ASPECTOS DA INDISCIPLINA NO AMBIENTE ESCOLAR COM PROFESSORES

 

INDISCIPLINE ASPECTS IN THE SCHOOL ENVIRONMENT WITH TEACHERS

Arnaldo Felix da Silva*¹

Franciely Cristina da Silva*¹

Larissa Machado Bueno*¹

Paula Barbosa Rejane*¹

Thais Borges Mariano*¹

Rosangela Passos*¹

Ana Paula Barbosa*²

 

RESUMO: No presente artigo abordaremos os aspectos mais recorrentes de indisciplina observados na Escola de Recreação e Educação Infantil Bem me Quer, com alunos da pré-escola com idade entre 5 a 6 anos. Segundo Parrat-Dayan (2008, p. 80) ”É muito importante o acompanhamento e elaboração de um projeto institucional que permita tratar os problemas por meio de ações que estimulem a convivência entre todos e não apenas de ações que permitam melhorar ou adequar a regulação normativa das relações entre os membros da escola”. Utilizamos para essa pesquisa uma metodologia dedutiva, observação e aplicação de questionários. A aplicação do questionário para os funcionários e alunos focou na indisciplina como um todo, onde e como ela se origina, sua influência na aprendizagem, na educação e nas relações sociais. Observamos que a indisciplina ainda é uma dificuldade comum encontrada nas escolas, e como o papel do educador é de extrema importância nessa fase pré-escolar. E como estratégia usada para a melhoria dessa indisciplina, os jogos de regras, brincadeiras lúdicas e jogos em grupo são excelentes aliados dos educadores para ensinar de maneira divertida regras e valores que vão acrescentar de maneira positiva na vida dessas crianças.

PALAVRAS-CHAVE: Educador; indisciplina; Professores; Atividades Lúdicas.

ABSTRACT: In this article we discuss the most recurrent aspects of indiscipline observed in the School of Recreation and Education Child Bem Me Quer, with students from preschool aged 5-6 years. According Parrat-Dayan (2008, p. 80) "It is very important to follow up and elaboration of an institutional design that allows us to handle problems through activities that encourage interaction between everyone and not just the actions to improve or adjust the regulation normative relations between members of the school. "We used in this research a deductive methodology, observation and questionnaires. The questionnaire for employees and students focused on the discipline as a whole, where and how it originates, its influence on learning, education and social relations. We observed that indiscipline is still a common difficulty encountered in schools, and how the role of the educator is of utmost importance in preschool. And as a strategy used to improve this indiscipline, games rules, play games and group games are excellent allies of educators to teach in a fun way rules and values ​​that will add  positively to the lives of these children.

KEYWORDS: Educator; Indiscipline; Teachers; Playful Activities.

______________________________

*¹ Alunos do curso de Psicologia da Universidade de Franca, cursando o 06 semestre da disciplina de laboratório de Pesquisa II.

*² Professora Orientadora do projeto, Docente do Curso de Psicologia da Universidade de Franca, Especialista em Didática, Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Doutora em Serviço Social pela UNESP de Franca-SP.

INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho foi desenvolver um projeto de pesquisa na Escola de Educação e Recreação Infantil Bem Me Quer, sendo que utilizamos uma metodologia dedutiva, através de questionários e observação para analisar a questão da indisciplina das crianças no ambiente escolar.

Este projeto foi importante para nós enquanto estudantes de psicologia, pois, analisamos a questão da indisciplina das crianças na escola e como isso influencia de forma negativa para o convívio com os outros alunos, e consequentemente no seu aprendizado.

A escola de educação infantil Bem Me Quer desenvolve um trabalho com crianças de 10 meses a 07 anos, sendo que é uma escola particular, contudo com uma parceria com a prefeitura municipal de Franca, em programa chamado Mais Creche.

Através do contato com a coordenadora da escola e com os alunos pudemos observar que a indisciplina de alguns alunos realmente gera dificuldade de comunicação e desenvolvimento de atividades, pois os alunos perdem o foco do objetivo central que é o aprendizado e passam a não ter produtividade.

Observamos que a maioria dos alunos entrevistados, ou seja, os alunos de seis e sete anos sabem o que é disciplina e entendem o conceito de boas maneiras e boa convivência.

Os alunos demostraram não ter dificuldade em relacionar-se com as professoras, observamos que na escola destacava-se um “líder”, o qual influenciava as crianças a terem atitudes indisciplinadas e a terem uma conduta inapropriada.

Concluímos que através de atividades lúdicas, foi possível levar aos alunos contribuições salientando regras, situações de convivência, as quais levaram as crianças a uma reflexão e a construção e reconstrução de comportamentos.

REFERÊNCIAL TEÓRICO

Definir a disciplina e indisciplina é algo que requer trabalho, pesquisa e muita atenção, sendo que a disciplina é vista como um instrumento de iniciação ao senso moral assim sendo, é de extrema importância, enquanto indisciplina é vista como um fato real que atrapalha o bom andamento do ensino.

