Hoje em dia com a poluição das grandes cidades é cada vez mais comum as pessoas sofrerem os amis diversos tipos de alergia. Por isso, passo a fazer alguma sperguntas:Você sofre com a alergia? Tem reação alérgica por causa de animais de estimação? este artigo aborda um tipo de reação alérgica causada por vários motivos. Organizado em forma de perguntas e respostas, sua compreensão será facilitada e você poderá usá-lo com guia sobre alergia e consultá-lo sempre que desejar.

A que chamamos urticária?

A uma reação da pele devido a múltiplas causas e caracterizada pela erupção de papaias edematosas, localizadas na pele e nas mucosas, acompanhadas de grande coceira e formigamento em
grau variável.

É frequente?

Bastante, pois atinge quase 15% da população. E mais comum entre as mulheres que entre os homens, aproximadamente numa proporção de 2 a 1, e aparece geralmente na segunda ou terceira idade da vida.

Tarda muito em curar-se?

Pode-se ter uma evolução muito variável. Classifica-se de aguda se dura horas ou dias e crônica se permanece durante meses ou anos e intermitente se desaparece periodicamente.

Por que acontece?

A urticária é consequência de um estado de sensibilidade diante de uma determinada substância específica. Por isso costuma ter origem alérgica. Que causas a produzem? As causas mais frequentes são: na urticária aguda, os medicamentos, as infecções, os problemas digestivos e certos alimentos, assim como os contatos com substâncias irritantes, como plantas ou águas-vivas, ou picadas de insetos; na crónica, os parasitas intestinais, os focos infecciosos, alguns alimentos, o pólen das plantas, as plumas
das aves, a caspa de alguns animais, certas substâncias químicas utilizadas na indústria, o frio, a luz ou as radiações solares; a urticária intermitente ou periódica pode ser devido ao paludismo, a catarros respiratórios, a problemas menstruais etc.

Como produz-se?

O mecanismo de produção depende, no caso da urticária alérgica, de uma reação antígeno-anticorpo responsável pela liberação de uma substância denominada histamina. Esta substância provoca uma dilatação dos capilares cutâneos que, por sua vez, causa o escape de líquido contido neles para os tecidos, dando lugar ao calombo típico da urticária.
Nos outros casos de urticária, o fator responsável pela liberação não se conhece com exatidão.

Que classe de urticária é a mais frequente?

A que aparece como consequência de uma alergia alimentícia.

Que alimentos são mais propensos a produzir urticária?

Entre os que mais frequentemente a produzem podemos citar os mariscos, os morangos, as linguiças, os ovos, o leite e certos peixes.

E quais são os medicamentos que podem produzi-la?

A penicilina, as sulfamidas, os balsâmicos, os barbitúricos, a morfina, a aspirina e outros analgésicos etc. Tem de se levar em conta que alguns alimentos, como o leite, os frangos e o queijo Roquefort, são tratados com penicilina.

Onde aparece a urticária?

Na pele e nas mucosas que cobrem os orifícios naturais do corpo, e nas mucosas que forram certos órgãos internos.

Que sintomas apresenta?

Calombos ou pápulas edematosas, de forma redonda, oval ou anular. Sua duração é fugaz, ao ponto de cada elemento permanecer apenas algumas horas no mesmo local. São muito frequentes as urticárias cutâneas.

Estes calombos afetam toda a superfície cutânea?

Os calombos podem ser isolados e escassos; como regra geral, afetam toda a superfície do corpo.
Uma coloração branca se predomina o edema sobre a vasodilatação e avermelhada no caso contrário.

Em que órgãos internos pode focalizar-se?

No aparelho locomotor, produzindo dores, tumefação articular e inchação; no respiratório, em que dá lugar a edemas na faringe e na glote, dificuldades de respirar e engolir saliva; na mucosa gástrica, onde causa edemas, hemorragias, vómitos etc.

Que produtos podem aplicar-se sobre a pele a fim de aliviar a urticária?

Antes de tomar qualquer medida tem de se procurar um médico para investigar a causa desencadeadora da urticária, e iniciar logo o tratamento adequado.