ATÉ ONDE VAI A DEGRADAÇÃO HUMANA

 

            Diante de todo o percurso da História Universal, sempre deparamos com a degradação entre os povos que já passaram por este planeta e que deram origem a civilização que hoje habita este mundo e no qual convivemos com ela por estarmos inseridos nela.

            Por quantas atrocidades os seres humanos já passaram e já cometeram uns contra os outros, através do totalitarismo, autoritarismo, pela submissão dos  povos, pela violência dos bárbaros e tantas outras coisas, que se hoje vemos uma violência quase desenfreada, tudo é reflexo da mesma violência de outrora que passa por gerações, sem contar que a marca indelével fica marcada no espírito e a cada vez que ele deixa o mundo físico sem corrigir tais erros, certamente ele é candidato para futuras vindas ao planeta Terra, para resgatar débitos passados, para trabalhar os erros cometidos através do aperfeiçoamento dos seus atos, hábitos e atitudes que devem ser modelas e remodeladas constantemente, moldando assim um caráter que se torne impoluto e não se deixe resvalar nas veredas da evolução humana.

            Mas lamentavelmente, ainda existem milhões de espíritos de posse de uma existência física, vivendo neste mundo depurador de almas, mas estes espíritos, que já cometeram tantos erros, ainda permanecem sob o véu da materialidade e continua imiscuindo nos mesmos maus hábitos que os levam a cometer grandes descalabros e assombram a sociedade que ainda possuem muitos seres de boa vontade, de boa índole, honestos, trabalhadores e dignos, sendo grandes cidadãos a habitarem um país soberano.Porém dentro desta mesma sociedade, deparamos como pessoas que não tem escrúpulos, jamais medem o mínimo de suas consciências para cometerem grandes erros que marcam para sempre tantas vidas.

            No filme “ Filhos do Sol”, que narra a triste realidade nordestina no  Brasil, podemos ver a falta de valor, de bondade, em  pessoas só porque são pobres por estarem naquelas condições precárias do sertão, sentem-se no direito de procriarem, terem seus filhos e as pobres meninas ainda na infância, sem nunca terem nas mão uma boneca por mais simples que seja para fazer parte de seus folguedos e brinquedos, estas não chegam a viver a infância defendida por Leis e não cumpridas por ninguém, pois tais meninas inocentes são vendidas pelos próprios pais, para se prostituídas em outros lugares. E isto é muito comum, pois o tráfico destas meninas é muito grande, e antes de conhecerem os folguedos da infância, vão deparar com a triste realidade de serem na verdade violentadas e estrupadas de tal forma, que elas entram em meio a tanto pânico que acabam ficando extasiadas e acostumando com a situação, porque sabem que nunca mais verão  novamente os seus lares, o  berço em que nasceram. E assim quantas destas crianças morrem por não agüentar este tipo de vida que lhe são colocadas.

            Por outro lado vimos também pessoas  que utilizam de crianças para trabalharem nas lavouras, em uma escravidão branca ou análoga, sendo um trabalho exaustivo que lhes sugam a vida anímica e a vida física, que ambas vão se esvaindo até chegar o dia em que estas crianças cerram os olhos físicos para sempre neste mundo de depravação e degradação moral e espiritual.

            Evidentemente que existem organizações e organismos e até mesmo a imprensa que vem trabalhando para minorizar este tipo de situação que traz tanto sofrimento a vidas que são muitas das vezes interrompidas pela falta de atitude de autoridades competentes. E enquanto   não houver punições mais sérias para estes casos, nós ainda vamos deparar com muitas meninas e meninos sendo violentados, molestados, não só no Brasil mas no mundo, como podemos observar na África e países do Oriente Médio em que crianças, também não sabem o que um brinquedo, pois tão cedo já é colocado em suas mãos uma arma de fogo para combate em guerra, sendo na maioria das vezes a perda de uma vida tão preciosa.

