A maioria das pessoas quando estão em dieta, deixam de comer seus alimentos preferidos, evitam algumas refeições ou ainda acabam tomando alguns hábitos que não fazem parte da sua rotina. Em todo caso é preciso saber que a dieta não consiste somente em comer menos ou comer somente salada, mas é preciso mudar o conjunto de escolhas para que os resultados apareçam e o corpo se beneficie.

Desta forma, para que as dietas apresentem efeito é preciso ter hábitos saudáveis e incluir na sua dieta estas mudanças para que possa perder peso ou ganhar músculos com eficiência.

Confira algumas dicas para que sua dieta saia como o planejado.

Restrição

Geralmente as pessoas que estão em dieta acreditam que ela terá resultados quando privar de alguns alimentos. Os resultados podem aparecer, porém, este modelo não dura em longo prazo. De acordo com estudos, a dieta é mais eficiente quando existe orientação de um profissional e este orienta com um cardápio variado com alimentos de sua preferência, porém, tudo com porções controladas.

Sono

Durante o sono o corpo produz leptina, desta forma é possível controlar a sensação de saciedade no dia a dia, no entanto, aquelas que possuem dificuldade em dormir acabam produzindo uma menor quantidade de leptina. Como consequência acabam ingerindo muitas calorias durante o dia, e conforme estudos, quem dorme pouco reduz em 55% a queima de gordura.

Coma tranquilamente

Um estudo feito pela Osaka University, no Japão, conclui que quem come rapidamente possui 84% de risco de desenvolver a obesidade. Na pesquisa foram monitorados três mil homens e mulheres, analisando a velocidade de ingestão, foi possível chegar a esta conclusão, pois a sensação de saciedade é enviado pelo cérebro ao nosso corpo 20 minutos depois de começarmos a comer, ou seja quem come rápido acaba consumindo mais.

Estresse

Quando uma pessoa esta estressada ela sente a necessidade de consumir alimentos gordurosos e até comer mais, assim para aliviar a tensão é natural que elas descontem o estresse na comida.

Coma várias vezes

Conforme especialistas quando uma pessoa passa por um longo período em jejum ela diminui o metabolismo e acaba exagerando na próxima refeição.

O ideal é comer seis vezes ao dia em quantidades adequadas para cada horário.