COMPORTAMENTO ANIMAL E A PSICANÁLISE

Parece estranho a psicanálise falando de comportamento animal, mas vejo que esse comportamento tem muito com o dono, da forma que ele percebe e trata esse comportamento, geralmente o que não parece ofensivo ao ser humano pode ser ofensivo ao animal. A forma que a pessoa que o animal confia age é o reflexo de postura que ele terá, então se o cão tem medo e seu dono grita ele entende que esse medo existe.

Para ficar mais fácil esse entendimento vamos tratar esse comportamento relacionado aos cães. Saber quando um cão esta feliz é fácil, detectar o medo do animal é muito mais difícil!

O medo é um dos principais fatores para que os cães ataque, mesmo que você viva com o cão mais dócil da face da terra, o medo ainda existe em seu radar, principalmente se não interage com outros cães.

Felizmente é possível interpretar comportamentos sutis de cães, uma variedade de postura corporal ajuda a identificar.

 É mais fácil em reconhecer esse sentimento quando os cães se encolhem, ou voltam as orelhas para trás e mantêm a cauda em uma posição baixa.

Muitas vezes eles mostram amedrontados de outra forma ao tremer, bocejar, ficarem imóvel, alguns até mesmo levantam e abana o rabo, o que facilmente confunde as pessoas e as faz se aproximar e ai as mordidas acontecem.

Mas é possível fazer os cães serem menos medrosos!

O primeiro passo é identificar o comportamento e modificar a percepção de estímulos indutores de medo do animal, vamos entender a situação seguinte:

Um cachorro que teme as pessoas chegando á sua casa, ele vai reagir de forma diferente para demonstrar o medo, nesse caso podemos associar ao cão ganhar pedacinhos do seu petisco favorito toda vez que uma visita chegar, assim o medo vai diminuindo gradualmente ate ser extinto. O visitante no contexto do animal ganha um novo sentido, o cão passa a associar a presença de pessoas na sua casa como algo de bom.

A psicanálise avalia que ajuda vem aos donos em primeiro lugar mudando suas atitudes com os animais, à medida que as emoções dos cães mudam seu comportamento também se transforma, posturas amedrontadas desaparecem do animal.