Incrivelmente acompanhado essa percepção de vida que quase todos ignoram e a chamam de teimosia, instiga luxúria, obsessão. Dependendo de que área que se aplica o termo.
E inevitavelmente, parece estar nos instintos mais primitivos do ser humano.
Essa atração ao impossível, de querer vencer obstáculos dados difíceis de almejar. Em ultrapassar limites, barreiras vitais, físicas e psicológicas, que impera em todo âmago, toda centelha ou faísca de desejo.
Parece me ser obvio que, todos têm esse desejo, mas, a alguns falta o encorajamento, e também, a alguns, que parecem terem sidos desencorajados, impera um comodismo que o deixa inato.
Mas de verdade, tem sido de grande importância à humanidade, desde os tempos mais remotos, esse desejo de atravessar sempre a próxima fronteira intelectual, cuja qual sem ela não haveria evolução.
Apesar de ainda sermos escravos de nos mesmos, e ainda termos uma grande caminhada evolutiva de expansão mental, esse detalhe de encorajamento tem nos dado uma carga de crescimento perante a forma de encararmos e lidarmos com a natureza e até com dados figurativos da metafísica.
Se não fosse tal atração humana, seriamos, creio eu, como pedras; inatas, paradas, esperando alguém que nos mova.
Esse instinto talvez, foi e é, um dos mais importantes dos dados existentes, pois sem ele estaríamos dando voltas em torno de nos mesmos.
O esportista, um grande exemplo de força de vontade e superação, a grande importância que se da ao esporte hoje em dia, e desde a Grécia antiga, onde se travavam chamados "esportes", no local onde se davam batalhas ferozes, e que o esporte atual veio a substituí-la, e até as guerras de certo modo.
Tudo isso interligado a um mesmo instinto de superação humana. Parece até se fazer necessário, guerras, esportes, batalhas, desafios, para que se evolua.
Até nos devaneios da paixão, já quando cabe a patologia do intelecto, sempre a queremos impossível, aquela que parece nos desprezar, as curiosas, as cheias de desafios e rumores de que não se pode dar certo.
As paixões ditas fáceis se apagam tão rápido quanto fogo de palha.
Da-se a impressão de que a mente evoluiu, para dar uma proteção ao individuo dizendo que enquanto mais sólida a base e as certezas ou incertezas do acaso, mais duradouro será o amor, a recompensa, a evolução. Por isso que por instinto procuram o impossível, o que despreza,
que o lança o desafio.
Na verdade o ser humano esta na busca de grandes verdades que talvez só sejam encontradas com grandes desafios, ou apenas podem ser nossos instintos ainda não tão bem conhecidos nos pregando peças e nos trazendo o martírio.
Mas de uma coisa da pra se ter certeza: estamos evoluindo, ainda bem.