PATRÍCIA ESTHER ROCHA GUILHERME

Resumo
decorrer da vida pode ocasionar diversas patologias, com risco para a sobrevivência, dentre essas patologias encontramos o câncer, sendo que na infância encontramos a leucemia linfóide aguda mais comum e com um prognóstico pouco favorável.
Diante desses fatores, realizei um estudo sistemático de referência bibliográfica a fim de verificar a assistência de enfermagem priorizada de acordo com a faixa etária de 5 e 10 anos a fim de estimular o desenvolvimento infantil natural no diagnóstico em fase inicial caracterizando uma maior chance de cura para esses pacientes.
A necessidade de uma assistência diferencial durante o diagnóstico, irá auxiliar no aumento da sobrevida desse paciente proporcionando melhores condições na qualidade de vida, na rotina do dia-a-dia em casa ou mesmo hospitalizado.

Palavra-Chave: Oncologia, Leucemia Linfóide Aguda, neoplasia na infância, assistência em enfermagem.

1. Introdução
O início do desenvolvimento da célula se dá com o início da vida, onde constitui de uma célula simples, em que é proveniente da fecundação do óvulo e assim se dividindo. Cada célula é composta por um conjunto de informações genéticas em seu DNA, essas informações são codificadas por um processo chamado de diferenciação em que produzem mais de 200 tipos de células diferentes em seu formato e funções. Durante a diferenciação os genes selecionados são ativados e transformados em células de unidades especializadas, formando junções celulares chamadas de tecidos. Os tecidos formam grupos de estruturas que possuem funções relacionadas e assim constituindo os órgãos, que são várias combinações dos quatro tipos de tecidos. Os tecidos variam de aquosa (sangue e linfa) a rígida (ossos) (1).