“Como definir a disciplina e a indisciplina? O que dizem os professores? Três pesquisadores, Petinarakis, Gentili e Sénore, interrogaram um grupo de professores, dos quais 90% afirmaram que a indisciplina é um problema real, tanto dentro da sala de aula como na escola. Para muitos deles, a disciplina é instrumental, é uma técnica de gestão de grupos e não deve ser prescritiva nem descritiva. Alguns defendem que a disciplina é um instrumento de iniciação ao senso moral e representa um meio de educar o aluno; para os demais, ela é uma maneira de reconhecer o outro. Esse último ponto refere-se à necessidade de trabalhar com a heterogeneidade dos alunos.” (PARRAT-DAYAN, 2008, p. 17).

Todavia muitos professores alegam que a indisciplina é um problema real, um dos maiores problemas da educação atual, no entanto existe uma dificuldade em classificar o que seja a indisciplina, pois para cada professor que se questiona vemos respostas diferentes para uns é o não fazer silêncio para outro o não ter caderno organizado e para outros a indisciplina pode ser vista como algo positivo sinal de criatividade e de construção de saber.

“Se a indisciplina é um problema real, porque ela se transformou numa das maiores dificuldades atuais para a educação? Como toda criação cultural, o conceito de indisciplina não é estático, nem uniforme, nem universal. A indisciplina relaciona-se com um conjunto de valores e expectativas que variam ao longo da história, entre culturas diferentes, nas diferentes classes sociais. No plano individual, a palavra disciplina pode ter significados diferentes, e se, para um professor, indisciplina é não ter o caderno organizado; para outro, uma turma será caracterizada como indisciplinada se não fizer silêncio absoluto e, já para um terceiro, a indisciplina até poderá ser vista de maneira positiva, considerada sinal de criatividade e de construção de conhecimentos.” (PARRAT-DAYAN, 2008, p. 19).

Os jogos são uma forma prazerosa e divertida de aprender respeito, igualdade, reciprocidade, jogos em pequenos grupos trazem melhores resultados, e começar a trabalhar em duplas traz é uma forma muito relevante de motivar a participação da criança e de sua comunicação com o outro, sendo que os grupos acabam por refletir a heterogeneidade da escola.

“Piaget sugere que a cooperação se caracteriza pelo respeito mútuo, o igualitarismo e a reciprocidade. A reciprocidade é a capacidade de o indivíduo integrar a ideia do outro o seu próprio ponto de vista. Antes de qualquer coisa, os alunos devem compreender por que é importante aprender a cooperar. Para isso, é mais eficaz trabalhar em um grupo pequeno, de quatro ou cinco. Porém, é importante, antes da formação de pequenos grupos, pedir par as crianças trabalhar em duplas. A composição de pequenos grupos deve refletir a heterogeneidade da própria escola. Esses reagrupamentos levam aos alunos a abordar os problemas a partir de pontos de vista diferentes e complementares.” (PARRAT-DAYAN, 2008, p. 39).

Segundo Piaget a brincadeira possibilita também que o educador possa conhecer as expressões da personalidade da criança, assim sendo é uma ferramenta importante para interação com essa criança e quebra de barreiras.

“Ainda segundo Piaget, nessa perspectiva, por meio da prática pedagógica do jogo o professor pode conhecer as expressões da personalidade do educando, porque, nessa atividade lúdica, a criança se liberta de situações difíceis; as situações e os objetos representados e as ações não são o que aparentam ser.” (RAU, 2011, p. 59).

Como prevenir a indisciplina na escola? Isso pode ser feito através da participação de profissionais tais como psicólogos, os quais podem auxiliar os educadores, através de atividades que estimulem a convivência entre todos, e não apenas a regulamentação normativa das relações dos membros.

“Umas das maneiras de prevenir a indisciplina na escola é com a participação de especialidades, psicólogos, por exemplo. Eles organizam oficinas e apresentam para grupos de alunos e educadores relatos sobre situações cotidianas da escola.” (PARRAT-DAYAN, 2008, p. 80).

A criança aprende o conceito de disciplina no seu cotidiano, com a convivência com a família, amigos e pessoas em geral.

“Disciplina aprendida: Alguém pode ensinar a disciplina a outro alguém. Quem ensina é o disciplinador; quem aprende o disciplinado; e o conteúdo desse aprendizado é a disciplina. Usei propositadamente essas denominações para diferenciar professor e aluno, termos consagradamente utilizados em qualquer contexto de aula. Ensina-se como e por que se comportar em sociedade, em reuniões sociais, em classe, em competições etc. Isso faz parte da educação, a arte de viver bem." (TIBA, 1996, p. 147, 148).

            Quando falamos em aprender sobre disciplina os pais, familiares, amigos tem um papel muito importante, pois, quanto mais a criança admira essas pessoas, mas a aprende com eles e procura imita-los. Os disciplinadores são figuras importantes na vida do aluno, pois são eles que vão mostrar o caminho para a criança.

