio de Janeiro-RJ, 2006.

 

QUEIROZ, M. V.; JORGE, M. S. Estratégias de educação em saúde e a qualidade do cuidar e ensinar em Pediatria: a interação, o vínculo e a confiança no discurso dos profissionais. Revista Interface Comunicação, Saúde, Educação. V.10, n.19, jan./jun., 2006.

 

RANG, H. P.; DALE, M. M.; RITTER, J. M.; FLOWER, R. J. Farmacologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

 

RUIZ, J. Á. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

 

SADALA, M. L. A.; MARQUES, S. A.. Vinte anos de assistência à pessoas vivendo com HIV/AIDS no Brasil: a perspectiva de profissionais de saúde. Rio de Janeiro-RJ, 2006.

 

SCHALL, V. T.; STRUCHINER, M. Educação em saúde: novas perspectivas. 1999.

 

VIDAL, E. C. F.; BRAGA, V. A. B.; SILVA, M. J.; PINHEIRO, A. K. B. Políticas Publicas para pessoas com HIV: Discutindo direitos sexuais e reprodutivos. Revista Rene. Fortaleza, v. 10, n. 2, p. 166-174, abr./jun.2009.