As principais causas de mortes por problemas cardiovasculares no Brasil são ligadas a problemas de hipertensão, e cerca de 44% da população é portadora dessa doença.

  São vários fatores que podem influenciar uma pessoa a ser hipertensa, como a idade, sexo, genética, obesidade, raça, álcool, e o um dos mais frequentes é relacionado ao sedentarismo. Por isso, o tratamento para a hipertensão inclui exercícios físicos, e uma mudança no estilo da vida da pessoa, que por conter a doença, significa que sua rotina contem hábitos errados.

  Os exercícios regulares são os mais indicados, porém para iniciar a prática, é preciso uma avaliação médica, assim também como um acompanhamento profissional. As atividades devem ser de intensidade moderada, de três a cinco vezes na semana, e as sessões devem ter de 30 a 60 minutos de duração, e a frequência cardíaca deve ser entre 60 a 80% ou entre 50 a 70% do consumo máximo de oxigênio.

  Os aeróbicos em especial são os tipos de exercícios que beneficiam muito a saúde do hipertenso de maneira direta, oferece um tratamento muito semelhante aos de alguns medicamentos anti-hipertensivos. A adaptação cardíaca aos exercícios ajudam muito em um tratamento cardiovascular, aliado a uma mudança de hábitos e até mesmo a medicamentos.

 A alguns tempos atrás, esse tipo de tratamento seria muito julgado negativamente, mas hoje em dia, após longos estudos, se foi possível comprovar os benefícios que são obtidos.

  Ao praticar os exercícios físicos, os hipertensos devem tomar alguns cuidados, como por exemplo ele deve tentar evitar a manobra valsava, que é aquela em que se exala o ar contra os lábios fechando nariz de maneira forçada, pois isso pode elevar os níveis de pressóricos, sendo uma prática desnecessária.

  Podemos então afirmar que, todo exercício físico age de maneira muito benéfica para a vida de um hipertenso, por isso, pratique e modifique seus hábitos, isso vai te manter cada vez mais vivo!