Antonio Colloca diz que com o aumento de 6% do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) nas compras feitas no exterior, o cartão de crédito passou a se tornar uma opção de pagamento muito interessante. Compras feitas com cartão de débito, cheque, cartão pré-pago e saques no exterior tem a mesma taxa que as compras no cartão de crédito.

Para Colloca, o cartão de crédito se tornou interessante como meio de pagamento das compras no exterior, porque pagar a compra somente no fechamento da fatura e acumular milhas, são umas das vantagens de quem está viajando. Mas isso não quer dizer que o cartão de crédito seja ideal para pagar suas compras.

Apesar das vantagens oferecidas, o cartão de crédito não é a forma ideal de pagamento. Antonio Colloca explica que os saques da moeda internacional em espécie feitos no Brasil continuam com a taxa do IOF de 0,38%. Portanto, é aconselhável que o consumidor leve o máximo de dinheiro vivo que ele puder ou que esse valor represente, no mínimo, cerca de 30% dos gastos totais em compras.