“A disciplina não depende exclusivamente de um indivíduo: pressupõe a existência do disciplinador e do disciplinado em função de um objetivo, num determinado contexto. Em qualquer atividade que envolva seres humanos, temos de conta, também, com suas diversas personalidades e com o relacionamento estabelecido entre eles. O contexto da disciplina relaciona-se com o local, horário e valores culturais vigentes. Daí a complexidade de abordar o tema, pois uma regra pode variar conforme a hora, o lugar e as pessoas envolvidas. Sendo assim, as possíveis variáveis são inúmeras.” (TIBA, 1996, p.150).

O processo de aprendizagem é intenso, principalmente na escola onde na maioria das vezes a criança passa a maior parte do seu dia. Por isso a importância do contexto e do relacionamento entre professor e aluno para que exista a confiança, simpatia pelas partes para que a aprendizagem e a convivência sejam facilitadas. A criança precisa de um contrato verbal existe a necessidade de explicar como será o seu ambiente e com quais pessoas irá se relacionar.

“Qualquer relacionamento precisa de um tempo e de um espaço. Para professor-aluno, é preciso definir por quanto tempo e onde será a aula. No local definido, durante o período predeterminado. Funciona a disciplina: cada qual tem funções bem definidas para se atingir o aprendizado. É inerente à função de professor a autoridade na coordenação do processo de aula e também do comportamento dos alunos quando este prejudica o processo de aprendizado. O professor detém um saber e vai transmiti-lo ao aluno. Portanto, além do conhecimento da matéria, precisa ter a arte de transmiti-lo. Cabe ao aluno reconhecer a autoridade do professor e respeitá-la.” (TIBA, 1996, p.153).

Portanto, a situação da indisciplina é um tema atual e de relevância no processo educacional dos nossos dias. Porem, devemos pensar que uma criança pode ter uma característica mais agitada e ser apenas uma característica natural ou apenas uma fase, assim como uma mesma criança da mesma idade pode ter uma característica mais introvertida, sem de modo algum isso ser um problema.

METODOLOGIA

O nosso projeto foi realizado entre os meses de Março e Junho em uma escola de educação e recreação infantil localizada na cidade de Franca o nome da escola é Bem Me Quer, o grupo pesquisado foram sete crianças, ressaltando que algumas demostravam um grau de indisciplina maior que outros.

Realizamos entrevistas, questionários e observações com as crianças e com os professores, o qual nos propiciou informações valiosas para a realização do projeto e crescimento acadêmico.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Assim sendo concluímos que a indisciplina sim é um problema real e atual, e que muitas vezes atrapalha o bom andamento e o desenvolvimento da criança no ambiente escolar, e não apenas da criança indisciplinada como de toda a turma que se vê a mercê de uma situação que tira o foco da aula e do aprendizado.

Contudo o ambiente escolar também é um local propicio para sanar essas situações problema, no sentido em que a criança passa muito tempo com o professor, este pode através de métodos pedagógicos ganharem sua confiança e motiva-lo a alcançar novos patamares de conhecimento, levando o aluno a ter um envolvimento maior no seu processo de ensino-aprendizagem, e minimizando a indisciplina.

O processo não é rápido necessita tempo e envolvimento do professor, aluno, família e amigos, pois somente assim com motivação e apoio o processo de transformação do aluno pode acontecer, não é suficiente criticar é necessário procurar transformar o problema em solução, mostrando ao aluno indisciplinado que a escola pode ser um ambiente lúdico e que traz de forma prazerosa crescimento e desenvolvimento.

A disciplina deve ser trabalhada em casa com os pais, na rua com amigos, e familiares e na escola com professores e amigos de classe, o respeito ao próximo e os conceitos morais devem ser trazidos de casa e aprimorados na escola, na aula através de dinâmicas e jogos pedagógicos.

No recreio seria um momento de interagir e praticar com os outros alunos, o que a criança aprendeu e interiorizou.

“As crianças passam uma parte substancial do dia no recreio onde escolhem livremente os colegas de brincadeiras e as atividades a realizar. O comportamento das crianças no recreio tem fortes implicações no seu desenvolvimento.” (PEREIRA, 2003, p. 113).

Finalmente, devemos nos atentar sobre o posicionamento excessivo de culpabilizar as crianças. A disciplina pautada em uma boa convivência, responsabilidades e a conscientização dos direitos e deveres devem ser prioritárias na educação, assim como respeitar a individualidade de cada um, tendo a sensibilidade de notar que aquela criança pode não fazer o que o educando espera, mas ela faz o que é capaz de fazer. A indisciplina está pautada em uma regra de modelo social e infelizmente não na individualidade de cada sujeito. A indisciplina também pode ser em alguns casos sinal de criatividade e construção de saber, cabe aos responsáveis a contínua observação e acompanhamento educacional.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

  • PARRAT-DAYAN, S. Como Enfrentar a Indisciplina na Escola. São Paulo: Contexto, 2008.
  • RAU, M. C. T. D. A Ludicidade na Educação: Uma atitude pedagógica. Curitiba: IBPEX, 2011.
  • TIBA, I. A Disciplina Limite na Medida Certa. 1.ed. São Paulo: Editora Gente, 1996.