Analise do filme “O Garoto Selvagem” dentro da Psicomotricidade.

 

                                              Fabiane Regina da Silva Souza

 

Resumo:  Analise do filme  “O garoto Selvagem” um menino criado na selva que ao ser inserido no meio civilizado é diagnosticado como um idiota e através do movimento é possibilitado a reorganização estrutural e mental.

Palavras-chaves exclusão social, visibilidade social, transformação, processo de aprendizado.

           Texto

Quando somos concebidos a primeira reação embrionária é o movimento. Ao sermos retirados do útero somos apresentados ao mundo também através dos movimentos. Segundo Vygotsky é através da mediação do outro que damos sentidos e significados aos objetos e desenvolvemos o aprendizado.

Segundo Wallon o homem se ocupa do movimento como instrumento na construção do psiquismo relacionando ao afeto, emoção, ao meio ambiente e aos hábitos do sujeito.

Com base no pensamento desses dois teóricos podemos dizer que o processo de desenvolvimento que prevalece no filme é o histórico cultural sendo a psicomotricidade um instrumento de linguagem corporal e simbólica para aprimoramento do conhecimento.

Victor, uma criança entre doze e quinze anos, encontrada em um bosque da França (Aveyron) e diagnosticada como idiota. Passou sua infância numa selva.

Irei caracterizar os desenvolvimento de Victor por dois períodos Ambiente primário (Selva) e Ambiente secundário (civilização).

Dentro do ambiente primário Victor desenvolveu seus movimentos de acordo com o estimulo do ambiente e a mediação que era proposto por árvores, animais. Sua estrutura corporal era semelhante a de um macaco, corpo encurvado, mãos em forma de garras. Toda sua estrutura interna como visão, olfato, tato e audição também era desenvolvida de acordo com o seu ambiente primário.

Dentro da teoria piagetiana o ser humano passa por períodos e etapas de desenvolvimento.

  • Sensório-Motor: do nascimento aos dois anos aproximado. A inteligência é prática, e trabalha através de percepções através dos deslocamentos do próprio corpo.

Vamos supor que Victor tenha sido abandonado com três anos de idade, sua inteligência pratica foi desenvolvida como de um animal ( instintivo), sobrevivência e adaptação do meio.

  • Pré-operatório:Também chamado de estágio da inteligência simbólica, dos dois anos aos quatro anos, aproximado. Surgimento da linguagem, do desenho, da imitação, da dramatização, etc. O jogo simbólico, do faz de conta esta presente. A linguagem é um monólogo coletivo.

No ambiente cultural de Victor a linguagem era por meio de barulhos sonoros e seu aprendizado era através da imitação e instinto dos animais, árvores, insetos, chuva, lua etc.

De acordo com a psicomotricidade o esquema corporal de Victor l traduz um processo com origem nos dados sensoriais que são enviados e fornecidos pelas estruturas motoras, resultantes do movimento realizado pelo sujeito.

Os movimentos do corpo de Victor encontram-se ligado ao agir do corpo com relação com o mundo das sensações, percepções e emoções que favoreciam o conhecimento do corpo e do mundo Selvagem.

Dentro desse mundo selvagem não existia relações que estabelecem um espaço de desenvolvimento de sua imagem corporal os quais ocorrem por meio de fatores sociais, exercícios físicos, estímulos e troca de experiências.

O movimento é a base de ação do sujeito com o mundo e outras pessoas, sendo mediador, de um comportamento que ocorre a partir  da interação que recebe do meio que vive.

Segundo Vygotsky o desenvolvimento do sujeito esta relacionado na interação da mediação social e cultural, a estrutura corporal de Victor era de acordo com a mediação do seu meio, por falta de uma socialização cultural seu aprendizado se enrijeceu  diante de sua espécie humana.

Seus movimentos se mantiveram dentro de um desenvolvimento linear o qual não encontrou um conjunto de relações (sujeito, as coisas, o espaço) necessárias ao seu desenvolvimento motor, aprendendo a perceber e a interacionar o vivido, o operatório e o mental.

Dessa maneira os movimentos construídos pelo sujeito também dependem dos recursos biológicos e psicológicos e das condições do ambiente em que ela vive.

Por falta de educação, instrução, estimulo os outros períodos da etapa do desenvolvimento de Victor foram prejudicados, fazendo com que Victor não  desenvolve-se  novas capacidades cognitivas, afetivas,social.

          Continuando dentro do período ou etapa de desenvolvimento piagetiana Victor não coseguiu desenvolver o esperado para Prosegur as seguintes etapas:

  • Operatório-Concreto: Desenvolver noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade,  já sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. Não se limita a uma representação imediata, mas ainda depende do mundo concreto para chegar à abstração. Desenvolve a capacidade de representar uma ação no sentido inverso de uma anterior, anulando a transformação observada (reversibilidade).
  • Operatório-Formal: A representação agora permite a abstração total. A criança não se limita mais a representação imediata nem somente às relações previamente existentes, mas é capaz de pensar em todas as relações possíveis logicamente buscando soluções a partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade. Em outras palavras, as estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas.

Victor passa para as fases seguintes a partir do Ambiente secundário (civilização). Após a mediação e estimulo desse novo ambiente, pode ser obsevado a reorganização estrutural e psíquica.

Seus movimentos antes instintivos passam por uma reorganização social cultural, construindo um equilíbrio físico, cognitivo, social e afetivo.

A primeira mudança é o contato com novas experiências que provoca instantaneamente uma mudança em sua imagem corporal de acordo com sua espécie humana, que passa ser ereta.

Através do movimento ocorre o reconhecimento de sua identidade propiciando a organização dos sentidos e mental.

         Percebe-se que Victor constrói uma conscientização e domínio do corpo se apropriando do esquema corporal e da coordenação psicomotora, o  ajustamento de gestos, de movimentos, aumento das discriminações perceptivas. E ainda, percepção e integração da noção de espaço imediato (posições relativas, deslocamentos e itinerários) e da noção de tempo pessoal (coordenação dos movimentos).

Essa conscientização corporal contribui para o desenvolvimento da inteligência operatória (quando começa utilizar objetos para realização de atividades), da sensibilidade ( sentimentos, afetividade)  e da personalidade ( não consegui viver sozinho).

Compreendo que a psicomotricidade tem por objetivo não levar o sujeito somente à descoberta do seu próprio corpo e capacidade de execução do movimento, mas ainda a descoberta do outro e do meio ambiente, utilizando melhor suas capacidades psíquicas, facilitando a aquisição de aprendizagens posteriores.

Depois de toda essa analise podemos compreender que a hipótese de Philippe Pinel, médico da época, ao examinar Victor o qual sugeriu que o garoto fosse internado em um manicômio, pois se tratava de um caso de idiota, estava totalmente equivocado.

Por sabermos que a psicomotricidade proporciona o equilíbrio físico, psíquico e afetivo o método de Itard em bora fosse de tentativas e erros consistiu em educar Victor para o convívio social, humanizando-o, no qual seu pressuposto era que Victor era idiota por consequência das experiências na floresta entre animais, fora do convívio humano.

Mas Itard de equivoca em  sentir que  fracassou por não conseguir ensiná-lo a falar mesmo quando o ensinou a  pronunciou as palavras ―leite e ―água.

Porém compreendemos também que a educação é um processo continuo e que a utilização de mediadores é essencial para o desenvolvimento integral do sujeito.

O que deixa claro que a utilização da psicomotricidade não é um  método de adestramento , e sim uma mediação humanizada que enxerga cada sujeito em sua singularidade dentro de sua linguagem corporal reorganizando suas estruturas mentais .