A limitação humana não nos permite chegar à mente de Deus, que é muito elevada para que possamos entendê-la. Nossa limitação nos proibe chegar sequer perto da mente divina.
O que podemos verificar, não querendo ser empirista, é que existem no mundo bilhões de pessoas e cada uma delas apresenta ao menos uma qualidade (virtude) em si. Existem pessoas que são amorosas, pessoas belas, pessoas meigas, pessoas bondosas, pessoas pacificadoras, pessoas misericordiosas, enfim, pessoas com virtudes excelentes.
Se há bondade no ser humano, isso deve ter uma originalidade, uma fonte, um provedor de tal bondade. Caso não houvesse um provedor dessa bondade, por que haveria bondade? Só quem sabe o que de fato é bom, pode inserir esse algo bom no ser! Portanto, podemos dizer que os indícios de bondade que há no ser humano é um indício de que há um Ser Bondoso.
O Amor é algo que todo ser humano almeja, pois todos querem ser amados. Sendo o amor algo bom, então, o Ser que inseriu tal qualidade nas pessoas tem não só que conhecer o Amor, mas ser a fonte desse Amor. Podemos, assim , dizer que Deus é amor e a fonte do amor.
Aí os pessimistas dirão: "Mas, e o mal?"
Bem isso já é outra história, que falarei em outro artigo brevemente.