A qualidade da educação não está diretamente ligada a modalidade do ensino. De maneira particular, a postura do professor dá forma ao conhecimento, mas também o limita.

Na medida em que uma metodologia apresenta uma proposta educativa que se afasta daquela contemplada no ensino tradicional, mestria, pode ir bem mais longe. Construindo uma relação mais de opinião que de verdade.

Isto não significa que o aluno estará só. O auxílio da tutoria EaD é o diferencial neste modelo pós moderno. Pois o aluno partilha opções com liberdade e segurança. As escolhas, nesta caminha, são firmadas nas próprias pernas sem, no entanto isolar-se em dúvidas.

A grande rede, com professores a distancia, material didático e tudo mais que a envolve, provoca e orienta. Seja a leitura ou outra mídia desconstruida, chega-se a impasses e indeterminações. Aporias que mostrarão que pode dizer algo diferente. Ninguem é obrigado a conhecer previamente o contraditório. O aluno, se quiser, identifica tais impasses.

Lacan reforça que o mestre é o inconsciente, não implicando para o consciente o lugar da intervenção racional decisiva. Já que o mestre é o inconsciente e o eu consciente. Busca-se no EaD o entendimento da produção deste modelo cartelista como efeito da produção do inconsciente.

A base do funcionamento nos pequenos grupos de pesquisa promove o desejo de cada um.

"...Os que vierem para esta Escola se comprometem a cumprir uma tarefa submetida a um controle interno e externo.Em compensação eles recebem a garantiade não ser nada poupado para que tudo que fizerem de válido tenha uma repercussão merecida, no lugar conveniente. Para a execução do trabalho adotaremos o princípio de uma elaboração sustentada num grupo pequeno..."

Nesse sentido, contraria a tradição escolar, curso magistral apoiado numa dita liderança.

No EaD o orientador é mais um entre os aprendizes. Essa é uma posição que todo professor deveria buscar.