APRENDA A GERENCIAR ACONTECIMENTOS VIVENCIAIS

Grande parte do que nos acontece está relacionada com a maneira como reagimos aos fatos inesperados do nosso dia a dia. Somos, na realidade, gestores dos nossos erros e acertos.

Em nossa interação com o mundo, existem dois tipos de acontecimentos vivenciais:
 
 - Aqueles que fogem ao nosso controle : tais acontecimentos independem de nós para acontecer. Simplesmente acontecem. Não podemos evitá-los. Eles estão além da nossa capacidade de poder gerenciá-los, pois não dependem do modo como iremos interpretá-los e reagir. Ex: um engarrafamento, um imprevisto ou uma injustiça qualquer.
 
 - E aqueles que estão sobre o nosso controle: nesse caso, a nossa vontade é soberana, pois determinará a maneira como iremos reagir a esses acontecimentos cujos efeitos poderão produzir um grande mal ou não. É bom destacar que o poder de direcionar as nossas atitudes e comportamentos está em nós e não nos acontecimentos. Eles em si não têm nenhum poder sobre as nossas respostas. Nós é que escolhemos a forma como iremos reagir a eles. Exemplo: Diante de um engarrafamento, as reações das pessoas se manifestarão, segundo a lógica vivencial de cada um.
Em tal situação, teremos dois modos para reagir: estressamo-nos ou encaramos a situação com maturidade. A escolha da forma de reagir depende da interpretação que damos ao que acontece num determinado momento. Se o interpretamos, levando em conta o autoconhecimento, entenderemos que esse tipo de imprevisto faz parte do nosso contexto social. Não adianta qualquer forma de revolta, pois, além de não mudá-lo, estaremos produzindo em nós, um grande mal. Ou então, dominados pelo momento, nos revoltamos, xingamos, agredimos a todos e a tudo.

Para se ter um domínio sobre a situação, é preciso compreender que a nossa reação não pode ser determinada pelas circunstâncias.Logo,ter o autodomínio é fundamental. É ele que nos possibilita que reajamos de forma equilibrada, quando estivermos diante de uma dificuldade qualquer. Quem não o tem....................................
O saber lidar com os acontecimentos da vida com reflexão e equilíbrio dependerá, sem dúvida, de como nos preparamos para eles.
Embora, às vezes, cometamos erros, deixando nos levar pelos impulsos, nada nos impede de retornarmos de imediato ao equilíbrio, ou seja, não podemos permitir que tais reações durem muito tempo.O ato de refletir sobre o que nos acontece deve ser constante no desenrolar de nossas vidas. Assim, diminuiremos o tempo de duração de cada erro cometido e poderemos aumentar o tempo entre cada erro. Aos poucos, mudanças serão efetuadas em nossas atitudes. Ao aprendermos a lidar com os problemas, a superar obstáculos e a resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse, etc. aprimoraremos, cada vez mais, a maneira de nos relacionar com as frustrações.

Para o autogerenciamento vivencial,tornamo-nos reflexivos à medida que vamos admitindo que tudo é provisório e relativo. Só assim estaremos aptos para gerenciar a vida de maneira que ela sempre retorne ao equilíbrio o mais rápido possível. Uma vez que, não há como viver bem, se nós não soubermos gerenciar acontecimentos vivenciais que nos podem levar a um estado de frustração.
Buscar o nosso melhor é o sentido maior de nossa existência. Para atingirmos tal objetivo, precisamos desenvolver em nós a capacidade de autogerenciamento vivencial, pois a vida sempre nos irá surpreender com algo novo.

Quem sabe, sabe, quem não sabe sofre. (Alceu Valença)


Drº Cláudio de Oliveira Lima ? psicólogo
email:
[email protected]
hotmail:
[email protected]
blog:
wwwnovaconsciencia.blogspot.com