Rapport palavra oriunda do francês que significa padrão. Nós podemos usar o rapport para aprimorar nossa comunicação verbal e gestual diante do nosso interlocutor. Quando você pensa em alguém, vem na sua cabeça algo que ambos compartilhem. Como um gosto pela música, por um livro, por um lazer, entre outras. Esse padrão que você tem com o outro é uma peça fundamental no rapport.

O dicionário The American Heritage define o rapport como "Relação, especialmente única de confiança mútua ou afinidade emocional". Já deu para perceber que essa relação de afinidade será um ferramenta na nossa comunicação.

"Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele. É a essência da comunicação bem-sucedida."

Anthony Robbins

O rapport estabelece a confiança, a harmonia e a cooperação em uma relação inter-pessoal. Como já foi dito, ele estabelece a confiança e é por meio dela que iremos influenciar o outro.

Com isso, quando você cria um ambiente de afinidade, auxiliado pelas técnicas do rapport, permite que o outro se conduza a uma situação de aceitação incondicional de uma sugestão. A confiança gerada naquela relação garantirá que o outro se torne aberto a aceitar o que você tem a dizer.

1-Preste atenção:

Para que você perceba as atitudes do outro, você precisa PRESTAR ATENÇÃO. Você deve focalizar a pessoa à sua frente. Preste atenção, durante a sua fala os seguintes itens

Postura do corpo

Gestos

Expressões faciais

Deslocamento do peso

Respiração

Movimento dos pés

Movimento dos olhos

Você viu que não basta observar a maneira como a pessoa fala, mas prestar atenção no conjunto. No corpo e na fala.

2-Imitar e espelhar

Se começarmos a observar ao nosso redor, vamos perceber que sentimos atraído por aquelas pessoas que são como nós, aquelas que nos identificamos.

Para conseguirmos essa confiança, podemos beneficiar de técnicas do rapport como: igualando os movimentos da outra pessoa, a postura, as marcas vocais, as frases chaves e até mesmo a sua respiração.

O objetivo desse artigo é introduzir os conceitos do rapport. Sabemos que o assunto não se esgota aqui, porém entendemos que ao conhecer melhor as técnicas que abrangem o rapportsairemos melhor nas entrevistas, nas reuniões, nas apresentações de projetos, na discussão de uma ideia, entre outros momentos.