Primeiramente temos que ter em mente o que é medicamento? Que é toda e qualquer substancia introduzida no organismo com finalidade terapêutica. Com base no assunto a administração de medicamentos é uma das grandes responsabilidades dos profissionais de enfermagem, porem a medicamentosa terapêutica dever ser prescrita pelo profissional médico, então ser aprazada pelo enfermeiro e após o aprazamento a prescrição deve ser encaminhada a farmácia para que esta possa realizar a dispensação destes medicamentos. A terapia medicamentosa envolve uma equipe de profissionais da saúde como: Médicos, Enfermeiros e técnicos de enfermagem, além do farmacêutico e técnico em farmácia hospitalar. Os profissionais de enfermagem realizam a maior parte deste sistema, portanto estão sucessíveis a erros, como os demais profissionais, mas a assistência direta ao paciente pode evidenciar estes erros.
Os erros mais frequentes relacionam-se a administração errada de medicamentos, equívocos com dosagens, via de administração e horário de administração e também sobre a administração em pacientes errados, por isso a enfermagem prioriza a utilização do método denominado cinco “certos”, também existem literaturas que consideram sete/nove certos incluindo diluição e registro certo.
1. Cliente certo,
2. Medicamento certo,
3. Via de administração certa,
4. Dose certa
5. Horário certo
Portanto é fundamental que se tenha um protocolo em cada instituição determinando quais as normas e rotinas na administração de medicamentos. Enfatiza-se que a equipe de enfermagem deve sempre estar atenta as principais funções dos medicamentos e as possíveis mudanças de rotinas, pois assim podemos melhorar sempre a qualidade da assistência de enfermagem prestada ao Cliente.