A OUSADIA
Houve um tempo em que homens ousaram grandes feitos, conquistaram nações, mudaram o curso da historia...
È comum ouvirmos estas palavras de pessoas que marcaram com seu nome e feitos a historia da humanidade, geralmente foram indivíduos capazes de olharem alem do que a razão lhes impunha.
Esta razão imposta seria nada mais do que tabus estabelecidos por outras pessoas e que com o passar do tempo tornaram se maçantes e já não acompanhavam a mentalidade dos novos cidadãos.
Se não houvessem existido estes homens certamente haveria outros em seus lugares que fariam o que deveria ser feito.
Mas o que deveria ser feito?
Nada mais do que reivindicar mudanças, não se contentar com o que foi estabelecido e mudar parâmetros que já não acompanhavam as novas rotas do desenvolvimento.
Temos muitas vezes a má conduta de viver acomodados com regras pré estabelecidas que nós dão a falsa sensação de segurança e isto associado a ojeriza as mudanças pelos que estabeleceram estas regras e se mantém no poder em decorrência delas tornam muitas vezes sinal de atraso e estagnação social para toda a sociedade.
Esta associado a isto, também, muitas das vezes, tabus religiosos impetrados á gerações e que quando incutidos na mente de uma pessoa, dificilmente obtem-se êxito em dissipar estas convicções.
Forçam-se ai negativamente a razão e o raciocínio em detrimento da ordem e da saúde da sociedade, pois será colocado alem da vida física e social, algo alem, abstrato, mas que desde muito cedo vem se ouvindo acerca dele, e que principalmente, poderá por tudo a perder numa empreitada contestadora ás impostas pelo regime vigente.Poderá perder-se até a "alma?.
Mas o que é a alma do individuo afinal se basicamente é o fato de raciocinar, pensar, ponderar, o próprio livre arbítrio.
É o que nos difere dos outros animais, e sabidamente é o que faz nosso mundo ser o que é a milênios.
Então colocar isto em questão, jogando a demanda para o abstrato pode sim servir de consolo e ponto final para os acomodados. Mas ainda assim existem os que não se acomodam e fazem as mudanças acontecerem,pois estes contestam,mudam opiniões de multidões e argumentam fundamentados nos erros dos que jazem no poder.
São assim que se forjam os grandes nomes,os que fazem a historia, são os que destroem tabus e constroem novas ordens, destroem psico-contenções e descobrem novos caminhos para o desenvolvimento social.
Lideres, não extras humanos, seres ousados que questionam,que multiplicam idéias, que lutam por um ideal, que quebram barreiras, que escutam e partilham idéias ,abertos para novas ordens.
Ousados, simplesmente.