            A humanidade ainda caminha às cegas, e tudo isto pela falta de espiritualidade, por não conhecer os valores das convicções que oferece a ninguém a salvação de suas almas, não arregimenta nem aliena, mas ensina as pessoas não através das crenças e do fanatismos, mas sim da convicção, a busca da sua própria individualidade, sua identidade como essência fundamental, advinda da Força Criadora, ou Deus como se conhece. A espiritualidade possui princípios fundamentais que mostram os verdadeiros caminhos a serem seguidos, onde a miséria não pode prevalecer como fundamento para vender uma criança inocente. Onde os inescrupulosos não encontram ponto de apoio para entregar armas a uma criança e jogá-la em uma guerra que ela nem sabe porque está lutando e nem como vai lutar e se vai perder ou ganhar.

            Tudo isto é a mais triste realidade em que vive a grei humana. E aí é que perguntamos: Até onde vai a degradação humana? — Dinheiro fácil? Lei do menor esforço? Desrespeito para com a criança e a adolescência? Desrespeito para com as mulheres que também sofrem horrores dentro da escravidão análoga? Tudo pelo simples fato de satisfazer pessoas que não tem o menor escrúpulo nem dignidade para estar dentro da nossa sociedade.

            Tudo isto são temas que o Racionalismo Cristão vem abordando, fazendo estudos e projetos para poder trabalhar na base, educando nossas crianças e jovens, reeducando mulheres para que elas reconheçam seus verdadeiros valores e possam entender a grandeza de estarem aqui neste mundo para cuidar de sua prole e não deixar que seus filhos passem por situações inadequadas para uma criança que tem todo do direito a vida desde o momento em que são nascituros, embriões alojados no útero materno e que precisam vir ao mundo e encontrar neste mundo os meios para processarem a sua evolução, sem ter que passar por situações que acabem com suas vidas.

            No Racionalismo Cristão, sabemos que temos muito trabalho a fazer em prol da  humanidade, da coletividade, da sociedade.  E por isto investimentos no trabalho de conscientização dos valores familiares, pois uma família, um lar digno, bem estruturado, moldado nos princípios da verdadeira espiritualidade, não há como cair nos deslizes e descalabros da vida, pois se quisermos uma humanidade que seja mais justa, mais educada, mais próspera e igualitária, é preciso trabalhar o respeito e a paz dentro de cada lar, pois só assim teremos um mundo melhor, onde nos inescrupulosos não terão vez, frente a pessoas que lutem pelos seus direitos conforme estabelece a Constituição Federal e a Declaração dos Direitos Humanos estabelecida pela Convenção de Genebra.

            No Racionalismo Cristão sempre estamos estudando o uso e costumes das pessoas, as Leis e Tratados Internacionais e Nacionais, o papel a verdadeira missão das Organizações Mundiais, responsáveis pela segurança e o bem estar do ser humano, pois somente de posse de conhecimentos de nível terreno é que será mais fácil fazer com que as pessoas possam compreender seus verdadeiros direitos e assim voltarem as mentes empedernidas para o estudo da espiritualidade, pois quando as duas vidas; material e espiritual caminham paralelas sem que haja colisões, certamente os seres humanos, mais dias, menos dias, haverão de compreender que não podem continuar na degradação moral e espiritual, pois se assim continuarem, estarão estagnados na Lei da Evolução espiritual e sendo candidatos futuros a passarem por experiências dolorosas, exatamente porque não fizeram nada para redimir e reparar os seus próprios erros e assim enxergarem um caminho de luz que os conduza verdadeiramente a ascensão. Pois a vida de um espírito aqui no planeta Terra deve ser de lutas para alcançarem a vitória que realmente possa ser reconhecida como uma vitória em que o espírito conquistou por vencer os seus erros, as suas mazelas e encontrou um caminho certo a seguir rumo a sua verdadeira trajetória evolutiva.

            É assim que agem os fortes de espírito, pois caminham firmes na senda da vida, buscando a sua evolução e auxiliando a outros a encontrarem o caminho para também evoluírem e assim saírem deste degredo em que tanto faz sofrer o ser humano desprovido e desconhecedor dos conhecimentos da espiritualidade.

                                   Lília Rodrigues da Silva Paiva

              Presidente da filial Belo Horizonte do Racionalismo Cristão-